Reportagem

09 setembro 2022, 01h11

Pelas Casas do Benfica

Casa Benfica Covilhã

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Covilhã foi inaugurada em 1966, há 56 anos, e é a embaixada n.º 60 do Clube. Aposta, sobretudo, no cicloturismo e no BTT, mas também promove outros motivos de lazer, como as noites de fado.

A BTV, através do programa "Pelas Casas do Benfica", viajou até à Beira Baixa para conhecer um verdadeiro bastião do Benfiquismo nesta zona do País, mas que também promove a região e a harmonia entre adeptos dos vários clubes.

Pelas Casas do Benfica

Pedro Gaspar é o atual presidente da Casa Benfica Covilhã. Antes, foi vice-presidente da direção deste espaço e pretende dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido.

"É um grande orgulho e honra [ser presidente da Casa Benfica Covilhã]. Presido à Casa na minha cidade, onde nasci e cresci, e do clube da minha paixão, é um grande orgulho. Os pergaminhos da Casa, desde a sua fundação, dão-nos uma grande responsabilidade e queremos dar continuidade, podendo melhorar dentro do que nos é possível", frisou Pedro Gaspar, à BTV.

"O nosso mandato é de três anos. Este é o terceiro em que estou, dois como vice-presidente e este como presidente. Vamos seguir o caminho que está a ser feito desde 2016, mas queremos criar a nossa imagem", acrescentou.

Pelas Casas do Benfica

José Horta, presidente da Assembleia Geral da Casa Benfica Covilhã, está nestas andanças desde 2019 e considera ser "um gosto e um prazer colaborar" com esta embaixada.

"Considero-me um presidente de todos os Sócios com uma supervisão muito eficiente sobre a direção, mas é um gosto e um prazer colaborar com a Casa e permitir que ela se desenvolva. Pertenço à direção da Casa Benfica Covilhã desde 2019", revelou.

"Nós representamos o Benfica, mas também a Covilhã. Esse trabalho tem de ser desenvolvido de forma harmoniosa, tentando aportar maior valor humano à Casa", sustentou José Horta.

Pelas Casas do Benfica

O presidente do Conselho Fiscal da Casa Benfica Covilhã é Luís Dias. Responsável pelas contas, reconheceu que tem sido feito um bom trabalho do ponto de vista financeiro.

"A responsabilidade é de todo o elenco diretivo, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal, que tem de se pronunciar sobre as contas da Casa Benfica Covilhã e pela boa execução financeira. Temos apresentado resultados bastante positivos, com um trabalho muito interessante. A estabilidade é algo que tem sido alcançada, também com o apoio do Benfica", observou.

Pelas Casas do Benfica

Álvaro Fonseca é o vice-presidente e responsável pela secção de cicloturismo, uma das modalidades da Casa com mais praticantes.

"Gosto bastante de ciclismo, vim para cá com o intuito de criar um grupo de cicloturismo, que tem atletas dos 15 aos 66 anos. Está a correr bem, as pessoas estão a aderir e é um prazer enorme, porque pratico desporto, convivo com os amigos e ajudo a Casa", apontou.

"Um dos objetivos é mostrar a Covilhã e o concelho, porque mostramos aldeias e vilas do concelho da Covilhã, algumas desertificadas e que se alegram com a nossa passagem. Também percorremos sítios emblemáticos", enfatizou Álvaro Fonseca.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas