Futebol

12 agosto 2022, 11h07

Enzo

Kunimoto

Assegurado o play-off da Liga dos Campeões, o Benfica muda agulhas para a 2.ª jornada da Liga Bwin. A partida com o Casa Pia está marcada para sábado, 13 de agosto, às 18h00, no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa.

Na ronda inaugural, os dois emblemas alcançaram resultados distintos. As águias, a jogarem em casa perante 53 617 espectadores, venceram o Arouca, por 4-0; o Casa Pia, de regresso às lides do Campeonato Nacional após participação em 1938/39, viajou até aos Açores e empatou 0-0 com o Santa Clara.

 Benfica-Arouca

Na Luz, o Benfica alinhou com os arouquenses em 4x2x3x1 e esteve sempre muito ofensivo. Para além dos tentos apontados por Gilberto, Rafa (2) e Enzo, os encarnados fecharam a ronda da Liga Bwin a liderar em vários itens coletivos, conforme provam as estatísticas do Wyscout: 22 remates (seis na direção da baliza), 89% de acerto no passe, 71% de posse de bola, 24 cruzamentos e 97 passes para o terço final.

Montado em 3x4x3, o Casa Pia, nos Açores, alinhou de início com Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Zolotic, João Nunes, Lelo, Lucas Soares, Afonso Taira, Ângelo Neto, Godwin, Kunimoto e Rafael Martins.

Raio-X do Casa Pia-Benfica

Do jogo de estreia, o Wyscout mostra-nos que o conjunto de Pina Manique teve menos posse de bola do que o adversário (47% contra 53%), mas foi mais incisivo, com 11 tiros contra os seis do Santa Clara. Os comandados por Filipe Martins conseguiram, ainda, mais recuperações de bola (87) e ganharam mais duelos individuais (104).

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Apesar de o adversário dos encarnados ter estado afastado do principal Campeonato Nacional durante muitos anos, o historial de duelos noutras competições criou um registo de 37 jogos oficiais entre os dois emblemas, com clara vantagem para o Benfica: 25 vitórias (68%) contra cinco do Casa Pia (14%). O empate foi o resultado em sete ocasiões.

Olhando para os dados no Campeonato Nacional são dois jogos realizados na temporada de 1938/39. No terreno do Casa Pia, o Benfica venceu, por 0-1; diante dos seus adeptos, o resultado dos encarnados foi mais expressivo: 10-1.

Raio-X do Casa Pia-Benfica

ENTRADAS E SAÍDAS

Antes de a temporada arrancar oficialmente, as equipas vão tentando apetrechar os plantéis e os casapianos estiveram bastante ativos no mercado de transferências. Para 2022/23 entraram 11 jogadores e saíram 10.

São reforços Eteki (Granada), Kunimoto (Jeonbuk Hyundai), Anderson (Tsarsko Selo), Fernando Varela (PAOK), Léo Bolgado (Coimbra-MG), Clayton (Vila Nova), Eduardo Ferreira (Caracas FC), João Nunes (Puskás AFC), Rafael Martins (Moreirense), Diogo Pinto (CF Estrela) e Lucas Soares (V. Guimarães B).

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica; Facebook / Casa Pia
Última atualização: 12 de agosto de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar