Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias lideram a prova com quatro triunfos em outros tantos jogos e os vizelenses vêm de dois empates. Será o 7.º confronto entre as duas equipas.
01 setembro 2022, 12h01
João Mário e Gonçalo Ramos
Samu
A vitória diante dos pacenses (3-2) colocou o Benfica no comando (isolado) da tabela classificativa da Liga com quatro triunfos em outros tantos jogos. Arouca (4-0), Casa Pia (0-1) e Boavista (0-3) foram os outros oponentes superados pelos jogadores treinados por Roger Schmidt, que agora têm pela frente um rival alojado no 12.º lugar.
O Vizela, liderado por Álvaro Pacheco, entrou na competição da melhor forma ao vencer fora de portas o Rio Ave (0-1). Em casa, perante o FC Porto (0-1), averbou a única derrota na competição, seguindo-se dois empates, em Chaves (1-1) e na receção ao Gil Vicente (2-2).
Olhando para os números provenientes dos comportamentos coletivos das equipas, recorrendo à plataforma Wyscout, é notória a superioridade do Benfica em vários parâmetros, adequados ao posto que ocupa na prova.
Na posse de bola, o Benfica é a equipa com maior percentagem da Liga (65,2%), enquanto o Vizela está precisamente no ponto oposto (39,3%). Em golos marcados, 11 para o Benfica e 4 para o Vizela.
Ainda na posse de bola, o Benfica é a formação com mais passes efetuados na prova (2532 contra 1327 do Vizela), mais passes para a profundidade (71 contra 48 dos vizelenses, a segunda equipa neste item) e para o último terço (306 contra 188).
O Benfica lidera ainda a Liga Bwin nos cantos marcados (37) e nos toques na área (112), isto ainda considerando aspetos ofensivos.
João Mário (três golos) e Rafa (dois passes para golo) são, respetivamente, o melhor marcador e o melhor assistente das águias em quatro jornadas.
No plano defensivo, os encarnados apresentam-se como a equipa que menos remates concede na prova, apenas 16 em quatro jogos (3,61 a cada 90 minutos) contra os 45 do Vizela (9,98 a cada 90 minutos).
Do ponto de vista tático, o Vizela tem atuado sempre em 4x3x3, tendo apenas modificado essa matriz quando, no encontro frente ao Chaves, a equipa ficou reduzida a 10 elementos, agrupando-se durante 12 minutos em 4x4x1.
No último encontro da Liga, na receção ao Gil Vicente, o Vizela apresentou o seguinte onze: Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso, Guzzo, Samu, Diego Rosa, Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Zohi.
A estabilidade do plantel é uma das valias do Vizela, que incorporou sete jogadores: Luiz Filipe (B SAD), Matheus Pereira (Cruzeiro), Buntic (Ingolstadt), Carlos Isaac (Alavés), Osmajic (Cádiz), Diego Rosa (Manchester City) e Marcelo Vilela (Montalegre).
As saídas foram oito: Kouao, Cassiano, Pedro Silva, Charles, Ofori, Marcos Paulo, João Pais e Ivo Gonçalves.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Benfica e Vizela encontraram-se em seis ocasiões, isto envolvendo todas as provas nacionais, com as águias a registarem cinco triunfos e um empate, traduzidos em 15 golos marcados (2,5 por jogo) e apenas quatro sofridos (0,67 por jogo).
Para o Campeonato só foram disputados quatro jogos: dois na temporada 1984/85 (vitórias por 5-1 na Luz e 1-2 em Vizela) e outros dois em 2021/22 (vitória em Vizela por 0-1 e empate a um golo na Luz).
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Site do Vizela
Última atualização: 21 de março de 2024