Futebol

07 outubro 2022, 16h18

Odysseas

Benfica e Rio Ave encontram-se neste sábado, às 18h00, no Estádio da Luz, em jogo da 9.ª jornada da Liga Bwin. Os encarnados procuram novo triunfo na competição, perante um adversário que nunca venceu nas partidas realizadas na Catedral.

O histórico entre benfiquistas e vila-condenses é bem favorável aos encarnados. Em 65 jogos realizados, o conjunto da Luz venceu por 49 vezes e empatou 11.

Nesta época o Rio Ave ainda não conseguiu vencer fora do seu reduto. A equipa treinada por Luís Freire está atualmente na 10.ª posição, com nove pontos, fruto de duas vitórias (em casa diante do FC Porto por 3-1 e do Santa Clara por 1-0) e de três empates (todos eles longe de Vila do Conde). Em sentido inverso está o Benfica, líder do Campeonato com 22 pontos, resultantes de sete triunfos e um empate, com um saldo 100 por cento vitorioso nos jogos em casa.

Benfica-Vizela 5.ª jornada da Liga Bwin

Os encarnados têm atualmente a defesa menos batida da prova, com apenas três golos consentidos, e são igualmente a equipa que menos remates concede à sua baliza (uma média de 3,83 remates permitidos por jogo, segundo a plataforma Wyscout).

Forte na defesa e dominador no jogo, o Benfica é a equipa com mais posse de bola (67%) na Liga portuguesa, sendo também líder nos passes realizados (um total de 5130), com uma taxa de passes por minuto de posse de 16,3. O conjunto treinado por Roger Schmidt é ainda o que mais cruzamentos faz (média de 20,9 por jogo).

Do outro lado, não sendo o conjunto que mais golos sofre (Marítimo, Arouca e Paços de Ferreira consentiram mais), o Rio Ave é o lado oposto do Benfica no que diz respeito a remates permitidos por jogo (uma média de 15,57 remates concedidos por partida). Em Vila do Conde reside o guarda-redes com mais defesas na Liga: Jhonatan Luiz totaliza 41 intervenções decisivas em oito jornadas.

Luís Freire

Na última jornada, o Rio Ave regressou aos triunfos, superando o Santa Clara, em Vila do Conde, por 1-0. Luís Freire fez alinhar de início: Jhonatan Luiz, Josué Sá, Aderllan Santos, Patrick William, Andreas Samaris (antigo médio do Benfica de regresso a Portugal após passagem pelo Fortuna Sittard, dos Países Baixos), Costinha, Miguel Baeza, João Graça, Pedro Amaral, Yakubu Aziz (melhor marcador da equipa com cinco golos) e Emmanuel Boateng.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos:  Arquivo / SL Benfica e Facebook Rio Ave FC
Última atualização: 7 de outubro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar