Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Casa Pia, por 0-1, em desafio da 2.ª jornada da Liga Bwin. Justo, mas difícil...
13 agosto 2022, 21h17
Festejos da equipa
Missão cumprida com o alcançar do play-off de acesso à Liga dos Campeões, agulhas viradas de imediato para o embate da 2.ª jornada da Liga Bwin. 83 anos volvidos, Benfica e Casa Pia tornaram a encontrar-se para o Campeonato Nacional, desta feita com o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa como palco emprestado dos gansos, que estão de regresso à divisão maior do futebol luso em 2022/23.
Antes do apito inicial de Tiago Martins num recinto repleto de Benfiquistas, momento de Mística e corações ao alto, com o minuto de silêncio em memória do malogrado Fernando Chalana convertido numa salva de palmas monumental. Jogadores do Benfica a usarem fumos negros e todos com o nome do eterno 10, que nos deixou no dia 10 de agosto, estampado nas camisolas gloriosas.
Roger Schmidt manteve-se fiel à tática, com Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Enzo, Florentino, Diogo Gonçalves, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos no onze inicial. Uma única mexida face ao último, com o jovem Diogo Gonçalves a ocupar o lugar entregue a Chiquinho na Dinamarca.
Primeiros minutos intensos, e com a postura de ambas as equipas a revelar-se de pronto. Benfica a estender-se no relvado – muito longe de estar em boas condições para a prática – e Casa Pia em bloco baixo, a explorar o contragolpe e, em particular, o seu flanco esquerdo através do nigeriano Godwin.
E foi mesmo por aí que surgiu o primeiro ataque da partida, mas sem perigos de maior. Na resposta, aos 7', jogada inventada por João Mário, Grimaldo e Rafa, com Diogo Gonçalves a rematar com perigo e a ver a bola ser bloqueada, momento técnico que viria a repetir-se momentos depois, com os gansos, hiperfechados, a negarem os intentos das águias.
Nota para o minuto 10 e mais uma sentida homenagem, com o estádio a eternizar o sempre recordado 10, a aplaudir o Pequeno Genial de forma efusiva e sentida!
Quanto ao jogo, primeiro quarto de hora sem oportunidades flagrantes... situação que viria a surgir aos 24'. Florentino descobre Rafa, o camisola 27 acredita e cruza para o coração da área, onde Gonçalo Ramos desvia para a baliza, mas João Nunes disse "não" e cortou o esférico antes de este passar a linha de golo.
Com poucos espaços para agir e espraiar o seu futebol perante a teia montada por Filipe Martins, Rafa, de meia distância e em zona frontal, rematou forte, mas Ricardo Batista encaixou. Aos 37', Diogo Gonçalves, servido por Grimaldo, disparou com intenção, mas a bola saiu por cima da trave... Estava difícil o jogo para as águias!
Apostando nas transições rápidas face a um Benfica com mais posse e a construir, João Nunes, de cabeça (39'), Kuni, com um remate enrolado (43'), e Godwin (44') testaram Odysseas, com o internacional grego a resolver com classe.
Antes do apito para o intervalo, Diogo Gonçalves ofereceu a Rafa, mas mais uma vez a defesa adversária, muito pressionante e coesa, anulou o lance.
Os primeiros 45 minutos terminaram com um nulo, com o Casa Pia a ver a sua postura premiada, face a um Benfica muito trabalhador, determinado, mas que encontrou dificuldades em inventar soluções e, quando as conseguiu, faltou melhor decisão para matar o lance e resolver.
Filme do jogo
Ver mais ›
Recomeço com uma cara nova no xadrez tático dos encarnados: Gilberto saiu e Bah surgiu no seu lugar... e foi determinante! O Benfica apresentou-se com um futebol mais flanqueado e rápido, encontrando mais espaços!
Logo nos momentos iniciais, raide de Bah pelo flanco direito, cruzamento pleno de intencionalidade, mas João Nunes evitou que a bola chegasse a Gonçalo Ramos.
Na resposta, Rafael Martins rematou de longe, para fora, e o jogo viveu momentos frenéticos de parte a parte! Partida a aumentar de velocidade, flancos a funcionarem, mas o Benfica continuava a revelar cerimónia na hora de finalizar... tendo, contudo, o condão de, com nervos de aço, acreditar muito e não se desviar do objetivo!
Finalmente, aos 58', o tão merecido golo! Tudo começa numa recuperação de bola de Bah, João Mário oferece a Rafa, o extremo acredita, parte para cima da defesa contrária arrastando consigo dois jogadores e endossa a Gonçalo Ramos, que, no momento certo, e com um toque subtil, remata para o 0-1. Festejos intensos, e mais uma vez uma homenagem e dedicatória a Chalana! Porque só nós sentimos assim!
Seguiram-se mais duas alterações no onze, com Florentino e Diogo Gonçalves a saírem, dando lugar às entradas de Weigl e Yaremchuk.
A partir daqui, mais Benfica ainda, um Benfica paciente, estruturado e muito trabalhador, construindo e gerindo com posse no meio-campo contrário. Tudo isto num relvado em mau estado, face a um Casa Pia teimoso em abrir-se e que, depois das várias substituições, acabou por baixar física e taticamente, mas que nunca desistiu.
Quanto ao Benfica, mais fluído, com as oportunidades a surgirem: Rafa, aos 64', atirou por cima; Yaremchuk, aos 72', não conseguiu responder da melhor maneira a um cruzamento viperino de Rafa; novamente o camisola 27, agora aos 76', disparou ao lado; Grimaldo, aos 78' e 81', também tentou a sorte... mas o "perigoso" 0-1 mantinha-se!
Entretanto, Henrique Araújo e Vertonghen ainda foram a jogo, e, já em tempo de compensação (90'+2'), Tiago Martins mostrou o segundo cartão amarelo a Otamendi por lance embrulhado com Clayton, com o capitão do Benfica a ser expulso e a equipa a ficar em inferioridade numérica.
Contas feitas, 0-1 final, um resultado justo, num jogo complicado para as águias, um exemplo típico do que é o futebol português e onde uma equipa que gosta de jogar futebol bonito tem de se adaptar... e fê-lo! Duas jornadas da Liga Bwin, duas vitórias, missão cumprida! É jogo a jogo!
Segue-se a viagem à Polónia, onde o Glorioso vai enfrentar os ucranianos do Dínamo Kiev, numa partida referente à 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões, agendada para as 20h00 (hora portuguesa) de 17 de agosto (quarta-feira), no Estádio Miejski al. Unii Lubelskiej 2-Lodz.
As águias regressam aos jogos na Liga Bwin no dia 27 de agosto, às 18h00, numa deslocação ao terreno do Boavista, relativo à 4.ª ronda da competição.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024