Clube

28 outubro 2025, 14h37

José Pereira da Costa

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG)

ENTREVISTA BTV

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, falou à BTV sobre a preparação da 2.ª volta da Assembleia Geral Eleitoral, marcada para 8 de novembro.

Na entrevista, José Pereira da Costa explicita o processo eleitoral nesta nova fase, detalha como será organizada a votação e antecipa o que se poderá esperar da participação dos sócios nesta 2.ª volta decisiva, na qual acredita que o número de sócios votantes poderá chegar aos 100 mil.

AGRADECIMENTOS 

"Muito obrigado pelo convite. Eu não me sentia bem sem uma nota prévia, já que estou aqui na BTV. O trabalho que os órgãos de comunicação social do Benfica fizeram, a BTV em particular e, em geral, todos os órgãos de comunicação social no dia das eleições, foi fundamental para o sucesso das mesmas. Penso que também, em nome dos sócios do Benfica, me cumpre agradecer-vos. Esse trabalho, aliás, foi a continuação de todo o trabalho que tiveram durante o processo eleitoral. Digo-lhe a si porque é consigo que estou a falar: 'Os meus parabéns e, sobretudo, o meu muito obrigado. O nosso muito obrigado.' Este agradecimento é extensível também a todos aqueles que participaram no ato eleitoral, desde as Casas Benfica, aos trabalhadores do Benfica, àqueles que aqui prestaram serviços. Foram todos decisivos. O trabalho é de todos, o agradecimento é para todos e penso que também de todos."

2.ª VOLTA ELEITORAL

"É a primeira vez na história do Benfica, e isso surge da alteração dos Estatutos, que há uma 2.ª volta, e que há uma 2.ª volta para todos os órgãos que foram a votos, inclusive o órgão estatutário de Comissão de Remunerações. Será realizada, conforme já estava publicado no edital, no dia 8 de novembro, nas mesmas condições jurídicas em que foi disputada a 1.ª volta. Ou seja, com as mesmas secções de voto e no mesmo horário."

REGRAS DE ELEGIBILIDADE E ATUALIZAÇÃO DE QUOTAS

"Desde que tenham a quota de setembro agora atualizada, porque as Assembleias Gerais do Benfica impõem que assim seja. Ou seja, os sócios que estavam no caderno eleitoral a 25 de setembro e que não tinham as quotas atualizadas podem atualizá-las até 48 horas antes das eleições. E aqueles que só tinham atualizada até agosto, convém que atualizem com a data de setembro. Esse fator é decisivo, aliás."

NOVOS ELEITORES E ATUALIZAÇÕES NO CADERNO ELEITORAL

"Como eu tive a oportunidade de explicar no passado, e é muito importante explicá-lo agora, as vicissitudes do sócio do Benfica estão tidas em linha de conta no caderno eleitoral. Ou seja, as alterações de estado e de categoria de voto. Quem não tinha direito a voto e passa a ter, passa a poder votar. Quem alterar o número de votos passa a votar de acordo com o número de votos que tem. Portanto, aumenta o número de votantes e aumenta o número de votos. Aumenta o número de votos porque há sócios que passam de categoria de voto, de número de votos. E, portanto, isso é um facto. Vai haver informação, tal como houve nas últimas eleições, no seguimento do encerramento do horário para pagamento das quotas, vai haver essa informação aos sócios do Sport Lisboa e Benfica. Não podemos agora dizer os números exatos."

Presidente MAG Benfica

SECÇÕES DE VOTO

"As 108 secções mantêm-se. Se houver alguma adaptação que seja feita, os sócios do Sport Lisboa e Benfica serão informados. O que pode alterar é a dinâmica logística, que terá corrido menos bem nas Casas ou aqui. Isso vai ser alterado, vai ser reforçado. Penso que já terei a oportunidade de explicar. Mas estamos atentos, a trabalhar desde as 7h00 de segunda-feira, em termos logísticos, para melhorar tudo aquilo que há a melhorar. Aliás, como sabe, eu sou de uma exigência individual muito grande e, portanto, dou por encerrado o processo de sábado. Olho para aquilo que correu bem para manter. Olhamos para aquilo que correu menos bem para fazer alterações, e olhamos para coisas que não estavam estruturadas, que podem melhorar, para implementar. Isso é um facto, isso já está a ser pensado."

SECÇÕES DE VOTO NOS MESMOS LOCAIS 

"Em princípio, sim. Podemos olhar para os espaços e pensar se é melhor algum espaço dentro da mesma localidade para melhorar os acessos, para melhorar o fluxo, para melhorar a própria dinâmica de funcionamento. Mas se houver alguma coisa, é pontual. Neste momento, isso aí não está em cima da mesa. Os sócios também saberão. Podemos assegurar que as 108 secções de voto vão funcionar. Também aqui no Estádio da Luz, com as 2 secções."

MARGEM PARA MELHORAR 

"Correu muitíssimo bem [no Estádio da Luz], mas ainda vamos tentar melhorar. Vamos tentar melhorar no fluxo, na entrada, porque durante alguns momentos vimos que havia postos de identificação vazios. E, portanto, no fluxo, na entrada, na dinâmica entre as secções. E vamos tentar melhorar a fila dos prioritários. Ou seja, criar condições ainda melhores para que os prioritários possam votar com mais mobilidade, com melhor fluxo e, se calhar, com mais acompanhamento. Portanto, como sabe, eu estive na secção onde votaram os prioritários. Todos estivemos atentos à forma como correu, correu bem, mas queremos que corra ainda melhor. É esse o nosso objetivo, até porque contamos com aumento de participação."

MELHORIAS OPERACIONAIS E A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO

"É um dos temas que estão a ser analisados com muito cuidado. Podemos dar três garantias aos sócios do Sport Lisboa e Benfica: estamos a olhar para a situação dos prioritários – vai haver um fluxo melhor e melhores condições; estamos a olhar para o que é que correu menos bem na operação nas Casas que tiveram filas de espera, que tiveram mais horas – às tantas tivemos uma inversão daquilo que pensámos que seria, no Estádio havia mais gente e menos fluxo do que nas Casas; e vamos olhar para o que foi feito no Estádio de melhor e olhar para determinadas Casas e dizer 'o que é que temos de fazer ali?': aumentar o número de mesas, aumentar o posto de voto, aumentar postos de identificação, para que os sócios votem mais rapidamente. Portanto, o que nós hoje podemos assegurar é que aqueles sócios que esperaram mais para votar vão esperar muito menos. E isso é um fator decisivo para o aumento da participação que esperamos."

Presidente MAG Benfica

PARTICIPAÇÃO SUPERIOR ESPERADA

"Sim, esperamos. É uma decisão à 2.ª volta. Portanto, é uma decisão final. E, naturalmente, as decisões à 2.ª volta trarão mais sócios para a decisão final. Portanto, esta é uma análise mais subjetiva. Depois há uma análise objetiva: é que, como vemos que devemos melhorar as condições, há um recorde que já foi batido, sabemos que os do Benfica nunca dizem que não – são uma massa associativa abnegada, são o maior património do Sport Lisboa e Benfica – e, pelo menos, nós na Mesa estudámos a situação e implementámos já processos. Já falámos com o nosso parceiro para garantir que nada falhe para que, pelo menos, 100 mil sócios, portanto, a barreira mínima de 100 mil sócios, possa votar com melhor fluxo, com melhores condições do que no dia 25. Portanto, há trabalho a fazer e que está a ser feito. E bastante. Já está tudo a andar a uma velocidade… Já ultrapassámos a velocidade máxima permitida. Mas está a ser feito, sim."

A BARREIRA DOS 100 MIL SÓCIOS VOTANTES

"Bom, se nós não acreditássemos, não o dizíamos. Portanto, não. Mas nós não podemos funcionar sem metas. Quando a Mesa planeou as coisas para ser uma votação recorde, quando planeou com as 108 secções, planeamento esse que foi feito ao longo de meses, foi já a pensarmos que os sócios do Benfica responderiam afirmativamente a um processo eleitoral desta magnitude. Se responderam na 1.ª volta, nós somos obrigados a crer que a resposta, na 2.ª volta, vai ser superior. E, portanto, nós não podemos funcionar sem ter um número acima da mesa – 100 mil sócios é uma meta alcançável. Os sócios do Benfica já ficaram na história, neste processo eleitoral, podem bater o seu próprio recorde na 2.ª volta. É esse o nosso pensamento. Errado, permita-me, seria pensar o contrário. Seria não criar as condições para que isso acontecesse."

RAZÕES PARA A DEMORA

"Os resultados chegaram 32 horas depois, mas chegaram sem mácula. Primeiro, todos os delegados assinaram as atas, todos os delegados assinaram as fichas de resultados aqui da secção do Estádio. Os votos foram vistos voto a voto. Não foi por acaso que se demorou este tempo todo. Foram só montadas 2 mesas em cada secção em Lisboa, o que atrasou o processo. Essa situação foi assim também porque os delegados tinham de participar no processo de escrutínio. Tem de haver participação das candidaturas, assim como dos mandatários. Estamos a pensar, em conjunto com a entidade que nos auxiliou na organização da dinâmica, alargar as mesas de contagem em Lisboa, tendo em linha de conta que são 2 listas e que, portanto, terá de aumentar para esse efeito a participação das listas no processo de fiscalização da contagem. Portanto, se aumentarmos aí, o fluxo de escrutínio imediatamente diminui. E nas Casas também demoraram muito porque tiveram muitos sócios a votar. Vamos também olhar para cada Casa e ver que necessidades é que há para aumentar o fluxo de contagem de votos. Isso está a ser feito e está a ser preparado."

ASPETOS A REVER

"Vamos ver, em jeito de síntese, estamos a pensar na operação a dois níveis. Como melhorar a hora do voto, para que o sócio demore menos tempo a votar e que mais sócios votem. Para que mais sócios votem, tem de se votar mais em menos tempo. E estamos a olhar para o processo de escrutínio para aumentar a rapidez. Mas permita-me que lhe diga: este segundo processo, o ideal é que corra muitíssimo bem. Não é que corra muito rápido. Portanto, se a rapidez for inimiga da perfeição, não. Nós queremos é que corra bem. No primeiro, a perfeição e a rapidez têm de estar de mãos dadas. Portanto, são dois. Estamos a trabalhar em duas operações logísticas enquadradas no mesmo processo, mas de forma em que a análise tem de ser feita de modo diferente. E o Benfica está a especializar-se, aliás, em procedimentos eleitorais de alta envergadura. Portanto, os serviços do Benfica hoje – são eles os heróis silenciosos deste processo, os trabalhadores do Benfica – estão mais preparados para o 8 de novembro do que estavam naturalmente para o 25 de outubro. Se já responderam de forma excelente, ou seja, se já estiveram na excelência dia 25, imagine a qualidade que está a ser preparada pelos serviços para o dia 8."

Presidente MAG Benfica

SEM PREVISÃO PARA A REVELAÇÃO DOS RESULTADOS

"Nós estamos a criar condições para os 100 mil [sócios votantes], não quer dizer que nos fiquemos por 100 mil. Não tenho expectativa para os resultados finais. Gostava que fosse antes, gostava que não fosse tão tarde. Repare, todos nós chegámos ao Estádio por volta das 6 da manhã, e às 5/6 da tarde ainda estávamos a trabalhar no processo eleitoral. E, não satisfeitos com isso, houve quem ficasse já a preparar para segunda-feira a 2.ª volta. E, portanto, todos queremos diminuir o tempo. Eu conto que desta vez o tempo reduza eventualmente para metade, mas não vale a pena gerar expectativas sobre um facto incerto."

1,5 MILHÕES DE BOLETINS SERÃO IMPRESSOS

"Naturalmente, olhando para isto, vamos duplicar o número de boletins de voto que foram impressos. Não é o Benfica que os imprime, mas isso já está a ser feito. Vão ser impressos cerca de 1 milhão e meio de boletins de voto, se não me engano. É um número tremendo, eu sei. Mas repare, só nestas eleições foram contados 375 mil boletins de voto. Portanto, não podendo faltar boletins de voto, tem de haver a redundância em secções. Ora, a redundância é feita por distrito, e aqui em Lisboa (Estádio), pelas 2 secções. Ora, sendo feita desta forma, havendo um responsável de distribuição logística por distrito, o que nós queremos assegurar é que não haja, desta vez, espera como houve em algumas secções para que haja reforço. É que já lá esteja o reforço ab initio. O que tem uma segunda contingência: sendo contados os boletins sobrantes no fim, isso redobra o tempo, mas isso aí são contingências do processo."

OPERAÇÃO IGUAL, MAS DESEJAVELMENTE MAIS RÁPIDA

"A operação de voto é a mesma. Hoje os sócios também já a conhecem. Também atrasou um bocadinho muitos sócios pensarem que ainda vinham votar para todos os órgãos com um só boletim. E repare numa operação que também evolveu o tempo: a urna é despejada sobre a mesa. A primeira operação é de separação dos votos. Mas, dentro dessa separação de votos, tivemos de separar votos que deviam estar noutras urnas. Portanto, esta operação também demora tempo. E demorou bastante tempo, quer a contagem desses votos no fim, que é feita no fim, quer a separação desses votos. Estamos em crer que, com o conhecimento que há do processo, agora isso também ocorrerá em menor número, aumentando a rapidez do processo."

MANTÊM-SE OS HORÁRIOS DAS 8H30 ÀS 22H00

"[Os horários mantêm-se] integralmente, tentando agora que não haja nenhum atraso no início do processo de votação. E também esperemos que o tempo ajude. Houve um atraso de 2 minutos, abrimos às 8h32, eu fui pedir desculpa por esse atraso. Impressionou-me as pessoas estarem à chuva. E pedi desculpa a todos. Tentei manter-me ali na entrada, pedi desculpa porque, de facto, as portas têm de abrir às 8h30. E esperemos que o tempo ajude. Houve pessoas que levaram molhas enormes, não é? E vamos tentar evitar que isso aconteça."

Presidente MAG Benfica

MENSAGEM A TODOS

"Deixe-me só dar uma mensagem também às candidaturas. Voltar a saudá-las em democracia. A diversidade e o respeito pela diferença de opinião, a multiplicidade de candidaturas, a apresentação de ideias programáticas distintas, são sinal de vitalidade democrática. A vitalidade democrática é fundamental para que as instituições sobrevivam. Uma instituição que tem uma matriz democrática como o Sport Lisboa e Benfica desde 1904 não sobrevive se não for em democracia. É este cumprimento social que deixo às candidaturas. Enquanto presidente do órgão que presidiu às eleições do Sport Lisboa e Benfica, tenho de fazê-lo a todas as candidaturas. A todas as candidatas, que são cada vez mais, também no respeito a essa diversidade democrática, e são cada vez mais e serão no futuro garantidamente cada vez mais as candidatas e os candidatos. A todos eles, o Benfica deve esse engrandecimento da sua democracia. Depois, aos sócios do Sport Lisboa e Benfica, a quem nós tudo devemos. Nós, Sport Lisboa e Benfica, somos dos sócios e viemos dos sócios, e somos aquilo em cada momento que os sócios entenderem que devemos ser. É a eles que devemos ter batido o recorde no dia 25 de outubro, o recorde que correu mundo, e é a eles que nos entregamos para que esse recorde possa ser batido no dia 8 de novembro. É aos sócios, ao fim e ao cabo, que cabe a decisão, e são os sócios que vão eleger os novos órgãos sociais para o Sport Lisboa e Benfica que tomarão posse no dia 9 de novembro."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 28 de outubro de 2025

Relacionadas