Futebol

02 março 2022, 14h50

Luís Semedo apontou o terceiro golo do Benfica na Dinamarca, carimbando a passagem aos quartos de final da UEFA Youth League

RESUMO DO JOGO

O Benfica venceu o Midtjylland (2-3) esta tarde de quarta-feira, 2 de março, em encontro dos oitavos de final da UEFA Youth League, aguardando agora pelo desfecho do Dínamo Kiev-Sporting para saber qual será o adversário nos quartos de final da competição. 

O Benfica instalou-se no meio-campo contrário desde o primeiro minuto do encontro, dominando e gerindo a posse de bola. Aos 3', um cruzamento perigoso de Pedro Santos da direita obrigou Beetson a defesa arrojada perante a proximidade de Henrique Araújo.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

Aproveitando um erro defensivo de Fischer, aos 5', Diego Moreira arrancou isolado para a baliza dinamarquesa e abriu o marcador (0-1). Os jovens encarnados baixaram ligeiramente o ritmo do encontro e os da casa aproveitaram. Em cinco minutos fizeram três dos quatro remates efetuados na primeira parte e, mais do que isso, deram a volta ao marcador.

Se o desvio de Christensen, aos 7', no limite da pequena área foi um sério aviso, o remate, aos 10', de Simsir, após um trabalho individual de qualidade, concretizou a ameaça, igualando o desafio (1-1). Dois minutos depois, aos 12', em contra-ataque, o Midtjylland chegou à vantagem (2-1) por Christensen.

A reação do Benfica foi poderosa, mas ineficaz. Seguiram-se várias oportunidades de golo para os comandados de Luís Castro. Aos 17' Diego Moreira, primeiro, depois Martin Neto, levaram perigo para a baliza de Beeton. Aos 18', foi Pedro Santos a cabecear por cima e, aos 20', de novo Diego Moreira, com um remate rente ao poste, esteve perto do golo.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

Henrique Araújo, aos 23' e 30', teve as suas oportunidades e Cher Ndour, aos 33', obrigou o guardião dinamarquês a uma defesa apertada com o pé direito. A pressão encarnada só teve efeitos práticos no marcador aos 38'.

Livre largo batido por Martin Neto, descaído sobre a direita, para o segundo poste, onde António Silva, oportuno, encostou para o empate (2-2). Henrique Araújo, aos 40', ainda fez o 13.ª remate dos encarnados na primeira parte, mas o resultado manteve-se até ao intervalo.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

O início da segunda parte foi dividido e o Benfica criou perigo por António Silva, aos 55', numa bola aliviada pela defensiva dos da casa após livre lateral de Martim Neto. Mas o Midtjylland entrou no seu melhor período e criou vários problemas às águias com ataques rápidos. Num deles, Fraulo, aos 60', rematou com perigo para as redes de André Gomes.

O Benfica só conseguiu voltar a aproximar-se do golo aos 70' e 71', ambos os lances em que Henrique Araújo foi protagonista. Primeiro foi pouco lesto a finalizar perto da pequena área, perante a ação de um defensor contrário e, depois, foi Diomande a tirar, em cima da linha de baliza, a bola quando esta ia para dentro das redes dinamarquesas.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

O que aconteceu aos 79'. Com João Neves no meio-campo e Luís Semedo a partir da direita para o centro, surgindo como segundo homem de área, o Benfica surpreendeu o oponente. O médio cruzou largo da esquerda para o centro da área onde Luís Semedo surgiu de cabeça a desfazer a igualdade (2-3). Martim Neto, aos 89', ainda teve no pé esquerdo a possibilidade de "acabar" com o jogo, mas Beetson defendeu o remate.

Os dinamarqueses ainda pressionaram nos últimos minutos do período de descontos, sobretudo após a inexplicável exibição do cartão vermelho a João Neves aos 90'+2', mas os encarnados seguraram a justa vantagem.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

Agora, o Benfica fica a aguardar a decisão da UEFA em torno do Dínamo Kiev-Sporting para saber quem irá defrontar na condição de visitante nos quartos de final da UEFA Youth League. Em causa, recorde-se, está a possibilidade do encontro não se realizar devido à guerra em território ucraniano.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

DECLARAÇÕES

Luís Castro (treinador do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo difícil, complicado. Passámos sempre essa mensagem aos jogadores, que o sintético não podia ser desculpa, ainda que interfira no que estão habituados. O Midtjylland tem muito boa equipa. É a melhor formação da Dinamarca, tem alguns jogadores que regularmente vão à equipa principal, mas coletivamente fomos muito fortes. Entrámos muito bem no jogo, depois do golo desconcentrámo-nos na transição. Voltámos a acordar e ao registo da equipa. Na segunda parte fizemos o terceiro golo, mas tivemos mais oportunidades para marcar. A vitória é justa. O Luís Semedo jogou mais por fora para ganharmos poder na área, ele e o Henrique Araújo estiveram mais perto da baliza. O empate não servia! Importante foi a vitória."

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

Luís Semedo (avançado do Benfica): "Sinto-me feliz, pois passámos para os quartos de final. Era o objetivo do Clube e da equipa. Foi realmente difícil vencer, mas estivemos sempre unidos em campo. O treinador disse-me para tentar ajudar a equipa, consegui fazer o golo. Mas o mais importante é o trabalho da equipa."

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

Midtjylland-Benfica
2-3
Estádio Ikast
Onze do Benfica
 André Gomes, João Tomé, Tomás Araújo, António Silva, Rafael Rodrigues, Nuno Félix (Jevsenak, 46'), Martim Neto, Cher Ndour (Luís Semedo, 69'), Pedro Santos (João Neves, 69'), Diego Moreira e Henrique Araújo (João Resende, 88')
Suplentes
 Ricardo Ribeiro, Martim Ferreira, Jevsenak (46'), João Neves (69'), Ricardo Marques, João Resende (88') e Luís Semedo (69')
Ao intervalo 2-2
Golos do Benfica
Diego Moreira (5'), António Silva (38') e Luís Semedo (79') 

 

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 2 de março de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar