Futsal

12 outubro 2021, 16h51

Fernando Tavares e Nuno Azevedo Cardoso

O Sport Lisboa e Benfica foi escolhido pelo grupo PROPLAYER para o desenvolvimento de um conjunto de programas formativos na área do futsal, intitulado "Benfica Futsal Program", a iniciar no presente ano de 2021.

Seis programas serão lançados, começando, desde logo, com a formação de treinadores, centrando-se no tema "Coaching Education". Serão realizados os primeiros workshops online, as master classes, aulas interativas online ministradas por elementos da equipa sénior de futsal do Benfica, com convidados e conteúdos exclusivos, os coaching courses, com quatro níveis de cursos presenciais que podem ser entregues em Portugal ou em qualquer outro país.

Benfica Futsal Program, apresentação

Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, olha para este projeto como um "oceano de oportunidades infindável" e explicou porquê.

"É uma parceria estratégica na área do desenvolvimento do futsal e da sua internacionalização, à semelhança do que o Clube já faz no futebol de 11, abrindo academias, dando formação online e presencial. Vamos fazê-lo agora no futsal. O Benfica é uma das poucas marcas do top 8 do futsal mundial que pode e está em condições de assegurar esse desenvolvimento. Este projeto é também uma oportunidade única em países onde o futsal está menos desenvolvido, é uma oportunidade extraordinária para desenvolver a marca do Benfica em termos comerciais e de marketing. Jogadores e treinadores são grandes embaixadores deste projeto. Todos deverão contribuir com palestras", referiu Fernando Tavares, em declarações à BTV, na apresentação do projeto.

Benfica Futsal Program, apresentação

Já o CEO da PROPLAYER, Nuno Azevedo Cardoso, expôs as razões que fazem do Benfica um parceiro "fortíssimo" para o desenvolvimento deste projeto.

"O Benfica Futsal Program tem na sua génese o futsal profissional do Benfica, que quer internacionalizar-se, e nós vamos ser o parceiro, vamos começar no Reino Unido, mas iremos para outros países. É um projeto muito abrangente, ambicioso e muito grande. O que o torna muito atrativo é o Benfica, uma marca conhecida mundialmente, fortíssima, que luta para ganhar em todas as modalidades em que compete", frisou.

O Benfica disponibilizará em 2021 alguns "Tours to SL Benfica", visitas presenciais às instalações do futsal de modo a conhecer o funcionamento do mesmo, assim como a assistência a jogos, realização de torneios e outras atividades.

Benfica Futsal Program, apresentação

Entre os atletas do Clube, elementos que terão o seu papel no projeto, também eles como formadores, o Benfica Futsal Program é visto como uma "oportunidade" de mostrar o bom que se faz em Portugal numa modalidade que foi recentemente campeã mundial, com dois Benfiquistas, Afonso Jesus e André Sousa, no elenco. Este último defende que esse título é revelador da "competência dos clubes em Portugal, principalmente o Benfica".

"Portugal pode dar muita formação e competência. A formação é do melhor que se faz no mundo, este programa é de salutar, porque ajuda a tornar todos nós mais capazes", asseverou o guardião André Sousa.

Robinho, capitão da equipa de futsal do Glorioso, enalteceu a lacuna que este programa pode ajudar a colmatar em termos de formação em outros países, onde tal é "um grande problema". "O Benfica tem toda a estrutura para expandir o seu nome, para acrescentar muito ao futsal", atirou o atleta internacional.

Benfica Futsal Program, apresentação

Neste âmbito, será lançado o "College Program", que visa estabelecer parcerias com colégios do Reino Unido para desenvolver a modalidade, potenciar as opções e percursos educativos de alunos dos 16 aos 19 anos, apresentando igualmente o Benfica às comunidades locais. Abrir franchises SL Benfica Futsal Academies em alguns países com metodologia particular do Clube é outro dos pressupostos.

Pulpis, treinador da equipa principal de futsal do Benfica, vê a questão do "método" e a partilha do mesmo como um incremento para a modalidade.

"O Benfica é uma marca de top, mundialmente conhecida. Poder difundir o modelo de trabalho é muito importante", realçou Pulpis, enquanto Pedro Henriques, responsável técnico pela equipa feminina de futsal, vê o mesmo como um fator de "divulgação" e charneira para "aumentar o número de praticantes na modalidade".

Benfica Futsal Program, apresentação

Mais detalhes dos programas

  • COACHING EDUCATION
    • Online workshops – Baseados em aspetos técnicos e táticos, físicos e fisiológicos da equipa e jogadores do plantel sénior do Benfica. Serão ministrados por um especialista em futsal, com intervenção de um moderador e um convidado exclusivo, diretamente das instalações do Benfica através de plataforma eletrónica. Esta oferta educativa será vendida em packs (3 packs num total de 10 workshops) e incluirá vídeos exclusivos de jogadores e personalidades do Sport Lisboa e Benfica, convidados exclusivos, entre outros.

    • Master Classes – São oportunidades únicas de interagir com as personalidades mais exclusivas do universo benfiquista de futsal e obter conhecimentos de classe mundial diretamente dos protagonistas mais qualificados. Todo o conteúdo é baseado na equipa principal do SL Benfica (jogadores e treinadores) e apoiado pela interação de profissionais convidados (treinadores ou ex-jogadores) e outros convidados online.

    • Coaching Courses – O SL Benfica enquanto instituição aprovada e certificada, em conjunto com os seus parceiros, elaborou quatro níveis de cursos de Futsal. Cada nível será entregue presencialmente nas instalações do Benfica ou em instalações, a serem definidas, no Reino Unido ou em qualquer outro país. Este é o nível mais avançado da formação que o Benfica Futsal Program tem para oferecer e é condição para alguns outros produtos do programa.

  • TOURS DO SL BENFICA
    • O SL Benfica definiu um número selecionado de semanas onde qualquer clube, federação, colégio, entre outros, de todo o mundo podem realizar uma experiência de futsal cinco estrelas. Os grupos terão acesso exclusivo a uma gama única de atividades, visitas a instalações, torneios, passeios, entre outras.

  • COLLEGE PROGRAM
    • Visa fundamentalmente promover a prática do futsal no sistema educativo do Reino Unido. Pretende-se introduzir a modalidade nos colégios e, em simultâneo, expandir a marca SL Benfica como marca internacional que promove a atividade física, a formação desportiva e um estilo de vida saudável. Pretendemos estabelecer parcerias com colégios que potenciem as opções e percursos educativos dos alunos dos 16 aos 19 anos e aproximar o futsal às comunidades locais e à marca Sport Lisboa e Benfica.

  • FRANCHISES SL BENFICA FUTSAL ACADEMIES
    • As franquias internacionais da SL Benfica Futsal Academies são a extensão da formação do SL Benfica, especialmente dedicadas ao público jovem, masculino e feminino, entre os 6 e os 18 anos, e têm como principal objetivo proporcionar um ambiente de formação integral nos países de origem. Visam a promoção internacional do futsal do SL Benfica, implementando nesses territórios a metodologia de trabalho do Clube, bem como todos os outros produtos do Benfica Futsal Program.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de outubro de 2021

Patrocinadores Futsal


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar