Basquetebol

11 outubro 2021, 17h52

Basquetebol

Norberto Alves

É já nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, às 21h30, que a equipa de basquetebol do Benfica recebe o Parma Parimatch no Pavilhão Fidelidade. O treinador Norberto Alves e o base Diogo Gameiro fizeram a antevisão ao desafio da 2.ª jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup.

"O Parma é, de longe, a melhor equipa deste grupo e possivelmente o candidato a ganhar a FIBA Europe Cup. Foi surpreendente como não estiveram na Champions da FIBA. É uma equipa muito alta, com um grande nível, que vai exigir da nossa parte muita capacidade de jogar fisicamente", começou por analisar Norberto Alves, aos microfones da BTV.

Na ótica do treinador, o jogo com o Parma-Parimatch exigirá um "grande sacrifício" por parte dos encarnados face à ausência de Dennis Clifford e a incógnita presença de Arnette Hallman, que apresenta problemas físicos.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

"Temos de tentar, por muito que seja uma equipa que temos de controlar a passe de bola, chegar a jogar e ter lançamentos nos primeiros segundos do ataque. Claramente é uma equipa muito forte e queremos estar melhor do que com o Den Bosch, que era a mais acessível do grupo", assentou.

As águias iniciaram o percurso na fase de grupos da edição 2021/22 da FIBA Europe Cup com a receção ao Heroes Den Bosch, na noite de 12 de outubro. Numa partida equilibrada onde o Benfica esteve na frente do marcador grande parte do confronto, saiu vitoriosa a formação neerlandesa, que conseguiu regressar ao comando nos minutos finais.

"Quando temos um lançamento aberto temos de lançar e um passo a mais poderá ser uma má decisão. Contra esta equipa russa, sempre que tivermos um lançamento aberto, temos de lançar, porque não vão haver muitos lançamentos desses. Prefiro uma equipa que cometa erros por ser coletiva, a uma equipa carregada de individualismo. Isso não é o nosso ADN", garantiu o técnico.

A dar voz aos encarnados esteve o base Diogo Gameiro, que, tal como o treinador Norberto Alves, destacou a união e espírito coletivo da equipa, em evidência no jogo frente à Oliveirense.

"O jogo da semana passada para a competição europeia foi condicionado pelas assistências. Temos marcado os nossos jogos por sermos uma equipa com muitas assistências, e o adversário causou-nos problemas a esse nível. Com a Oliveirense já voltámos a esse registo normal. Apesar de sabermos das qualidades do Parma, que vem de um bom Campeonato, estamos a preparar-nos da melhor maneira e como o professor Norberto nos passa a mensagem: 'entramos sempre para ganhar'. Este vai ser mais um jogo para ganhar e para conseguirmos a primeira vitória na fase de grupos", assegurou o basquetebolista.

O atleta apontou a lesão de Dennis Clifford como "uma contrariedade" para equipa: "Tivemos de nos adaptar com os restantes jogadores interiores que temos e estamos a fazer o nosso melhor para colmatar a ausência dele".

Diogo Gameiro deixou ainda um apelo para que os Benfiquistas passassem pelo Pavilhão Fidelidade no final da partida entre o Benfica e o Bayern Munique...

"Para nós é fundamental podermos contar com os nossos adeptos. É um grande jogo, de certeza que vai estar muita gente no Estádio, seria uma grande ajuda se, no final, aparecessem", incitou. 

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025

Patrocinadores Basquetebol