Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na Luz, a águia foi superior e ultrapassou o Dínamo Kiev. Sorteio da próxima fase da Liga dos Campeões é na segunda-feira, dia 13 de dezembro.
09 dezembro 2021, 00h01
Festejos do Benfica
Para a partida decisiva da liga milionária, Jorge Jesus fez três alterações no onze, face ao que tinha mostrado no dérbi, e montou a equipa num 3x5x2 ao invés do habitual 3x4x3. Saíram Valentino, Everton e Darwin, entraram Gilberto, Pizzi e Yaremchuk. Do lado contrário, e já fora das provas da UEFA, o Dínamo Kiev também mexeu algumas peças perante o onze que enfrentou o Benfica na primeira volta. Na Luz jogaram Bushchan, Tymchyk, Verbic e Garmash, enquanto na capital da Ucrânia foram a jogo Boyko, Kedziora, Carlos de Pena e Shkurin.
As mudanças nas águias surtiram efeito! Sabendo que só a vitória interessava e sem esperar do que pudesse vir de Munique, o Benfica entrou com tudo! No primeiro minuto do jogo, Yaremchuk ultrapassou Syrota com um túnel, mas permitiu a defesa a Bushchan. Na recarga, Rafa atirou por cima. Estava dado o mote…
Com as bancadas bem compostas e a apoiarem incessantemente, o Benfica jogava de forma muito pressionante, com as linhas subidas e a jogar rápido para marcar o primeiro da partida; o conjunto de Kiev tentava sacudir o sufoco através da construção ofensiva apoiada, com processos simples e transições rápidas que punham as águias em alerta.
À primeira oportunidade dos da casa, os ucranianos responderam com uma soberana chance que Tsygankov desperdiçou. Buyalskiy foi lançado em profundidade, entrou na área e em vez de rematar serviu o colega, que, com a baliza deserta, atirou por cima (8'). O jogo estava vivo e, aos 11', foi a vez de Pizzi testar a atenção de Bushchan após jogada de Rafa pela esquerda. O remate do 21, à entrada da área, foi desviado pelo guarda-redes do Dínamo Kiev.
O Inferno da Luz estava entusiasmado e explodiu aos 16'. Combinação no flanco esquerdo entre Rafa e João Mário, o 20 cruzou atrasado e Yaremchuk apareceu que nem uma flecha para fazer o 1-0. Agora só faltava o FC Bayern fazer o seu trabalho…
Porém, o 1-0 era ténue. Era fundamental mais uma bicada para que a águia voasse de forma mais tranquila rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Letal e com um killer instinct apuradíssimo, ela esperou o momento ideal para ferir, uma vez mais, o adversário. Aos 22', Gilberto fez o 2-0! O esférico chegou a João Mário, o médio não conseguiu dominar e Verbic, ao tentar o corte, colocou a bola à mercê do defesa-direito, que não se fez rogado e bateu Bushchan.
Filme do jogo
O resultado favorável dos encarnados permitiu baixar o ritmo de jogo, com os comandados por Jorge Jesus a alinharem mais numa postura de expectativa, concedendo, propositadamente, a bola ao Dínamo Kiev, que ia desenhando algumas incursões até à área benfiquista, sem perigo, mas bem trabalhadas, com boa variação do centro de jogo, com os três corredores a carburarem e com os laterais a combinarem com os extremos para criar desequilíbrios. Ainda assim, as águias tinham o controlo da partida e foram para o intervalo na frente, por 2-0. Nesta altura a qualificação para os "oitavos" da Champions já estava na mão, visto que em Munique o Bayern ia ganhando (também por 2-0) ao Barcelona.
Na segunda parte, os da Luz geriram a vantagem, não se desposicionaram taticamente para não levar para um "jogo partido" que não interessava. Todavia, não se livraram de alguns sustos... O primeiro apareceu aos 58'. Pontapé de canto para o Dínamo Kiev, confusão na área e tiro de Mykolenko, na passada, às redes laterais.
O Benfica vencia por 2-0, mas jogava com as linhas mais recuadas do que fizera no primeiro tempo. Com este cenário, perto dos 60', os técnicos – Jorge Jesus e Mircea Lucescu – começaram a mexer no tabuleiro, alterando algumas peças do xadrez. Entre as várias substituições, destaque para a entrada de Paulo Bernardo, sob uma forte ovação dos adeptos, aos 82'.
Antes, aos 65', o árbitro não assinalou grande penalidade para as águias por mão na bola de Mykolenko após cruzamento de Rafa. O braço do lateral ucraniano estava aberto face à postura do corpo, mas nem árbitro nem VAR assinalaram o castigo máximo. No tapete verde, a bola continuava a rolar, com o Dínamo Kiev a ser mais perigoso.
O lateral Tymchyk, aos 75', teve na cabeça a oportunidade para o 2-1, mas Odysseas foi gigante entre os postes e evitou. Volvidos quatro minutos, aos 79', nova intervenção do guardião do Benfica. Cruzamento-remate de Buyalskiy, a bola resvalou em Vertonghen e quase traiu Odysseas, que afastou pela linha final.
No Estádio da Luz, o jogo terminou com o Benfica a vencer o Dínamo Kiev, por 2-0; na Arena de Munique, no outro jogo que interessava aos encarnados, o FC Bayern bateu o Barcelona, por 3-0. A conjugação destes dois resultados permite ao Benfica seguir para os oitavos de final, atrás dos bávaros, com oito pontos no grupo E. O Glorioso fica a conhecer o opositor da próxima ronda na segunda-feira, dia 13 de dezembro.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024