Futebol

01 setembro 2022, 12h01

João Mário e Gonçalo Ramos

Samu

A liderar a Liga Bwin após triunfo ante o Paços de Ferreira em acerto de calendário, o Benfica volta a atuar perante os seus adeptos às 19h00 desta sexta-feira, 2 de setembro, em duelo com o Vizela, no Estádio da Luz, a contar para a 5.ª jornada da prova.

A vitória diante dos pacenses (3-2) colocou o Benfica no comando (isolado) da tabela classificativa da Liga com quatro triunfos em outros tantos jogos. Arouca (4-0), Casa Pia (0-1) e Boavista (0-3) foram os outros oponentes superados pelos jogadores treinados por Roger Schmidt, que agora têm pela frente um rival alojado no 12.º lugar.

O Vizela, liderado por Álvaro Pacheco, entrou na competição da melhor forma ao vencer fora de portas o Rio Ave (0-1). Em casa, perante o FC Porto (0-1), averbou a única derrota na competição, seguindo-se dois empates, em Chaves (1-1) e na receção ao Gil Vicente (2-2).

Kiki Bondoso

Olhando para os números provenientes dos comportamentos coletivos das equipas, recorrendo à plataforma Wyscout, é notória a superioridade do Benfica em vários parâmetros, adequados ao posto que ocupa na prova.

Na posse de bola, o Benfica é a equipa com maior percentagem da Liga (65,2%), enquanto o Vizela está precisamente no ponto oposto (39,3%). Em golos marcados, 11 para o Benfica e 4 para o Vizela.

Benfica-P. Ferreira 

Ainda na posse de bola, o Benfica é a formação com mais passes efetuados na prova (2532 contra 1327 do Vizela), mais passes para a profundidade (71 contra 48 dos vizelenses, a segunda equipa neste item) e para o último terço (306 contra 188).

O Benfica lidera ainda a Liga Bwin nos cantos marcados (37) e nos toques na área (112), isto ainda considerando aspetos ofensivos.

João Mário (três golos) e Rafa (dois passes para golo) são, respetivamente, o melhor marcador e o melhor assistente das águias em quatro jornadas.

No plano defensivo, os encarnados apresentam-se como a equipa que menos remates concede na prova, apenas 16 em quatro jogos (3,61 a cada 90 minutos) contra os 45 do Vizela (9,98 a cada 90 minutos).

Anderson

Do ponto de vista tático, o Vizela tem atuado sempre em 4x3x3, tendo apenas modificado essa matriz quando, no encontro frente ao Chaves, a equipa ficou reduzida a 10 elementos, agrupando-se durante 12 minutos em 4x4x1.

No último encontro da Liga, na receção ao Gil Vicente, o Vizela apresentou o seguinte onze: Buntic, Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso, Guzzo, Samu, Diego Rosa, Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Zohi.

A estabilidade do plantel é uma das valias do Vizela, que incorporou sete jogadores: Luiz Filipe (B SAD), Matheus Pereira (Cruzeiro), Buntic (Ingolstadt), Carlos Isaac (Alavés), Osmajic (Cádiz), Diego Rosa (Manchester City) e Marcelo Vilela (Montalegre).

As saídas foram oito: Kouao, Cassiano, Pedro Silva, Charles, Ofori, Marcos Paulo, João Pais e Ivo Gonçalves.

Benfica-Paços de Ferreira

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Benfica e Vizela encontraram-se em seis ocasiões, isto envolvendo todas as provas nacionais, com as águias a registarem cinco triunfos e um empate, traduzidos em 15 golos marcados (2,5 por jogo) e apenas quatro sofridos (0,67 por jogo).

Para o Campeonato só foram disputados quatro jogos: dois na temporada 1984/85 (vitórias por 5-1 na Luz e 1-2 em Vizela) e outros dois em 2021/22 (vitória em Vizela por 0-1 e empate a um golo na Luz).

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Site do Vizela
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas