Basquetebol

20 setembro 2022, 13h06

Norberto Alves

Norberto Alves

A equipa de basquetebol do Benfica prepara-se para iniciar a ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, um feito que nenhuma outra formação nacional alcançou. Nesta quarta-feira, 21 de setembro (21h00), o Pavilhão Fidelidade, na Luz, é o palco do encontro com o Golden Eagle Ylli, campeão do Kosovo, derrotado nos dois jogos oficiais já realizados.

Na antevisão ao embate com os kosovares, o treinador Norberto Alves destacou a importância de o Benfica organizar a ronda de qualificação e apelou à comparência dos Benfiquistas e amantes da modalidade no Pavilhão.

"Na época passada, a certa altura, sentimos que os nossos adeptos nos empurraram para ganharmos o Campeonato. Todos somos uma equipa e vamos tentar fazer algo que nenhuma outra formação portuguesa conseguiu, que é estar na Liga dos Campeões, perante estas equipas europeias que têm investimentos impressionantes. Precisamos muito que venham ao Pavilhão e nos apoiem para enfrentarmos de uma maneira mais positiva os momentos em que não estaremos tão bem", afirmou Norberto Alves, à BTV.

Norberto Alves

"Precisamos muito que os adeptos venham ao Pavilhão e nos apoiem"

Norberto Alves

Efetuada a análise ao adversário, Norberto Alves alerta para os seis estrangeiros do plantel dos kosovares, que no último desafio não contaram com um base norte-americano "de enorme qualidade".

"É uma equipa muito experiente, que gosta muito de jogar no meio-campo, em 5x5. Em termos estratégicos, será muito importante que consigamos aumentar o ritmo de jogo e número de posses de bola para eles não estarem confortáveis", disse o treinador das águias.

Norberto Alves

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Para Norberto Alves, o campeão kosovar agrega características de jogo americano, que concilia com o estilo mais pausado europeu. Além do base, outro poste americano exigirá "muita atenção". "Têm também um croata na posição 4, com excelente lançamento e o poste de rotação bósnio traz maior capacidade física à equipa", detalhou.

No entender do treinador do Benfica, esta fase permite construir a identidade da equipa. "Não queremos ser reativos, mas pró-ativos e tirá-los do conforto a que estão habituados. É aí que nos focamos", completou.

José Barbosa

Também José Barbosa espera um adversário "forte" e que irá criar "dificuldades", mas o base do Benfica destaca o fator casa. "Terá de ser uma vantagem para nós e vamos com tudo", referiu, acrescentando que ser o anfitrião do grupo é benéfico.

"É extremamente importante para o Clube e para o basquetebol nacional. Vai atrair bastantes amantes da modalidade e espero um Pavilhão cheio dia após dia. Vamos sentir o apoio dos adeptos e isso vai tornar a tarefa menos difícil. Jogaremos com mais um!", apontou o internacional português.

Para José Barbosa, a possibilidade de participar na Champions é um fator ainda mais aliciante para os campeões nacionais. "Ao jogar pelo Benfica, a motivação tem de ser sempre a mais alta, mas, participar num torneio de acesso a uma competição que nunca nenhum de nos disputou, trará algo extra. Damos sempre 100 por cento pelo Clube e é isso que sentimos quando entramos para dentro de campo", prosseguiu.

José Barbosa

"Ao jogar pelo Benfica, a motivação tem de ser sempre a mais alta. Vamos sentir o apoio dos adeptos, jogaremos com mais um"

José Barbosa

O camisola 6 encarnado considerou que as águias estão "bem fisicamente" neste arranque de época. "Já tinha estado na Seleção antes e terei alguma vantagem em relação a outros colegas, mas o restante plantel está bem. A derrota na Supertaça poderá abalar um pouco a confiança, mas trabalhamos para aumentá-la e cimentar processos, confiantes de que vamos conseguir o nosso objetivo", reforçou José Barbosa.

Ultrapassando o Golden Eagle Ylli, o Benfica defronta na meia-final o Keravnos, de Chipre (dia 23, às 21h00), e, depois, mantendo o trajeto de sucesso, encontra na final, aprazada para as 17h00 de 25 de setembro, o vencedor do jogo entre Brose Bamberg (Alemanha) e Norrköping Dolphins (Suécia)/Budivelnyk (Ucrânia).

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol