Basquetebol

25 setembro 2022, 18h49

Ivan Almeida marcou 39 pontos no jogo!

 

Liga dos Campeões
Final da ronda de qualificação
Resultado final
INT: 33-44
Brose Bamberg 73
Benfica 87
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
21-20 33-44 59-70 73-87

Enorme Benfica!!! A equipa de basquetebol defrontou e venceu o Brose Bamberg, garantindo o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. É histórico!

Após as vitórias perante o Golden Eagle Ylli e o Keravnos, havia apenas mais um obstáculo a ultrapassar para escrever mais uma bonita página de história na longa vida da secção de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica.

Pela frente os alemães do Brose Bamberg, teoricamente favoritos ao apuramento, e foi um Benfica enorme aquele que desde cedo entrou em quadra para dizer "presente" e contrariar esse mesmo favoritismo.

Benfiquistas convocados para o Pavilhão Fidelidade e foram 1393 os adeptos no jogo decisivo deste domingo, um apoio crescente ao longo desta campanha, e tão decisivo!

Adeptos

Início com sinal mais das águias e Terrell Carter abriu as hostilidades com os primeiros dois pontos no jogo. Os visitantes reagiram, empataram (6-6) e, da linha de lance livre saltaram para a frente. Primeiro quarto pautado pelo equilíbrio, com Ivan Almeida, com um triplo a dar nova vantagem aos encarnados... o primeiro de muitos, numa noite de inspiração do camisola número 96. Novo empate, desta feita aos 14 pontos, reação dos alemães, mas José Barbosa, em cima do soar da buzina, com um lançamento exterior, colocou o marcador em 21-20. Um ponto a separar as duas formações, justo para o produzido!

Reentrada fortíssima dos comandados de Norberto Alves a mostrar ao que iam e Ivan Almeida colocou o Benfica na dianteira. Com 21-26, o técnico da formação germânica parou o jogo e o empate surgiu (26-26), mas Tomás Barroso, como tão bem sabe, disparou para o voo da águia. Enorme Benfica em quadra, a colocar o marcador em 26-37, onze pontos de diferença, e a obrigar a nova paragem no cronómetro. Firmes, os encarnados não se atemorizaram e os 33-44 ao intervalo eram sintomáticos da qualidade demonstrada.

Betinho

O 3.º quarto foi espetacular! Houve de tudo, com Ivan Almeida a pegar na batuta e a ser fulcral, coroando um jogo coletivo de entrega, vontade e abnegação, com o David a mostrar ao Golias que esta é a camisola do Glorioso! Triplos, afundanços, "abafos", momentos de espetacularidade e um 59-70 a fechar para gáudio dos adeptos, incansáveis no apoio à equipa.

Derradeiros dez minutos a separar o Benfica do sonho... e algum nervosismo e turn overs de parte a parte, com as formações a acusarem o peso da responsabilidade. O Brose Bamberg não atirou a toalha ao chão, lutou até ao final, mas este Benfica, personalizado, a jogar coletivamente, com uma defesa agressiva e assertivo no ataque, estava imperial. Ivan Almeida continuou a dar show, marcou 39 pontos para além de decisivo em outros parâmetros do desafio, e o Glorioso ganhou!

73-87, um resultado que permite às águias uma qualificação inédita para a fase de grupos da Liga dos Campeões, onde vão alinhar no grupo F da prova com BAXI Manresa, VEF Riga e Limoges CSP.

DECLARAÇÕES

Norberto Alves

Norberto Alves (treinador): "Estamos muito contentes, os jogadores mereciam muito isto, como o Tomás Barroso que está aqui há uma vida. Quem conhece o nível do Bamberg, percebeu o que fizemos e nunca nenhuma equipa portuguesa tinha estado na Liga dos Campeões. Estou muito satisfeito pelos nossos adeptos que nos empurraram de uma maneira impressionante para ganhar. Quero dizer-lhes obrigado por terem estado aqui! Acreditaram como nós! Defendemos muito bem, raramente cometemos erros, e no ataque fomos inteligentes. Foi um trabalho coletivo, como tinha dito antes do jogo. Eles são de outro planeta, mas os jogadores acreditaram muito. Eles esperavam que viéssemos com atitude que não fosse vencedora. Pressionámos no campo inteiro até à exaustão."

Ivan Almeida

Ivan Almeida (extremo): "Já sabia que íamos à Champions! Quando vejo os dois plantéis, somos mais fortes que eles. Temos de saber valorizar-nos. Ganhámos o jogo na defesa, dá para ver a química da equipa em campo."

Tomás Barroso

Tomás Barroso (base e capitão): "Só tenho a agradecer a oportunidade. Foi mais um dia em que tive a honra de vestir esta camisola, agradecer ao treinador, e ao Benfica por organizar esta ronda. Estamos a desfrutar o que é o Benfica! O que disse no balneário foi que quando vestimos esta camisola nunca nos podemos considerar inferiores a outras equipas. Partimos para cada jogo para ganhar! Arrisco-me dizer que se houver este ambiente sempre em casa, não perderemos nenhum jogo."

Toney Douglas

Toney Douglas (base): "É uma sensação fantástica. Os adeptos acreditaram em nós, todos nós acreditámos e alcançámos o apuramento. Seremos sempre relembrados por ter feito história, há que desfrutar, mas agora ainda há muito trabalho para fazer." 

Equipa festejos

Brose Bamberg-Benfica
73-87
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Toney Douglas, Aaron Broussard, Betinho Gomes, Ivan Almeida e Terrell Carter
Suplentes
José Barbosa, Makram Romdhane, Maik Zirbes, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial do Brose Bamberg
Amir Bell, Jaromir Bohacik, Gabriel Chachashvili, Christian Sengfelder e Justin Wright-Foreman
Suplentes
Tyreese Blunt, Patrick Heckmann, Vaidas Kariniauska, Spencer Reaves, Jannis Sonnefeld, Kevin Wohlrath e Solomon Young
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
21-20 33-44 59-70 73-87
Pontuadores do Benfica
 Ivan Almeida (39), Terrell Carter (10), Toney Douglas (10), Aaron Broussard (8), James Ellisor (6), José Barbosa (5), Makram Romdhane (4), Tomás Barroso (3) e Betinho Gomes (2)

Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Trindade / SL Benfica
Última atualização: 25 de setembro de 2022

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar