Futsal Feminino

19 junho 2022, 17h34

As Pentacampeãs Nacionais

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Final do play-off
(Jogo 4)
RESULTADO FINAL
INT:
0-1
Nun'Álvares 0
Benfica 1
Marcadora
  Dricas 10' 

Minuto dez e Dricas, de cabeça, fez o golo que deu o triunfo, por 0-1, às encarnadas frente ao Nun'Álvares, em Fafe, no jogo 4 da final do play-off da Liga Placard. 3-1 na eliminatória e o Benfica sagra-se Pentacampeão Nacional! Inédito e histórico!

Emoções ao rubro nesta tarde de domingo! Em vantagem numa eliminatória à melhor de cinco (2-1), o Benfica deslocou-se a Fafe a um triunfo apenas de se sagrar Pentacampeão Nacional em futsal feminino.

Duas vitórias na Luz, uma derrota em Fafe, todos os jogos pautados por equilíbrio, qualidade e incerteza no marcador… Ou seja, predicados mais do que expectáveis no desafio relativo ao jogo 4 desta grande final. E assim foi!

Início de partida intenso, com a equipa da casa, mais assertiva, a criar maior número de oportunidades, num jogo de mata-mata, pois para forçar a negra só havia um caminho: ganhar.

Minutos iniciais com sinal mais das de Fafe, com um livre perigoso a ser resolvido pela defesa encarnada, com Angélica Alves a dar o corpo às balas. Depois foi Pisko, com um remate cruzado, a colocar Ana Catarina em alerta.

Nun'Álvares-Benfica: final do Campeonato Nacional feminino de futsal

Do outro lado, Leninha respondeu e deu o mote, com Inês Matos, momentos depois, a oferecer a Maria Odete uma belíssima defesa.

Cheirava a golo e não tardou! Minuto dez, canto cobrado por Inês Matos na direita atacante, e Dricas, na sequência, depois da trave devolver a bola, à segunda, de cabeça, a fazer as redes abanar e a colocar as encarnadas em vantagem (0-1).

Obrigado a reagir para reentrar no jogo e na eliminatória, o Nun'Álvares acusou a pressão e a desvantagem, com o Benfica, muito inteligente, a estar muito perto de dilatar. Leninha, Inês Fernandes e Kalê tiveram oportunidades soberanas, mas a redondinha disse "não".

Carla Vanessa, aos 15', quis muito, mas uma grande defesa da guardiã das águias não o permitiu. Sara Ferreira (18') e Leninha (19') estiveram muito perto também, mas o marcador não tornou a mexer e, ao intervalo, vingava o golo da camisola n.º 9 da formação comandada por Luís Estrela. Vantagem de 0-1, justa, da equipa mais consistente!

Benfica: final do Campeonato Nacional feminino de futsal. Golo de Dricas

Entrada na segunda metade da partida com tudo do Nun'Álvares, com os minutos a correrem e a pressão a intensificar-se. No entanto, o Benfica ia resolvendo com mestria, mostrando ao que ia e a querer resolver já neste jogo 4.

Aos 24' oportunidade soberana para as águias dilatarem, contudo, alguma indecisão na hora H entre Leninha e Angélica Alves negou os intentos. Depois foi Sara Ferreira, no lance seguinte, de trivela, a ver o esférico passar a milímetros do ferro. Estava bom o jogo!

Carla Vanessa, com um remate forte às malhas laterais, mostrou que a equipa queria reagir, mas as encarnadas, a pressionarem, concentradas, determinadas e com o apoio dos muitos e ruidosos Benfiquistas presentes no Pavilhão, estavam intratáveis.

Ana Catarina brilhava nas redes da gloriosa baliza, que o diga Loira, aos 32', quando a Melhor do Mundo, corajosa e aos seus pés, lhe negou o empate certo. Delicioso! Aos 33', mais uma, com uma defesa segura após disparo de Carla Vanessa na sequência de um livre muito perigoso. Emocionante!

Seguiram-se duas perdidas incríveis, uma para cada lado. Primeiro, Carla Vanessa, sem régua nem esquadro, a falhar as medidas e a atirar por cima da trave; depois, na transição rápida, Dricas, isolada, aos 36' permitiu a defesa de Maria Odete.

Benfica: final do Campeonato Nacional feminino de futsal. Leninha

Estava vertiginoso o desafio... Com os minutos a correrem, emoções em quadra e nas bancadas, com as protagonistas a deixarem tudo e a entregarem mais ainda, disputando cada lance como se do último se tratasse. Futsal bonito, com qualidade, futsal-espetáculo!

Com perto de 4' para o final, tudo por tudo das anfitriãs, com Pedro Nobre a apostar no 5x4. E foi sofrer até ao soar da buzina, face a uma vantagem justa, mas muito curta. O Nun'Álvares lutou, lutou muito, mas não teve argumentos para travar um enorme Benfica, pleno de coração, cheio de ambição e que neste domingo, determinado, escreveu mais uma bonita página de história com a conquista do inédito Pentacampeonato.

Triunfo em Fafe, por 0-1, triunfo na eliminatória, por 3-1 em jogos... está mais rico o Museu Benfica – Cosme Damião.

Benfica: final do Campeonato Nacional feminino de futsal

Após os títulos conquistados em 2016/17, 2017/18, 2018/19 e 2020/21, a equipa feminina de futsal do Benfica conquistou o inédito Pentacampeonato Nacional no final da presente temporada – 2021/22. Os números deste ciclo são impressionantes. No total dos 137 jogos, as águias venceram 126 (92% de aproveitamento), cedendo seis empates e cinco derrotas. Com uma capacidade finalizadora de assinalar, o Benfica apontou 717 golos (5,2 por jogo) e sofreu 124 tentos (0,91).

Olhando época a época, o Penta começou a ser desenhado em 2016/17, com os seguintes números: 28 jogos, 25 vitórias, um empate e duas derrotas; as águias marcaram 147 golos e sofreram 27. Na temporada seguinte, em 2017/18, nas mesmas 28 partidas, venceram 26 e perderam duas, marcaram 133 golos e cederam 28; em 2018/19: 28 jogos, 27 triunfos e um empate, e faturaram por 141 vezes e sofreram 17 tentos. Na época 2020/21 somaram-se 21 vitórias em 21 encontros, com 147 golos marcados e 21 sofridos. Na temporada do inédito feito – 2021/22 –, o Benfica conta com 27 triunfos, quatro empates e um desaire em 32 jogos; soma 149 finalizações certeiras e cedeu 31 golos aos adversários.

Do plantel liderado por Luís Estrela há cinco jogadoras que são 100 por cento Pentacampeãs: Ana Catarina, Inês Fernandes, Maria Pereira, Raquel Santos e Sara Ferreira estiveram nos cinco Campeonatos ganhos consecutivamente pelo Glorioso!

DECLARAÇÕES

Futsal

Luís Estrela (treinador do Benfica): "Orgulho enorme nelas, foi uma época difícil, lutámos até ao fim, foi à Benfica! Fomos justos vencedores. A todos os adeptos benfiquistas, esta é nossa!!! Mérito total das jogadoras. Fomos melhores, tivemos mais oportunidades, a pressão era normal. Estou muito feliz com esta conquista. Obrigado à Direção; obrigado a todos os Benfiquistas, à minha família e aos amigos que me apoiaram."

Futsal

Inês Fernandes (universal, capitã de equipa): "Esta equipa trabalha muito, tem muita superação. O ano foi superdifícil, o nosso plantel sofreu muitas mudanças, perdemos cinco jogadoras, houve outras que aceitaram este desafio, e é difícil incutir nelas o que fizemos, o passado glorioso, mas elas tentaram e o futuro está aqui! Muito obrigada a todos os Benfiquistas que nos apoiaram, jogámos em casa, mais uma vez! Este é o título mais importante da minha carreira, acima dele só um título europeu pelo Benfica."

Ana Catarina (guarda-redes, subcapitã de equipa): "Não tenho palavras, por tudo o que passámos neste ano! Somos Pentacampeãs! Um grande obrigada a todos os Benfiquistas."

Futsal

Sara Ferreira (ala, subcapitã de equipa): "Ainda não acredito, não sei o que dizer... Obrigada a estes adeptos fantásticos; obrigada à equipa; obrigada ao Benfica por poder festejar por este clube!"

Nun'Álvares-Benfica: final do Campeonato Nacional feminino de futsal. Golo de Dricas

Dricas (ala/pivô): "É uma felicidade enorme, este grupo merece muito este Pentacampeonato."

Futsal

Inês Matos (fixo): "Não há palavras para descrever isto. Sou do Benfica desde que nasci. Pentaaa!!!"

Futsal

Nun'Álvares-Benfica
0-1
Pavilhão do Grupo Nun'Álvares
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Sara Ferreira, Angélica Alves e Dricas
Suplentes
Marta Costa, Maria Inês Cabral, Thaila Mertins, Catarina Lopes, Inês Matos, Leninha, Beatriz Carrola e Kalê
Cinco inicial do Nun'Álvares
Maria Odete, Pisko, Loira, Carla Vanessa e Cátia Morgado
Suplentes
Bruna Barros, Rita Mourão, Cátia Tavares, Lara Bogas, Maria Costa, Taninha, Liana, Isa e Ritinha
Ao intervalo 0-1
Golo
Benfica: Dricas (10')

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 20 de junho de 2022

Patrocinadores Futsal


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar