Futebol feminino

14 julho 2022, 11h40

Carole Costa, a n.º 15 de Portugal

Carole Costa, uma das nove convocadas do SL Benfica, marcou o primeiro golo e assistiu no segundo da Seleção Nacional, que, no entanto, perdeu, na noite de quarta-feira, 13 de julho, com os Países Baixos, atual detentor do título europeu, por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos do Euro 2022 feminino de futebol.

Apesar do resultado – que ainda dá possibilidades à equipa orientada por Francisco Neto de seguir em frente na prova –, Portugal registou uma boa atuação diante da também atual vice-campeã mundial, tendo estado a perder por dois golos de diferença.

No Estádio Leigh Sports Village – e com as benfiquistas Carole Costa, Catarina Amado, Jéssica Silva e Andreia Norton no onze inicial –, as neerlandesas colocaram-se em vantagem aos 7', na sequência de um canto. Egurrola ganhou nas alturas e cabeceou com êxito. Voltariam a marcar mais tarde (16'), por Stefanie van der Gragt, após novo canto (2-0).

Carole Costa

Com uma desvantagem de dois golos, Portugal não se deixou ficar e voltou a subir com muito perigo até aos domínios das campeãs da Europa. Numa dessas ofensivas, Diana Silva foi derrubada na área por uma defesa neerlandesa, numa jogada que, após a análise do VAR, resultou numa grande penalidade para as portuguesas. A defesa-central do SL Benfica, Carole Costa, converteu o castigo máximo de forma exemplar, devolvendo a esperança às comandadas de Francisco Neto (2-1).

Já no segundo tempo, e depois de Tatiana Pinto assustar as adversárias, numa jogada combinada com a avançada do SL Benfica, Jéssica Silva, na direita, Diana Silva empatou o jogo de cabeça (47') após cruzamento de Carole Costa.

Jéssica Silva

O último golo surgiu pelos pés de Van de Donk (62'), que, num remate indefensável para Inês Pereira, acabou por confirmar a subida das holandesas ao primeiro lugar do Grupo C, em igualdade com a Suécia, a próxima adversária de Portugal nesta fase de grupos (17 de julho, às 17h00).

De referir ainda que Francisca "Kika" Nazareth entrou no decorrer da segunda parte (65') para o lugar de Joana Marchão, enquanto Rute Costa, Sílvia Rebelo, Lúcia Alves e Andreia Faria ficaram no banco de suplentes.

Texto: Redação
Fotos: UEFA.com
Última atualização: 14 de julho de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar