Casas Benfica

29 outubro 2021, 10h57

Casa Benfica Portalegre

Casa Benfica Portalegre

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" viajou, nesta semana, até ao Alto Alentejo para mostrar a Casa Benfica Portalegre. A embaixada n.º 44 do Clube tem 912 Sócios, foi fundada em 1993 e está completamente inserida na comunidade do Concelho, nomeadamente na componente desportiva.

A Casa Benfica Portalegre dispõe, de momento, de uma academia de atletismo, com atletas que vão dos benjamins aos seniores, e uma equipa sénior de futsal, que vai participar no Campeonato Distrital. Já teve uma equipa de BTT e tem como próximo objetivo lançar uma escola de xadrez.

Casa Benfica Portalegre

José Coelho, presidente da Casa Benfica Portalegre, pertence à direção desta Embaixada desde 2010 e contou um pouco da sua história.

"Esta Casa foi inaugurada no dia 18 de setembro de 1993. Esteve encerrada uns anos e foi reativada em 2009/10, por um grupo de Sócios que decidiu que a Casa Benfica Portalegre devia reiniciar. Faço parte da Direção desde essa altura. Um dos principais orgulhos são a academia de atletismo, o futsal..., e tínhamos uma equipa de BTT, que teve de terminar. Mas há um projeto que queremos arrancar neste ano, uma escola de xadrez", revelou.

Casa Benfica Portalegre

Vanda Roque é a diretora das atividades desportivas e mostrou o orgulho que sente pelas equipas de atletismo e de futsal da Casa.

"Temos uma academia de atletismo e estamos a iniciar um projeto de futsal. Vamos ter uma equipa de seniores no Campeonato Distrital. Desde o início que toda a Direção sempre entendeu que a Casa do Benfica não podia ser apenas uma Casa do Benfica. Teríamos de estar também integrados na comunidade, e os caminhos mais viáveis são pela cultura ou pelo desporto", referiu.

"No atletismo temos atletas que vão dos 4/5 anos até aos seniores e temos cerca de 25/30 atletas; no futsal somos 21 pessoas, entre atletas e equipas técnicas", completou Vanda Roque.

Casa Benfica Portalegre

O vice-presidente para o atletismo chama-se Mário Cardoso, que também fez questão de levantar um pouco do véu sobre a academia desta modalidade da Casa Benfica Portalegre.

"A nossa secção vai para a quarta época. A Casa está inserida no bairro mais populoso da cidade e existia uma lacuna que era a de não haver um clube que ajudasse a população jovem do bairro. Assim, começámos com o atletismo. O objetivo é cativar os jovens para a prática de desporto, mas também para a competição, e temos atletas com provas dadas. Temos todas as disciplinas do atletismo: corta-mato, estrada e pista", sublinhou.

Casa Benfica Portalegre

Diogo Aragonez, seccionista de futsal da Casa Benfica Portalegre, explicou por que razão se avançou com o projeto da equipa de futsal.

"Em Portalegre já existiram alguns clubes de futsal, mas, infelizmente, já há alguns anos que estão inativos. Como Portalegre é uma capital de distrito e não havia nenhum clube, este foi o principal motivo que nos levou a avançar para este projeto. A Casa Benfica Portalegre tem aqui um papel fundamental. A cada época queremos criar escalões de formação para podermos criar um clube de futsal bem estruturado", revelou.

"Neste momento só temos o escalão sénior, e temos 21 pessoas envolvidas. Já estamos no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Portalegre", adiantou, ainda, Diogo Aragonez.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas