Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica ganhou por 0-2 em casa do Dínamo Kiev na 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões. Falta um jogo, no Estádio da Luz, já na próxima terça-feira, dia 23, para alcançar a fase de grupos.
18 agosto 2022, 00h09
Dois golos festejados pelo Benfica em Lodz
Na Polónia, correndo pelo primeiro grande objetivo da temporada, a equipa benfiquista alinhou com Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, Rafa, João Mário e Gonçalo Ramos. Recuperado fisicamente, Neres voltou a ser uma carta no onze preparado por Roger Schmidt e somaria um número considerável de ações importantes ao longo da partida, contribuindo para o sucesso do coletivo.
Os minutos iniciais do encontro mostraram/confirmaram a identidade de um Benfica autoritário, com iniciativa, construindo com critério, largo, a bom ritmo, com energia e combinações orientadas para a baliza do Dínamo Kiev. Consequência da atitude competitiva foi o remate de Gonçalo Ramos às malhas laterais logo ao minuto 3, dando continuidade a um passe de Rafa no interior da grande área.
Explorando os três corredores, os encarnados celebraram o primeiro golo em Lodz ao minuto 9. O esférico partiu da esquerda e passou pelo meio, onde João Mário recebeu de Gonçalo Ramos para entregar no espaço de Gilberto, a flecha brasileira que, apoiando o ataque um pouco por dentro, disparou com força e colocação para o golo inaugural (0-1). Um golaço, aliás!
O Dínamo só em transições rápidas conseguia estender-se até à grande área benfiquista. Em posse, controlando e apontando à baliza contrária, o Benfica era a equipa mais completa e perigosa e ficou a centímetros de festejar o 0-2 ao minuto 24: o remate de João Mário fez o esférico sair rente ao poste direito.
Mantendo a pressão alta, a equipa encarnada colheu frutos ao minuto 37. Atento, antecipando as intenções de Tsygankov, Neres correu para intercetar um passe feito na direção do centro da defesa do Dínamo, ganhou a bola a dois/três metros da grande área e a tentativa de se libertar do penúltimo defensor (restava o guarda-redes...) resultou numa assistência para Gonçalo Ramos, que, veloz, atacou o espaço para enquadrar um certeiro disparo de pé direito. Gritava-se "golo", estava feito o 0-2! Gonçalo Ramos, autor de cinco tentos em 2022/23, é o melhor marcador das águias neste começo de temporada.
Dos 37 aos 45 minutos, a posse de bola do Benfica subiria dos 55 para os 58 por cento, período em que Neres rondou o 0-3 pelo lado direito, mas o remate cruzado falhou o alvo.
Filme do jogo
O segundo tempo do desafio principiou com mais uma iniciativa de superior qualidade com assinatura de Neres. Com fintas curtas, o internacional brasileiro tirou dois adversários do caminho no corredor central e procurou a felicidade de meia distância. Do outro lado, o guarda-redes Bushchan deteve a bola (49').
As substituições começaram aos 63' e Roger Schmidt foi o primeiro a trocar jogadores: Neres e Gonçalo Ramos foram rendidos por Henrique Araújo e Yaremchuk.
Confiante e com as pedras bem distribuídas no relvado, o Benfica controlava o jogo, mas do outro lado o Dínamo também fazia por reentrar na discussão do resultado. As transições rápidas e as bolas longas eram os principais recursos do conjunto ucraniano para replicar. Num desses momentos, Karavaev, aos 67', descaído para a direita, ficou com Odysseas pela frente e perdeu o duelo com o guarda-redes das águias, bem colocado e muito frio na abordagem. Mais tarde, aos 82', na exploração de um ataque rápido, Karavaev rematou de fora da área e Odysseas calculou a estirada para sacudir o esférico (ainda desviado pelo pé direito de Otamendi).
A vitória e a vantagem de (pelo menos) dois golos estavam nas mãos dos encarnados e o treinador Roger Schmidt refrescou a equipa aos 84' com a entrada de Chiquinho para o lugar de Rafa (Gilberto já tinha cedido a posição a Bah aos 69').
A partida em Lodz terminou com o Benfica a carburar perto da baliza do Dínamo, confirmando a superioridade espelhada (e materializada em golos) ao longo dos 90 minutos.
Às 20h00 de terça-feira, 23 de agosto, as águias vão encarar a 2.ª mão do play-off da Liga dos Campeões no Estádio da Luz, em busca do desfecho que valide a ambicionada qualificação para a fase de grupos da principal prova de clubes do Velho Continente.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024