Basquetebol

03 abril 2022, 17h19

A equipa masculina de basquetebol do Benfica impôs-se no Pavilhão João Rocha

RESUMO DO JOGO

Benfica e Sporting disputaram este domingo, 3 de abril, a 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic de basquetebol no Pavilhão João Rocha, com as águias a vencerem de forma clara e justa por expressivos 76-90!

A equipa do Benfica entrou muito bem no jogo, assumindo a liderança do primeiro quarto aos 4-6. Daí em diante, viu-se uma equipa eficaz até aos 11-20. Porém, os homens da casa conseguiram aproximar-se do marcador com um parcial de 7-0 no último minuto e meio.

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

Com o final do primeiro quarto em 18-20 para o Benfica, o início do segundo foi complicado para as águias, subjugadas a um parcial conjunto de 12-0. Norberto Alves parou o jogo e os seus homens começaram a reagir e fizeram-no da melhor forma, também eles com um parcial importante de 0-9, que atingiu os 25-29, invertendo os cinco pontos de desvantagem, para os 25-36. Os da casa, que estiveram seis minutos sem pontuar, viram as águias construirem uma vantagem de 10 pontos ao intervalo (31-41).

Os números não enganavam e mostravam bem a superioridade do Benfica no jogo, nos lançamentos de campo (35% contra 44%), de dois pontos (43% contra 52%), de três (26% contra 30%) e no aproveitamento dos lançamentos livres (50% conta 88%). Isto sem falar nos ressaltos: 17-14 a favor do Benfica. 

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

Na segunda parte do encontro, no terceiro quarto, a equipa da casa apresentou maior eficácia junto do cesto, melhorando igualmente o seu jogo exterior e conseguiu mesmo reduzir a diferença para cinco pontos no marcador, colocando-o em 54-59.

As águias viram o oponente aproximar-se até dois pontos, 72-74, quando faltavam três minutos para o final do 4.º quarto e do jogo, porém a ponta final dos rapazes de Norberto Alves foi implacável, registando um parcial de 4-16, em que Betinho Gomes apontou dois triplos decisivos, obtendo seis dos 27 pontos que alcançou no duelo no Pavilhão João Rocha.

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

Olhando para os números não sobram dúvidas: a superioridade verificada ao intervalo manteve-se em todos os parâmetros, com particular incidência nos ressaltos, em que o Benfica dominou na luta das tabelas com 45 bolas ganhas contra 30 do rival. E não fossem os 17 turnovers contra os 14 do Sporting, provavelmente o Benfica teria conseguido cimentar uma vantagem pontual no desafio ainda mais clara.

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

Contas feitas, o Benfica venceu e reforçou a liderança na competição no arranque da 2.ª fase da Liga Betclic, mostrando fortes argumentos perante um dos seus adversários diretos na luta pela conquista da prova.  

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "A equipa esteve normalmente bem. Houve um período em que parámos de marcar pontos ainda na primeira parte, mas a equipa já sabe que quando os adversários se aproximam isso não quer dizer nada. A equipa voltou a unir-se, reagiu mentalmente e, nesta altura, além de vencer o jogo, venceu a questão da estabilidade, de não a perder. Isso é importante para o futuro."

Sporting-Benfica, 1.ª jornada da 2.ª fase da Liga Betclic

Sporting-Benfica
76-90
Pavilhão João Rocha
Cinco inicial do Benfica
Frank Gaines, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Malkram Ben Romdhane e Wendell Lewis 
Suplentes
 José Silva, José Barbosa, Diogo Gameiro, Betinho Gomes, Tomás Barroso, Arnette Hallman e Travis Munnings
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
18-20 31-41 54-59 76-90
Pontuadores do Benfica
Betinho Gomes (27), Aaron Broussard (18), Wendell Lewis (18), Ivan Almeida (10), José Barbosa (8), Frank Gaines (8) e Makram Ben Romdhane (1) 

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 3 de abril de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar