Futebol

13 setembro 2021, 14h56

Jorge Jesus

ANTEVISÃO

Jorge Jesus fez a antevisão do jogo com o Dínamo Kiev, referente à 1.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões, agendado para as 20h00 desta terça-feira, 14 de setembro. O técnico destacou o poderio do rival, colocando-o no mesmo patamar de Barcelona e Bayern Munique.

A valia do Dínamo de Kiev, orientado por Mircea Lucescu, um técnico que Jorge Jesus fez questão de sublinhar que "muito respeita e admira", foi enaltecida pelo treinador do Benfica, que, num olhar sobre o grupo E, coloca todas as formações no patamar das "muito fortes". São esperadas dificuldades frente a uma equipa que "tem metade dos jogadores titulares da seleção da Ucrânia", mas Jorge Jesus assegurou: "Vamos para Kiev confiantes!"

Jorge Jesus

Que jogo podemos perspetivar para Kiev, tendo em conta que se vão defrontar duas equipas que lideram os respetivos campeonatos e estão moralizadas?

É com uma satisfação muito grande que vamos abrir a fase de grupos, era aqui que queríamos estar, com os melhores. Vamos defrontar uma equipa forte, como são as quatro equipas do grupo. Olho para o Dínamo Kiev como olho para o Barcelona ou para o Bayern Munique. O Dínamo tem cinco jogadores que são titulares da seleção da Ucrânia, que ainda há poucos dias jogou com a França, campeã do mundo, e empatou 1-1. Mas isto é apenas um sinal de valorização do Dínamo, porque o Benfica tem todas as condições para disputar as vitórias com todos os adversários no grupo. É para isso que nos preparámos, para disputar esta fase de grupos sem receio de nada, mas sabendo que os nossos rivais têm os mesmos objetivos que nós e são fortes.

Tendo em conta que as outras duas equipas do grupo são Barcelona e Bayern Munique, uma eventual perda de pontos com o Dínamo Kiev coloca um travão nas expectativas do Benfica?

Se estivermos a olhar para o Dínamo Kiev como a equipa mais fraca do grupo... não é verdade, em nada! Tem o treinador no ativo mais titulado do mundo, tenho respeito e uma admiração muito grande por ele! Esta equipa teve cinco titulares na  seleção da Ucrânia no último Europeu. O Dínamo Kiev é tão forte como o Barcelona e como o Bayern. Se me perguntarem se penso ganhar ao Barcelona e ao Bayern, penso!; se penso ganhar ao Dínamo Kiev, penso!

Jorge Jesus

Lucescu é um treinador que raramente muda o seu sistema. Acredita que essa rigidez tática do Dínamo Kiev poderá ser aproveitada por si para conseguir um bom resultado na Ucrânia?

A grande maioria dos treinadores tem a mesma ideia que o senhor Lucescu, acreditam num sistema e trabalham-no a 100 por cento. Acabei de dizer que é o treinador no ativo mais titulado no mundo, portanto tem razão na ideia de jogo dele. Sabemos qual é, isso garante-me que dificilmente ele poderá mudar de sistema, mas não mais do que isso. Vamos jogar contra uma boa equipa, como é o Benfica, o Barcelona e o Bayern Munique. Não quero diferenciar, porque eu não sinto que o Dínamo tenha uma diferença muito grande do Barcelona ou do Bayern Munique. Eu não sinto isso. E começando logo pelo treinador...

Quais são os pontos fortes desta equipa do Dínamo Kiev?

É uma equipa forte na bola parada ofensiva e no ataque posicional, com um posicionamento tático e uma ideia de jogo de que gosto, porque eu também penso como o treinador do Dínamo. Temos de tentar parar os dois/três jogadores que penso que são mais importantes na organização do jogo do Dínamo. Vamos trabalhar em cima disso para tentar anular o ataque posicional desta equipa, que é o seu momento mais forte.

Jorge Jesus

Tem conseguido fazer a gestão que quer nesta altura da temporada?

Nunca conseguimos fazer a gestão perfeita, nunca conseguimos colocar a nossa equipa no limite máximo, mas pensamos que sim. Vou partir para o jogo sentindo que estamos superfortes, moralizados, que conhecemos bem o adversário e que temos capacidade para ganhar. Com os jogos das seleções tive de saber gerir, saímos bem no jogo do campeonato [frente ao Santa Clara]. Pensamos que gerimos bem a equipa do ponto de vista físico e psicológico, com a ajuda do departamento médico, que é muito importante. Vamos para Kiev confiantes.

Texto: João Sanches e Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 13 de setembro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futsal Feminino

Futsal feminino: a Supertaça é nossa!

Comandada pelo treinador Pedro Henriques, a equipa feminina de futsal do Benfica conquistou a 6.ª Supertaça do palmarés neste domingo, 19 de setembro, após bater o Nun'Álvares por 1-0, no Pavilhão Desportivo Cidade de Viseu. A capitã Inês Fernandes protagonizou o golo que levou as encarnadas ao primeiro troféu da época desportiva 2021/22 e Ana Catarina, guarda-redes das águias, fez uma exibição estrondosa na baliza.

Futebol

Grimaldo já tem troféu do Golo do Mês

O lateral-esquerdo Grimaldo recebeu neste dia 17 de setembro o prémio pelo Golo do Mês apontado ao Gil Vicente em agosto na 3.ª jornada da Liga Bwin, uma distinção atribuída pela Liga Portugal após votação dos adeptos. Mas o defesa das águias quer mais prémios e golos para a equipa. "Mais que o golo, foi importante a vitória do Benfica. É sempre bom receber um prémio da Liga, espero que não seja o único esta época. Foi um golo bonito, esperamos conseguir mais, pois são golos para o Benfica", atirou em declarações à Liga.

Futebol

Sub-23 aprenderam a competir na cozinha!

Educar os jovens atletas do Benfica é uma das missões do Clube em termos formativos. Os Sub-23 viveram mais uma experiência nesse processo, tendo participado num workshop de culinária, realizado no Benfica Campus. Aprender que alimentos e que pratos podem contribuir para melhorar o rendimento, mantendo sempre o cariz lúdico e competitivo, foi um dos objetivos... Uma iniciativa aprovada por todos, como nos mostra esta reportagem da BTV.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar