Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica prosseguiu a preparação com mais um triunfo, desta feita, na Suíça, frente ao Girona (4-2).
22 julho 2022, 18h48
Bah apontou o segundo golo do Benfica, consumando a reviravolta no marcador
Com a casa cheia de Benfiquistas e apresentando dez (Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos) dos onze jogadores que iniciaram o encontro de preparação frente ao Fulham, no fecho do Torneio do Algarve 2022, trocando apenas o guardião Odysseas por Helton, Roger Schmidt viu a sua equipa criar uma excelente oportunidade de golo logo aos 2'.
Gonçalo Ramos finalizou em força, na área, uma jogada iniciada com o lançamento longo de Otamendi para João Mário, que, nas costas da defesa contrária, no corredor central, endossou a bola para o avançado disparar. Valeu à formação espanhola a defesa de nível elevado do guardião Juan Carlos.
A pressionar alto, as águias tiveram no remate cruzado e perigoso de Neres, aos 6', nova ameaça de golo. A procura de intensidade na pressão e recuperação defensiva foi uma constante e novamente o internacional brasileiro, aos 17', levou perigo para a baliza espanhola, com um cabeceamento a cruzamento da esquerda de Grimaldo.
Helton já apanhara uma bola cruzada aos 13', mas foi aos 19' que viu Stuani a finalizar pela primeira vez para o oponente, após um canto da direita do ataque espanhol.
Aos 25' foi Enzo a bater um livre frontal por cima da baliza, sendo que os espanhóis, paulatinamente, conseguiram sair amiúde pelo centro do terreno, em contra-ataque. Foi assim que Stuani, aos 31', e Samu Saiz, aos 37', tentaram o golo, tal como Neres fizera aos 32', quando rematou à figura de Juan Carlos.
Uma das grandes oportunidades de golo, quiçá a maior, surgiu no período de descontos do primeiro tempo.
Enzo lançou, isolando, Gonçalo Ramos, que arrancou a uns 35 metros para a baliza contrária. O internacional Sub-21 português fez quase tudo bem, mas junto à marca de grande penalidade, permitiu a pressão de um defensor e perdeu o tempo de remate, sem conseguir finalizar.
O Benfica terminou a primeira parte com 59% de posse de bola.
Filme do jogo
No início do segundo tempo, Roger Schmidt apostou num novo onze (Odysseas, Bah, António Silva, Vertonghen, Gil Dias, Weigl, Meïte, Chiquinho, Moreira Jr., Henrique Araújo e Yaremchuk) e Chiquinho, aos 46', rematou forte e ao lado à entrada da área, dando um sinal de inconformismo.
Três minutos depois Moreira Jr. esteve perto do golo. Excelente cruzamento rasteiro de Bah na direita e o jovem extremo, de carrinho, tocou ligeiramente na bola, sem conseguir encostar para a baliza dos espanhóis.
Na primeira aproximação do Girona à área do Benfica, a formação espanhola adiantou-se no marcador. Livre sobre a esquerda do ataque, Meïte aliviou de cabeça contra a perna de um oponente e a bola sobrou para Stuani, na pequena área, que bateu Odysseas [0-1].
O Benfica reagiu bem à desvantagem e, no espaço de três minutos, deu a volta ao marcador. Aos 57', Vertonghen fuzilou Juan Carlos. Canto da esquerda do ataque encarnado de Chiquinho, António Silva disputou a bola em dois momentos, no segundo dos quais assistiu Vertonghen, que, no coração da área, igualou o encontro (1-1).
Aos 60' foi Bah a decidir! Jogada de insistência do Benfica, com uma recuperação de bola de Moreira Jr., com a mesma a sobrar para Bah, sobre a esquerda da área, e o lateral-direito dinamarquês de pé esquerdo, com um remate cruzado, colocou as águias em vantagem (2-1).
Uma grande penalidade de Vallery sobre Chiquinho, aos 66', permitiu que Yaremchuk, aos 67', ampliasse a vantagem (3-1), que poderia ter tido outra expressão aos 72' e 73', primeiro por Gil Dias, depois por Henrique Araújo, este na cara de Juan Carlos.
O Girona reduziu aos 76' por Bueno [3-2], em novo lance de bola parada, com a bola batida da esquerda a ser disparada ao segundo poste para o fundo das redes à guarda de Odysseas.
Roger Schmidt ainda lançou no jogo Diogo Gonçalves, Paulo Bernardo, Rodrigo Pinho e Musa (André Almeida foi o único jogador de campo que não foi utilizado devido a uma amigdalite) e até final o Benfica ainda marcou mais um golo, com uma excelente finalização de Rodrigo Pinho.
Cruzamento preciso da esquerda de Diogo Gonçalves para Rodrigo Pinho, de pé esquerdo e de forma acrobática, fechar o resultado (4-2).
O Benfica encerra a pré-temporada na terça-feira, 26 de julho, às 20h00, no Estádio da Luz, no jogo de apresentação aos sócios, na Eusébio Cup, frente ao Newcastle.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024