Futebol feminino

06 outubro 2021, 00h00

Cloé Lacasse

RESUMO DO JOGO

Com uma exibição personalizada, a equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica, no seu 100.º jogo oficial, arrancou a participação no grupo D da Liga dos Campeões com um 0-0 frente ao Bayern.

Motivadas pela estreia na Champions e pelo incessante apoio vindo das bem compostas bancadas do Benfica Campus (1072 espectadores), as águias entraram compactas e organizadas, não permitindo ao Bayern construir com espaço e, com bola, a tentar surpreender com futebol apoiado. 

Ainda assim, a primeira grande oportunidade foi para o emblema, 4.º do ranking. Aos 2', Jakobsson surgiu pela direita, ultrapassou Letícia, mas Ana Seiça cortou o remate da camisola 80. Nos minutos seguintes, equilíbrio foi o tónico, com o Benfica ter maior percentagem de posse de bola

Porém, em três minutos, aos 11' e aos 14', a avançada Schüller colocou a defesa encarnada em sentido. Primeiro, com um remate à meia-volta que Letícia agarrou sem problemas, depois com um tiro à malha lateral já na área após ultrapassar Ana Seiça. O Benfica respondeu com o primeiro remate, aos 23'. Cloé Lacasse foi lançada no corredor direito, fletiu para dentro e rematou para defesa segura de Benkarth.

Benfica-Bayern

Com o decorrer dos minutos, o Bayern tomou conta das incidências do jogo, teve mais posse e obrigou o Benfica a jogar em transição, aproveitando as linhas subidas das germânicas para atacar a profundidade. Aos 34', nova oportunidade para o emblema de Munique. Recuperação de bola no meio-campo encarnado, Asseyi assistiu Schüller, que rematou para estirada de Letícia, guarda-redes que voltou a ser uma muralha, desta vez para Dallmann, aos 37', após cruzamento no flanco esquerdo de Jakobsson. 

No final da primeira parte, aos 42', novamente Cloé Lacasse a levar perigo à baliza do Bayern, mas o remate cruzado da canadiana saiu a centímetros dos festejos. Aos 45', foi Ana Vitória a aproveitar uma falha da defesa das bávaras para atirar com perigo; aos 45'+3', Kika Nazareth trabalhou bem, rematou cruzado, mas o esférico saiu ao lado da baliza de Benkarth. Ao intervalo, o resultado mantinha-se em 0-0 no Seixal. 

Benfica-Bayern

O segundo tempo começou sem oportunidades de parte a parte. O Bayern mantinha o domínio territorial, com mais bola em seu poder, mas o Benfica seguia concentrado a defender. O único lance digno de registo aconteceu aos 57'. Cruzamento de Viggósdóttir da esquerda, a bola sofreu um desvio traiçoeiro e Letícia teve de se aplicar para desviar em cima da linha de golo. 

À medida que o jogo se ia aproximando do fim, o Bayern aumentava a pressão e o Benfica apostava em contra-ataques, com Valéria (entrada aos 59') a ser a referência na frente de ataque. Aos 85', grande oportunidade para o Bayern, com Schüller a rematar de forma acrobática à barra da baliza encarnada. Até ao apito final, o nulo (0-0) não mais se alterou. No final do desafio, a UEFA entregou o prémio de melhor em campo à lateral-esquerda do Benfica, Lúcia Alves

O Benfica começa a fase de grupos da Liga dos Campeões feminina com um ponto no grupo D. A 2.ª jornada é com o Lyon, fora de portas, a 14 de outubro. 

Benfica-Bayern

DECLARAÇÕES

André Vale (elemento da equipa técnica): "Lutámos muito para alcançar um resultado como este. A verdade é que preparámos imenso este jogo, mesmo sem muito tempo para o fazer. As jogadoras absorveram as ideias e foram incríveis. Conseguimos criar oportunidades de golo e o resultado podia ter sido diferente, mas o que quero destacar é o nosso espírito e o coração que a equipa teve. O Bayern é uma equipa muito forte, até fisicamente, mas resistimos. Foi um bom resultado, mas podíamos ter feito mais. Respeitámos o adversário, mas tentámos feri-los sempre que foi possível."

Pauleta (média do Benfica): "Foi mais uma noite histórica para nós. Ficámos com um sabor amargo, porque tivemos várias oportunidades na primeira parte. Sentimos o cansaço na segunda parte e elas tiveram oportunidades. Aguentámos muito bem, tivemos calma com bola e defendemos bem, com as nossas armas. O Benfica está a mostrar dentro e fora de campo que é um grande Clube. O ambiente que os nossos adeptos foi incrível e vai ficar marcado na nossa memória."

Letícia (guarda-redes do Benfica): "Fomos gigantes. Preparámo-nos muito para este jogo e demos o nosso melhor. Saímos com muito orgulho. Estava preparada para este jogo. É uma alegria ver os adeptos nas bancadas e a forma como nos apoiaram do início até ao fim."

Cloé Lacasse (avançada do Benfica): "É nestas competições que queremos estar, a jogar contra estas equipas, e queremos marcar posição. Hoje [terça-feira] mostrámos que estamos aqui para ganhar, não queremos estar só entre as melhores, queremos competir ao mais alto nível e ganhar jogos. Tivemos boas oportunidades, boas transições, faltou-nos finalizar, mas isso vai acontecer. Os adeptos foram a 12.ª jogadora. Contra este género de equipas, em jogos muito duros, precisamos muito do apoio das bancadas e isso aconteceu. Foram fantásticos! Espero que continuem a vir apoiar-nos e encorajar-nos, quer na Liga dos Campeões, quer na Liga BPI."

Lúcia Alves (lateral do Benfica): "Individualmente não importa, o que importa é o coletivo e mostrámos que somos uma equipa que estar entre as melhores da Europa. Fizemos uma boa exibição, mas queríamos a vitória. Sempre que entramos em campo é para ganhar. Estamos felizes porque o Bayern não é uma equipa qualquer, mas o objetivo era ganhar. Fizemos muito, mas faltou-nos eficácia. É sempre lindo jogar em casa, principalmente com as bancadas assim, com os adeptos a gritarem por nós, e queremos muito que seja sempre assim, casa cheia. Vamos sempre honrar esta camisola."

Benfica-Bayern

Benfica-Bayern
0-0
Campo n.º 1 do Benfica Campus
Onze do Benfica
Letícia, Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves, Pauleta, Andreia Faria (Christy Ucheibe, 84'), Ana Vitória (Beatriz Cameirão, 65'), Cloé Lacasse, Kika Nazareth (Marta Cintra, 84') e Nycole (Valéria, 59')
Suplentes
Carolina Vilão, Sílvia Rebelo, Matilde Fidalgo, Valéria (59'), Marta Cintra (84'), Maria Negrão, Carolina Correia, Christy Ucheibe (84'), Daniela Santos, Madalina Tatar, Lara Pintassilgo e Beatriz Cameirão (65')
Ao intervalo 0-0

Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 6 de outubro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar