Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica recebeu e venceu o Boavista, por 3-1, em partida da 6.ª jornada da Liga Bwin. Jorge Jesus traçara a meta, ganhar, jogar bem e manter a liderança... assim foi.
20 setembro 2021, 22h01
Festejos do Benfica perante o Boavista
Regresso às contas do Campeonato Nacional, regresso ao Estádio da Luz, após deslocação à Ucrânia para a Champions, com o líder Benfica a frisar a meta à partida para a 6.ª jornada, e a confirmá-la dentro das quatro linhas: ganhar, somar pontos, jogar bem e manter a liderança!
Jorge Jesus dissera-o na antevisão, este Benfica está a crescer, confiante, e os jogadores responderam e corresponderam em campo... não obstante ainda um pequeno susto.
Com um onze composto por Odysseas, Lucas Veríssimo, Otamendi, Vertonghen, Diogo Gonçalves, Weigl, João Mário, Grimaldo, Rafa, Darwin e Yaremchuk, cedo se percebeu o mote e a toada do desafio.
Face a um Boavista bem estruturado, com uma linha defensiva coesa e muito junta, o Benfica entrou forte, instalou-se no meio-campo dos axadrezados logo a partir do apito inicial de Hugo Miguel e iniciou aqui um autêntico jogo de paciência.
A equipa de João Pedro Sousa apostava num bloco baixo, com as águias, através da profundidade, dos passes de rutura, a explorar as entrelinhas face à rapidez dos seus homens.
Domínio total e, aos 8', primeira grande oportunidade para desfeitear as redes à guarda de Bracali. Passe longo, na profundidade, de Lucas Veríssimo, a encontrar Yaremchuk, com o internacional ucraniano a cruzar para a entrada de Darwin. O uruguaio correspondeu vindo de trás, mas o remate, de primeira, saiu um pouco ao lado. Estava dado o mote!
Minuto 14 e golo do Benfica! Cruzamento milimétrico, com conta, peso e medida de Diogo Gonçalves na direita, com Darwin, bem no coração da área, a subir mais alto e a cabecear para o 1-0. Foi o terceiro golo do avançado de 22 anos na presente edição da Liga Bwin, o melhor marcador encarnado na prova.
Em vantagem, o Benfica carregava, "chamava o adversário" a subir, perante um Boavista expectante e à espreita do erro sem se aventurar muito. Em cima da meia hora, resposta dos homens do Bessa, com Gustavo Sauer, num remate poderoso, a tirar as medidas à baliza de Odysseas...
Ora, tirou as medidas com régua e esquadro, bem tiradas, e fez estragos! No lance seguinte (32'), "balde de água fria" na Luz! Perda de bola da defensiva encarnada, e Gustavo Sauer, de primeira, descaído para a direita, a disparar sem qualquer hipótese de defesa e a empatar a contenda (1-1).
Injusto, muito injusto, com os adeptos nas bancadas a sentirem-no também e a galvanizarem a equipa... e a equipa respondeu! Dois minutos volvidos e nova vantagem.
Cruzamento largo de João Mário, a virar o flanco, Otamendi, mandão, ganhou nas alturas e ofereceu o 2-1 a Weigl, que, oportuno qual "matador", cabeceou para o fundo das redes. Benfica novamente em vantagem, vingava a justiça na Catedral!
O apito para o intervalo chegou com as águias na frente pela margem mínima (2-1), com uma posse de bola de 69 por cento, face aos 31 do adversário.
No regresso, uma alteração nas águias, com Diogo Gonçalves a dar lugar a Valentino... e um Boavista mais rematador e ambicioso. Minutos iniciais e dois remates, os mesmos que no total dos primeiros 45 minutos. Primeiro Pedro Malheiro, depois Ntep, com Odysseas a dizer "presente".
Na resposta, livre muito perigoso para as águias, a castigar falta sobre Rafa. Grimaldo na conversão, e foi por muito pouco que Darwin não assinou o bis.
Jogo mais partido, mais veloz, logo, com mais oportunidades. Aos 53', Yaremchuk disparou para defesa de Bracali; aos 55', Lucas Veríssimo a cabecear por cima do ferro... e cheirava a golo!
Minuto 51 e o 3-1. Mais um lançamento longo de Lucas Veríssimo nas costas da defensiva axadrezada, Rafa, com uma receção orientada disparou pela ala e ofereceu o golo a Darwin, que, oportuno, vindo de trás, bisou e rematou para o seu 4.º golo na competição.
Aos 66', saída de Yaremchuk para dar lugar a Everton, e um Boavista bem diferente da primeira metade, agora a pressionar alto e a subir as linhas. Jogo mais intenso, a ficar mais "durinho" e esteve à vista mais um golo (72'), com Darwin muito perto do hat-trick, não fosse o experiente Bracali a adivinhar o lance e a dizer "não"... fazendo o mesmo a Everton (79'), limpando um cabeceamento forte após cruzamento bem medido de Valentino Lázaro.
Com dez minutos para se jogar, tempo para a saída de Darwin e para a entrada de Rodrigo Pinho, com Jorge Jesus a refrescar a ofensiva. Muito perto dos 90', Pizzi e Morato foram a jogo, para as saídas de Rafa e Lucas Veríssimo.
Cinco minutos de compensação, apito final, triunfo para o Benfica, justo, mais três pontos somados, com as águias (melhor ataque da competição e uma das melhores defesas) a manterem a liderança, contando com seis vitórias nas seis partidas disputadas até então: 18 pontos.
Exibição coesa, de personalidade, missão cumprida... e há 39 anos que o Benfica não vencia as primeiras seis jornadas do Campeonato.
Na próxima ronda, a 7.ª da Liga Bwin, viagem até à Cidade-Berço! Benfica e Vitória de Guimarães têm encontro marcado para as 18h00 de sábado, dia 25 de setembro, no Estádio D. Afonso Henriques.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024