Futebol

09 setembro 2022, 11h14

Florentino em ação na 5.ª jornada da Liga Bwin

FC Famalicão

Líder 100 por cento vitorioso da Liga Bwin, o Benfica viaja até ao Minho para defrontar o Famalicão neste sábado, 10 de setembro, às 15h30, em jogo da 6.ª jornada da competição.

A vitória por 2-1 no Estádio da Luz diante do Vizela consolidou a 1.ª posição na tabela classificativa, sendo a equipa treinada por Roger Schmidt a única na Liga a somar cinco vitórias em outros tantos jogos. Atualmente com 15 pontos (mais dois do que o segundo classificado, o SC Braga), os encarnados deslocam-se a Vila Nova de Famalicão para defrontar os famalicenses (15.º classificados), não podendo contar com João Mário e Gonçalo Ramos, ambos a cumprir um jogo de suspensão.

Festejos

Do outro lado do campo, o conjunto treinado por Rui Pedro Silva chega a este jogo com quatro pontos, fruto de uma vitória, um empate e três derrotas. Após, na 4.ª jornada, ter vencido pela primeira vez nesta edição da Liga Bwin, o Famalicão não conseguiu dar o melhor seguimento ao triunfo de 1-0 em casa diante do Santa Clara e perdeu em Portimão com o Portimonense por 1-0.

A equipa famalicense tem o pior registo de golos marcados da Liga, com apenas um remate certeiro (no único triunfo até ao momento), o que contrasta com os 13 golos apontados pelos encarnados.

Famalicão

Segundo os relatórios da plataforma Wyscout, o Benfica não lidera só na classificação, já que é a equipa que tem mais posse de bola (67,3%) e a mais rematadora (17,22 remates por cada 90 minutos). Um aspeto que não é descurado pelo conjunto orientado por Rui Pedro Silva, o quarto mais rematador da Liga Bwin. O Famalicão cria oportunidades, mas até ao momento tem tido dificuldade em concretizar.

A nível tático o conjunto minhoto tem apostado no 4x4x2, mas não é um sistema fixo para todos os jogos: na receção ao Braga, na 2.ª jornada, apresentou-se num 4x1x4x1, e em Portimão apresentou-se num 4x2x3x1.

Famalicão

Na derrota com o Portimonense, Rui Pedro Silva fez alinhar: Luiz Júnior, De La Fuente, Riccieli, Mihaj, Rúben Lima, Youssouf, Colombatto, Ivo Rodrigues, Pedro Brazão, Junior Kadille e Álex Millan.

Um onze com muitas novidades relativamente à época passada, reflexo das muitas saídas e entradas na última janela de transferências.

Zaydou Youssouf (Saint-Étienne), Théo Fonseca (FC Felgueiras 1932), André Simões (AEK), Rui Fonte (Estoril Praia), Álex Millán (Villarreal), Owen Beck (Liverpool), Junior Kadile (Rennes), Martin Aguirregabiria (Alavés), Kauan Firmino (Louletano), Santi Colombatto (Club León), Pelé (Mónaco), Enea Mihaj (PAOK), José Luís Rodrigues (Alavés) e Francisco Moura (Braga) foram os jogadores que chegaram ao clube e que fazem parte de um grupo repleto de gente nova na casa.

António Silva

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Benfica e Famalicão já se defrontaram na Liga portuguesa por 18 vezes, com os encarnados a vencerem 14 partidas e a empatarem três. Em casa do adversário, as águias averbaram seis triunfos e dois empates em nove partidas, registando um saldo de 24 golos marcados e apenas sete sofridos.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica e Site do FC Famalicão
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas