Futebol

14 junho 2022, 19h05

Darwin

Darwin

DE ÁGUIA AO PEITO

Darwin Nuñez, avançado do Sport Lisboa e Benfica, de 22 anos, transfere-se para o Liverpool. O internacional uruguaio chegou à Luz no início de 2020/21, foi o melhor marcador da última edição da Liga Bwin (26 golos) e mostrou-se à elite do futebol na Liga Europa e na Champions.

Internacional A pelo Uruguai – 11 jogos/2 golos –, o camisola 9 começou a carreira nos clubes da zona onde residia: La Luz e San Miguel de Artigas. Com 15 anos viajou para Montevideu, capital uruguaia, para representar o histórico Peñarol.

Foi de aurinegro que se estreou a jogar nos Seniores. O seu faro pelo golo, capacidade atlética, velocidade e explosão deram nas vistas e os espanhóis do Almería contrataram-no em 2019/20. Na Segunda Liga de Espanha, um contexto competitivo diferente do que encontrara na América Latina, confirmou as credenciais exibidas, com números interessantes: 32 partidas realizadas e 16 golos apontados (média de 0,5 por encontro).

Benfica-B SAD, 29.ª jornada da Liga Bwin

Darwin era muito pretendido, o Benfica não perdeu tempo e aprestou-se a contratá-lo ao emblema do sul de Espanha. A 4 de setembro de 2020 foi apresentado no Benfica Campus como novo dono da camisola 9 do Glorioso.

A estreia, essa, aconteceu poucos dias depois. A 15 de setembro, na Grécia, o Benfica enfrentou o PAOK (derrota, por 2-1) na 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O uruguaio entrou aos 65' para o lugar de Pedrinho, mas foi incapaz de mudar totalmente o rumo dos acontecimentos.

Volvidos três dias Darwin saltou para a titularidade. Ronda inaugural do Campeonato Nacional, as águias visitavam o reduto do Famalicão (vitória, por 1-5). Darwin estreava-se a jogar de início e logo com duas assistências. Saiu aos 72' e deu o seu lugar a Vinícius. Só faltava marcar…

Darwin

O primeiro golo de Darwin pelo Glorioso aconteceu em outubro, no dia 22. Fase de grupos da Liga Europa, Lech Poznan-Benfica, na Polónia. Os encarnados venceram, por 2-4, com Darwin a fazer o primeiro golo aos 42'. Tomou-lhe o gosto e na etapa complementar apontou mais dois. Resultado? Hat-trick!

Começava-se a desenhar aqui uma linda história de amor entre Darwin e o golo, na Luz. Ao todo, Darwin apontou 48 tentos em 85 jogos de águia ao peito (0,56 por desafio) e 15 assistências. O apogeu surgiu mesmo em 2021/22, época em que logrou uma média de 0,83 golos por jogo em termos oficiais (41 jogos/34 golos) e se sagrou melhor marcador da Liga Bwin, com 26 finalizações, sendo que o último destes 26 tentos, diante do Marítimo, foi mesmo o golo mais rápido que marcou no Benfica, aos 2'.

Darwin

Pelas águias jogou em seis competições, quatro internas e duas internacionais e faturou em cinco – a Supertaça é a exceção. Na Liga Portuguesa conseguiu 32 remates certeiros em 57 jogos; na Champions obteve seis golos em 11 partidas; na Liga Europa apresentou cinco tentos em sete jogos; na Taça de Portugal teve três tiros certeiros em seis encontros; e na Taça da Liga foram dois golos em três partidas.

Jogador diferenciado, o explosivo Darwin ruma agora a Inglaterra, à Premier League, para representar o Liverpool.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 13 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol