Futebol feminino

18 novembro 2021, 00h01

Festa pelo golo da vitória

RESUMO DO JOGO

Histórico! Justo! Revelador! O Sport Lisboa e Benfica venceu nesta quarta-feira, 17 de novembro, em Gotemburgo, as suecas do BK Häcken, em jogo referente à 4.ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões Feminina, alcançando o primeiro triunfo de sempre de uma equipa portuguesa na fase de grupos da competição. Cloé Lacasse e Catarina Amado foram as autoras dos golos inéditos, colocando as Inspiradoras na luta pela passagem à próxima fase.

Sem receios e de olhos postos na baliza contrária, a equipa do Benfica foi para cima da defensiva sueca desde o primeiro minuto do encontro. Aliás, aos 2', Francisca Nazareth com um remate fora da área, forte e colocado, obrigou a guardiã Falk a uma excelente intervenção para canto. E daí surgiu o golo de Cloé Lacasse.

BK Häcken-Benfica

Uma série de ações de interceção da bola, alguma confusão na área do BK Häcken, e Cloé Lacasse, oportuna, atirou a contar para o 0-1 (3'), sem dar nenhuma hipótese à guarda-redes sueca. A formação da casa reagiu de imediato, subiu linhas e aproximou-se da baliza de Letícia Silva aos 7' e 14', levando perigo para as redes à guarda da internacional brasileira. Neste segundo lance, o cabeceamento de Karlenäs, após cruzamento de Rubensson, levou a bola a passar junto ao poste esquerdo de Letícia Silva.

À passagem dos 25 minutos o Benfica conseguiu voltar a ter mais bola, gerindo melhor o encontro, ficando menos exposto à pressão das da casa. Novamente Karlenäs, aos 33', tentou o golo de longe, mas sem sucesso. Christy Ucheibe, aos 34', e Pauleta, aos 36', tentaram igualmente ampliar a vantagem, tal como Ana Vitória, aos 41'.

BK Häcken-Benfica

A vencer no arranque da segunda parte, o Benfica viu a primeira ameaça sueca na etapa complementar a surgir aos 46' por Kaneryd, cujo remate cruzado foi sacudido com uma palmada por Letícia Silva. Daí em diante, até aos 70 minutos, foram as encarnadas aquelas que mais perto estiveram do golo, perdendo algumas excelentes oportunidades para ampliar a vantagem.

BK Häcken-Benfica

Pauleta, aos 51', de cabeça, correspondeu ao livre da direita de Francisca Nazareth, mas Jennifer Falk voltou a efetuar uma excelente defesa, evitando o golo com uma palmada de mão direita. A camisola 13 do emblema sueco falhou a abordagem aos 53' e Cloé Lacasse atirou, também de cabeça, ao lado da baliza.

Catarina Amado, aos 62', rematou forte e rasteiro à figura da guarda-redes, antes de Zomers, aos 70', com um tiro de primeira, levar o perigo para a baliza das águias. Sem criar grandes sobressaltos, o BK Häcken conseguiu obrigar o Benfica a baixar linhas, a procurar gerir a bola no seu último reduto e, num erro de Christy Ucheibe, a juíza Jana Adamkova assinalou grande penalidade por mão da nigeriana na bola, no interior da área. Aos 74', Elin Rubensson igualou o score (1-1), voltando a marcar ao Benfica, após ter sido ela a decidir o encontro da 3.ª jornada no Benfica Campus, também de grande penalidade.

Letícia

O Benfica assumiu-se então, revelando o caráter coletivo da equipa, aproximando-se da baliza contrária fruto de maior agressividade sobre a bola. Ana Vitória, aos 76', cabeceou por cima, Catarina Amado, aos 79', caiu na área, reclamando-se grande penalidade e, no mesmo minuto, Cloé Lacasse finalizou ao lado. A insistência das águias só não foi traída pelo mau passe de Catarina Amado, porque Letícia Silva defendeu um remate de Larsen, quando esta surgiu isolada sobre a esquerda da área.

BK Häcken-Benfica

Mas no segundo de três minutos de descontos dados pela juíza da República Checa, aos 90'+2', um livre cobrado sobre a direita pela aniversariante Francisca Nazareth, que fez 19 anos, foi aproveitado da melhor forma por Catarina Amado, que desviou a bola de perna direita e bateu Falk, levando à loucura as Inspiradoras e os incansáveis Benfiquistas presentes nas bancadas.

Afinal de contas, o Benfica estava a poucos segundos de festejar a primeira vitória de sempre na fase de grupos da Liga dos Campeões. Tal concretizou-se, tornando-se num feito histórico para o futebol feminino português, que permitiu às águias ultrapassar o BK Häcken na classificação, ficando com quatro pontos e com a possibilidade de apuramento ainda de pé, isto quanto faltam disputar os encontros frente ao Lyon e Bayern Munique.

BK Häcken-Benfica

DECLARAÇÕES

André Vale

André Vale (elemento da equipa técnica do Benfica): "Foi um jogo que trazíamos muito bem estudado, com uma boa estratégia que conseguimos cumprir. Entrámos muito fortes, com uma pressão muito alta e com bons ajustes à criação do BK Häcken. Conseguimos tirar partido disso. Tivemos a confiança de marcar no início do jogo, ajustámos a pressão alta, criámos mais algumas situações perigosas. Na segunda parte as jogadoras ressentiram-se da pressão que fizeram, tivemos de baixar um pouco as linhas e em transição conseguimos criar muito perigo. Fomos felizes no final do jogo, com mais um golo de bola parada que nos deu a primeira vitória na Liga dos Campeões. Tivemos uma grande ajuda dos cerca de 50 a 100 adeptos que estiveram no estádio. Jogamos sempre em casa onde quer que vamos, foram incríveis no apoio, um muito obrigado para eles."

BK Häcken-Benfica

Catarina Amado (MVP do encontro para a UEFA): "Temos muita coisa para trabalhar ainda, foi um jogo positivo, vencemos e conquistámos os três pontos, era o nosso objetivo. Temos de olhar para os pormenores para os corrigir e sermos cada vez mais competentes. A justiça veio ao cair do pano, trabalhamos diariamente para alcançar os objetivos e tivemos grande atitude. Tivemos muitos adeptos a apoiar e sentimos também o apoio dos restantes que ficaram no nosso País, é por eles que jogamos e não nos esquecemos deles."

BK Häcken-Benfica

Cloé Lacasse (avançada do Benfica): "Foi fantástico para a nossa equipa, para o Benfica e para Portugal. Os dois primeiros golos na fase de grupos da Liga dos Campeões e a primeira vitória. Os adeptos do Benfica foram fantásticos, ouviram-se durante todo o jogo e ajudaram-nos muito. É a primeira vez que estamos a este nível e vimos a coragem e a confiança da equipa para continuar a crescer. Agora queremos continuar a ganhar."

Christy Ucheibe

Christy Ucheibe (média do Benfica): "Sinto-me fantástica e orgulhosa por este jogo. Mostrámos que somos melhores. Foi um jogo difícil, mas tivemos várias oportunidades. A nossa equipa esteve bem, jogámos como equipa e os adeptos vieram mostrar o seu apoio."

BK Häcken-Benfica

BK Häcken-Benfica
1-2
Hisingen Arena (Gotemburgo)
Onze do Benfica
 Letícia Silva, Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves, Pauleta, Christy Ucheibe (Andreia Faria, 80'), Ana Vitória, Francisca Nazareth, Cloé Lacasse e Valéria Cantuário (Beatriz Cameirão, 59') 
Suplentes
 Carolina Vilão, Matilde Fidalgo, Andreia Faria (80'), Marta Cintra, Maria Negrão, Carolina Correia, Daniela Santos, Beatriz Cameirão (59') e Lara Pintassilgo
Ao intervalo 0-1
Golos do Benfica
 Cloé Lacasse (3') e Catarina Amado (90'+2')

JOGO COMPLETO

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: UEFA e BK Häcken
Última atualização: 17 de novembro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Futebol

Presidente Rui Costa: conferência de Imprensa

Na Sala de Imprensa do Estádio Nacional, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, falou detalhadamente sobre os contornos singulares do desafio B SAD-Benfica, da 12.ª jornada da Liga Bwin, um jogo que o árbitro Manuel Mota deu por terminado ao minuto 48, porque a equipa da casa não tinha um mínimo de sete jogadores em campo.

Futebol

Juvenis B visitaram Casa São Francisco de Assis

A equipa de Juvenis B do Benfica visitou na manhã deste sábado, 27 de novembro, a Casa São Francisco de Assis (Casa do Gaiato), onde fez uma doação de vestuário e de uma bola autografada por todos os elementos. A iniciativa está inserida no projeto "Ligação à Comunidade", sendo que atletas como Francisco Neto e Diogo Rocha, acompanhados por Rita Ferreira, do Departamento de Formação Pessoal e Social, e o psicólogo Ricardo Esteves, tiveram oportunidade de conviver e trocar experiências com utentes da instituição.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar