Futebol

03 novembro 2021, 00h05

Darwin

Darwin marcou o segundo golo do Benfica

RESUMO DO JOGO

O Benfica marcou passo perante a força competitiva do Bayern Munique na 4.ª jornada do grupo E da Liga dos Campeões, num encontro onde os cinco golos alemães tiveram como resposta os tiros certeiros de Morato e Darwin. As águias estão na luta pela passagem aos oitavos de final da competição, deslocando-se na próxima jornada ao terreno do Barcelona.

Jorge Jesus surpreendeu certamente muitos observadores com o onze escalado para o encontro que, como sublinhou, "não decidia o apuramento do Benfica" para a próxima fase da Liga dos Campeões, resguardando três unidades em risco de suspensão para o confronto em Barcelona, na 5.ª jornada do grupo E.

Everton

Relegando Otamendi, Weigl e Rafa para o banco dos suplentes, o técnico dos encarnados promoveu a entrada de Morato para o trio de centrais formado com Lucas Veríssimo e Vertonghen, à frente do guardião Odysseas; no meio-campo colocou Meïte no posto de Weigl, junto de João Mário, Gilberto e Grimaldo nas laterais; e na frente, próximo da referência, Yaremchuk, alinharam Pizzi pela direita e Everton no lado oposto.

Foi precisamente o internacional brasileiro o primeiro protagonista de uma entrada personalizada do Benfica, na procura das redes defendidas por Manuel Neuer. Ainda decorria o minuto inicial quando Everton ganhou o corredor, cruzou para o segundo poste e Pizzi fez dois remates, o primeiro dos quais, intercetado por Davies, levava selo de golo.

Pizzi

Filme do jogo

Ver mais ›

Morato e Lucas Veríssimo, no minuto seguinte, após livre cobrado da direita por Grimaldo, por centímetros não conseguiram, na pequena área, encostar a bola para o fundo das redes bávaras.

Tentando pressionar a defesa dos da casa, o Benfica sentiu o primeiro momento de perigo aos 6', quando Coman furou pela direita e assistiu Gnabry, mas Odysseas defendeu, afastando também a hipótese de recarga de Lewandowski com o punho direito. Goretzka, aos 11', também rematou com perigo, ao lado.

Lucas Veríssimo

Aos 15' o Benfica marcou! Canto da esquerda de Everton, Meïte desviou a bola ao primeiro poste, para Pizzi, no lado oposto, assistir Lucas Veríssimo para o golo. Mas o árbitro Szymon Marciniak, com recurso ao VAR, anulou o lance por posição irregular de Pizzi. No minuto seguinte, Everton atirou muito por cima da baliza de Neuer.

A partir de então o Bayern Munique, carregando muito do seu jogo pelo lado direito, na velocidade de Coman, criou cada vez mais perigo para o último reduto das águias. Davies, aos 19', obrigou Odysseas a excelente defesa e, aos 26', Lewandowski abriu o marcador (1-0), cabeceando ao segundo poste a cruzamento de Coman.

O 2-0 surgiu logo a seguir, aos 32', com um toque de calcanhar de Gnabry a passe de Lewandowski. O resultado avolumava-se rapidamente, e Odysseas, aos 36', negou o terceiro. 

Morato

Mas o Benfica deu um sinal de resiliência perante a natural superioridade bávara. Morato, de cabeça, a cruzamento de Grimaldo após livre estudado, bateu Neuer, reduzindo o marcador para 2-1, naquele que foi o primeiro golo sofrido pelos alemães na presente edição da Liga dos Campeões.

Antes do intervalo, aos 45', o árbitro polaco, novamente após consulta do VAR, assinalou grande penalidade num lance em que Lucas Veríssimo viu a bola embater-lhe no braço esquerdo. Lewandowski, na cobrança, atirou para defesa de Odysseas, que não se deixou enganar pela simulação do avançado polaco.

Bayern-Benfica

O início do segundo tempo trouxe o mesmo domínio dos da casa, que, aos 49', ampliaram para 3-1 a vantagem, graças a uma excelente finalização de primeira de Sané a passe de Davies.

Sané, de novo, aos 52', e Lewandowski, aos 55', ameaçaram o quarto golo, que surgiu aos 61', com Lewandowski a aparecer frente a Odysseas, picando-lhe a bola com classe (4-1). Os alemães viram o guardião dos encarnados negar mais golos aos 63' e 64'.

Bayern-Benfica

Jorge Jesus procurou reagir, lançando Diogo Gonçalves, Rafa e Darwin nos lugares de Pizzi, Everton e Yaremchuk. As mudanças deram fôlego aos encarnados, que acabaram mesmo por chegar ao 4-2, por Darwin. João Mário recuperou a bola na sua zona intermediária, conduziu o ataque e no momento certo colocou o avançado internacional uruguaio na cara de Neuer, batendo-o.

Paulo Bernardo, que se estreou pela equipa principal do Benfica, e Gonçalo Ramos foram a jogo aos 77', saindo João Mário e Grimaldo, levando Gilberto para o lado esquerdo da defesa.

Bayern-Benfica

Foi por esse lado que Lewandowski, aos 84', a passe longo de Neuer, se isolou e, no jogo 100 na Liga dos Campeões, fechou as contas do jogo com o seu terceiro golo da noite (5-2), o oitavo em quatro jogos na edição 2021/22 da Liga dos Campeões. Rafa ainda rematou ao lado, à entrada da área, aos 90', mas os números finais foram claros.

Com este triunfo, o Bayern Munique garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Benfica se mantém na luta pela passagem, estando a dois pontos do segundo lugar do grupo E, agora ocupado pelo Barcelona, o próximo adversário na competição.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 3 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas