Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Iniciativa da Fundação Benfica juntou futebolistas femininas do Clube e do Afeganistão no campo sintético do Complexo Desportivo do Estádio da Luz.
04 outubro 2021, 12h36
Jovens afegãs visitaram o Estádio da Luz
Numa iniciativa protagonizada pela Fundação Benfica, foi possível reunir jovens futebolistas do Benfica e do Afeganistão. Sempre na linha da frente no que diz respeito à assistência humanitária, a Fundação Benfica não faltou à chamada e, mais uma vez, estendeu a mão a quem mais precisa, dizendo "presente".
Antes do treino de conjunto realizado no período da tarde, as jovens afegãs tiveram a oportunidade de visitar Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Posteriormente, já no campo sintético, cada uma das atletas foi presenteada com um kit entregue pelas equipas Sub-15 e Sub-16 do Glorioso.
Um momento acompanhado de perto pelo presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, e da capitã da seleção feminina do Afeganistão, Farkhunda Muhtaj – que também recebeu uma camisola por parte de Carlos Moia.
Carlos Moia foi o primeiro a dirigir algumas palavras ao grupo de trabalho das jovens afegãs. "As pessoas em Portugal são generosas, muito acolhedoras e vocês vão sentir isso. O Benfica quer proporcionar-vos várias experiências e, por agora, esse kit que vos foi entregue, vai ajudar-vos a que continuem a fazer aquilo que realmente gostam: jogar futebol. Na terça-feira, estarão presentes no jogo da UEFA Champions League, entre a equipa feminina do Benfica e do Bayern Munique. Desejamos tudo de bom e, em Portugal, podem constatar o quão amigos somos com todos", salientou o responsável.
Farkhunda Muhtaj, por sua vez, aproveitou o momento para, mais uma vez, manifestar o seu agradecimento por esta iniciativa levada avante pelo Clube – e por todas as outras nos últimos dias. "Antes de mais, quero agradecer ao Benfica por tudo o que tem feito pela equipa nacional feminina do Afeganistão. Estamos honradas por fazer parte de um clube tão grande e com todo o apoio a ser manifestado em todos os momentos. Eles estão a dar-nos um presente incrível, que é esta oportunidade para a equipa nacional de jovens do Afeganistão jogar contra as jovens jogadoras do Benfica e, a mim, deram-me a oportunidade de treinar com a equipa principal feminina. Obrigada pelo vosso apoio, generosidade e gentileza para connosco", enalteceu a capitã da seleção feminina do Afeganistão.
O projeto que está inserido na Fundação Benfica tem como principal objetivo integrar e auxiliar os refugiados e, fruto disso, o presidente executivo salientou os motivos que levaram a Fundação Benfica a abraçar esta ação.
"Esta situação encaixa-se no nosso projeto e não podíamos deixar de estar dentro dela quando falaram connosco e nos pediram apoio. O Benfica está sempre disponível para todos, sejam eles mais ou menos carenciados. Mas, para os grandes carenciados, temos de estar presentes em todas as áreas como, por exemplo, catástrofes ou refugiados. Foi bom conseguir trazer estas jovens a partir do Canadá e dos Estados Unidos da América. O nosso papel, e o mínimo que podemos fazer, é receber bem os nossos convidados. Enquanto portugueses, sabemos receber bem as pessoas. Somos afáveis, amigos, carinhosos e humildes. Penso que, no geral, muitos dos refugiados que passam por Portugal acabam por se ir embora... Mas espero que fiquem. O Benfica está de portas abertas, disponível e pronto para ajudar verdadeiramente quem precisa", assinalou Carlos Moia.
Com várias restrições no Afeganistão, a capitã da seleção feminina de futebol foi a porta-voz do sonho destas jovens: jogar futebol.
"No Afeganistão, jogar futebol está a ir contra as normas sociais. Muitas raparigas estão à procura de uma vida positiva quando competem no desporto e, especialmente, no futebol. O futebol é a identidade delas e é isso que adoram fazer. É a sua paixão. Assim, para poderem continuar esta jornada e ter um novo capítulo na sua vida, têm aqui uma oportunidade fantástica em torno de um clube de classe mundial. O Benfica proporciona instalações de topo, tanto apoio a estas raparigas e, agora, elas estão a treinar aqui com as jovens do Benfica em instalações maravilhosas. Têm tanta sorte e agradecem ao Benfica, ao povo português por continuarem a proporcionar a estas raparigas excelentes condições de formação”, afirmou Farkhunda Muhtaj.
Fatema Urfani e Sadaf Sharifzada foram duas das jovens afegãs que falaram sobre esta experiência proporcionada pela Fundação Benfica.
"Foi uma sensação agradável. Quando soubemos que íamos ter um treino, senti-me realmente feliz. Pela primeira vez em Portugal, treinámos contra uma equipa poderosa, e foi uma oportunidade muito surpreendente", destacou Fatema Urfani.
"É realmente bom depois de seis semanas de treino e, pela primeira vez, penso que é um sítio seguro para nós. Irei lembrar-me deste dia", vincou Sadaf Sharifzada.
Antes deste momento de convívio com as atletas do Benfica, a equipa de jovens afegãs visitou o Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Encantadas e maravilhadas, as duas não esconderam a felicidade!
"Gostei! Quando estava no autocarro a caminho daqui e vi o Estádio... comecei a pensar que realmente ia ali, e foi incrível", revelou Fatema. "É um Estádio maravilhoso. É a primeira vez que aqui venho e ver tudo isto é realmente interessante", reforçou Sadaf.
02 outubro 2021
Um convívio para sentir o Benfica!
Texto: Ana Cristina Soares
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024