Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol Feminino
Equipa de basquetebol feminino disputa a Supertaça frente ao Vitória de Guimarães, às 11h30 de sábado, no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia.
23 setembro 2021, 10h44
Treinador Eugénio Rodrigues
"Estamos muito no início da época. Temos três semanas de preparação, vamos chegar ao jogo com quatro, e nesta altura há muitas jogadoras a transitar do ano passado para este ano, na mesma equipa, mas há um lote que tem peso na equipa e vem alterar mecanismos e hábitos, que temos de retomar. Nesta fase tão inicial da preparação a questão emocional é muito importante. Temos de ter a capacidade de, por um lado, e apesar do pouco tempo de trabalho em grupo, manter a concentração e a consistência e, por outro lado, o equilíbrio emocional", vincou Eugénio Rodrigues.
"Os erros vão acontecer e há que saber gerir isso. Numa final não há favoritos, porque é um jogo de 'matar ou morrer'. Nessa medida, vão ser os detalhes a pesar na decisão final, embora tenha uma grande convicção de que o Benfica sairá vencedor", acrescentou.
O Vitória de Guimarães, adversário do Benfica na final da Supertaça, renovou-se: apostou no reforço do plantel e até tem novo treinador. Leitura difícil do que poderá trazer na partida, mas o comandante das encarnadas garante estar a "preparar todos os cenários possíveis".
"É um Guimarães diferente, desde logo, porque tem um treinador diferente e algumas jogadoras diferentes, nomeadamente o seu conjunto de estrangeiras, completamente distinto do que tinham no ano passado. É um jogo aberto, porque não sabemos que Vitória iremos encontrar. Acreditamos que será à imagem do seu treinador, semelhante à equipa onde estava. Para já, não conseguimos antecipar muito mais que isso, a não ser preparar os cenários possíveis", assentou o técnico.
Em 2020/21, a equipa feminina de basquetebol conquistou pela primeira vez o título nacional e a Taça de Portugal, numa inédita dobradinha. No embate frente ao Vitória de Guimarães, a aparição de um Benfica favorito ao triunfo é expectável, mas num "matar ou morrer", onde os detalhes são a chave do jogo, o treinador das águias prima pela prática e pelas soluções.
"Uma equipa que é Campeã e vencedora da Taça tem de se sentir, à partida, favorita. Como é evidente, temos a noção de que não jogamos sozinhos e há um conjunto de adversários que se reforçaram bastante, o Vitória é um deles. Nessa medida, não nos podemos achar especialmente favorecidos por sermos os campeões em título e os detentores da Taça. O favoritismo é algo teórico. Na prática, a equipa teve alguns retoques, renovámos o nosso lote de estrangeiras e acrescentámos jogadoras portuguesas, que vieram dar mais soluções para o plantel. Maior versatilidade e mais soluções. As ideias estão lá, a filosofia vai ser a mesma e o tipo de jogo também", assegurou.
Marta Martins, base da equipa encarnada, também projetou o duelo com o Vitória de Guimarães, a contar para a Supertaça, um jogo onde o Benfica poderá voltar a fazer história, com os Benfiquistas nas bancadas.
"O ano passado a história deu-se pelo nosso trabalho diário. O que o staff e a estrutura benfiquista nos exige é ganhar, jogamos pelo Benfica e não há outra mentalidade. Estamos focadas nos detalhes, conscientes de que o caminho é longo, mas sempre dispostas e com muita vontade e garra para continuar a fazer história, neste caso, começar a época com a vitória na Supertaça", garantiu a camisola 6.
"O Vitória mudou muito a sua equipa, inclusive o treinador, mas sabemos que tem um jogo exterior muito forte, assim como interior, e esperamos um adversário muito difícil, que está sempre pronto a disputar os pontos altos", observou a basquetebolista.
Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2024