Clube

18 janeiro 2022, 11h55

José Águas e Francisco Gento, os capitães na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1962

O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o falecimento de Francisco Gento, presidente honorário do Real Madrid e um dos melhores jogadores de sempre do emblema espanhol e do futebol mundial.

Neste momento de pesar, o Sport Lisboa e Benfica expressa as suas mais sentidas condolências ao Real Madrid e a todos os familiares, amigos e admiradores de Paco Gento, um grande nome do desporto-rei, único a vencer seis Taças dos Clubes Campeões Europeus, que partiu nesta terça-feira, 18 de janeiro, aos 88 anos.

A lenda dos merengues, para além de ser o futebolista da história com mais Taças dos Clubes Campeões Europeus, conquistou 12 ligas espanholas, duas Taças do Rei, uma Taça Intercontinental e duas Taças Latinas. Em 2016 o Real Madrid nomeou-o presidente honorário do clube.

Apesar de ser o rei da Taça dos Campeões, houve duas finais em que não levou a melhor: em 1961/62 frente ao Benfica e em 1963/64 diante do Inter de Milão. Na final de Amesterdão, perante o Glorioso, o Real Madrid até começou melhor e foi para o intervalo a vencer, por 2-3, com hat-trick de Puskás. Na segunda parte, porém, apareceu o furacão Eusébio, com um bis, e os encarnados venceram, por 5-3, golos de José Águas, Cavém, Coluna e Eusébio (2), levantando, assim, a segunda Taça dos Clubes Campeões Europeus consecutiva.

Francisco Gento e Eusébio

Anos mais tarde, em 2012, Gento recordou essa final em que foi capitão de equipa e deixou elogios ao amigo Eusébio e ao Benfica. "Era uma força da natureza", referiu, ao caracterizar o Pantera Negra. "Bem, o Benfica também era, com o Coluna, o Águas, o Cavém. Era o campeão em título, era uma equipa de sonho", completou.

Forte fisicamente e muito rápido, Paco Gento destacava-se na ala esquerda madrilena. Com 18 temporadas completas pelo Real Madrid, foi o primeiro jogador a atingir os 600 jogos pelo clube, tendo ainda apontado 182 golos. Internacional por Espanha, somou 43 internacionalizações, apontou cinco golos e jogou nos Campeonatos do Mundo de 1962 (Chile) e 1966 (Inglaterra).

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica e Real Madrid
Última atualização: 18 de janeiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar