Canoagem

21 agosto 2022, 15h48

Fernando Pimenta

Classe e capacidade de superação são muitos dos condimentos que levaram a mais um fantástico resultado de Fernando Pimenta. O canoísta do Sport Lisboa e Benfica, conquistou neste domingo, 21 de agosto, a medalha de ouro em K1 5000 metros no Campeonato da Europa de Velocidade que decorre em Munique, na Alemanha. 

O atleta do Benfica já tinha na sua bagagem a medalha de bronze conquistada na sexta-feira, 19 de agosto, em K1 500 metros, a medalha de prata em K1 1000 metros amealhada no dia seguinte, sábado, e neste domingo, na quarta final que disputou na competição, venceu a medalha de ouro em K1 5000 metros, a 121.ª medalha internacional!

Fernando Pimenta arrancou forte, colocou-se no grupo da frente, e aos 1000 metros liderava a prova. Mantendo-se sempre entre os primeiros, o atleta luso disparou e só o espanhol Walter Bouzan respondeu. Mas na última viragem, a demonstração de força do Benfiquista foi cabal!

Determinado e forte, Fernando Pimenta terminou a prova como Campeão da Europa, com um tempo de 20:14.77 minutos, menos 3.2 segundos que o rival espanhol, voltando a conquistar um título que tinha arrecadado em 2016.

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta, em declarações à RTP, mostrou-se "feliz" pelo seu desempenho, ele que tinha começado o dia com o 9.º lugar na final de K2 1000 metros, com o Benfiquista João Duarte.

"Foram quatro dias bastante desgastantes, tinha isso bem presente desde o momento em que assumi esse compromisso. Sabia que teria mais desgaste, comecei com bronze, fui ao limite na prata... o K2 1000 metros foi a competição que não saiu da melhor forma, tivemos uma má largada, tivemos de recuperar na parte intermédia, nunca entrámos num ritmo confortável. Ficámos com um prestigiante 9.º lugar. Fiz quatro competições e estive em quatro finais. Se ontem [sábado] estava revoltado por não ter ganho [prata], hoje [domingo] estou muito feliz", disse.

Fernando Pimenta

O canoísta apelou ainda a um maior reconhecimento dos atletas por parte das entidades portuguesas. "Dá-se pouco valor às medalhas do Fernando Pimenta, houve pouco reconhecimento. Neste momento quando se fala em Fernando Pimenta só se pensa em ouro, trabalho para isso, mas há adversários. Procuro reconhecimento das pessoas, entidades, e que os portugueses nos apoiem quando somos segundos ou terceiros. Hoje [domingo], entrei para tentar duas medalhas, mas não conseguimos. É preciso algum retorno financeiro, principalmente para os mais novos, que seja melhor e maior", destacou. 

Benfica

Teresa Portela, canoísta do Benfica, também disputou neste domingo a final de K1 500 metros, tendo obtido o 5.º lugar (1:56.68). 

Já João Ribeiro e Messias Baptista disputaram neste domingo a regata decisiva em K2 500 metros, terminando num honroso 5.º lugar, com o tempo de 1:32.49.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: FPC e SL Benfica
Última atualização: 21 de agosto de 2022

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar