Basquetebol Feminino

26 outubro 2022, 11h28

Grupo

Equipa feminina de basquetebol

Pela primeira vez na história, a equipa feminina de basquetebol do Benfica vai participar nas competições europeias. Na EuroCup, as campeãs nacionais estreiam-se nesta quinta-feira, 27 de outubro (18h30), na Suíça, diante do BCF Elfic Fribourg.

Em antevisão ao duelo com as helvéticas, o treinador Eugénio Rodrigues destaca o "momento histórico para o Clube".

"É o primeiro jogo europeu de uma equipa de basquetebol feminino a este nível, e apesar de ser a segunda competição europeia, é uma prova duríssima. Tem algumas das melhores jogadoras do mundo e temos noção que este marco histórico é um processo. É uma estação de partida, um primeiro momento de aprendizagem para perceber a que distância estamos das nossas congéneres europeias", disse o treinador do Benfica, à BTV.

Independentemente da ausência de experiência a este nível, o ADN mantém-se.

"O sentimento é de continuar a ter ganas de vencer, aliado ao mindset de perceber que é um processo longo", completou o técnico.

Eugénio Rodrigues

"O sentimento é de continuar a ter ganas de vencer, sabendo que este é um processo longo"

Eugénio Rodrigues

Eugénio Rodrigues preparou a equipa do Benfica para um rival "muito físico com jogadoras de várias nacionalidades de muita valia".

"O nosso adversário é uma equipa muitíssimo polivalente, fortíssima do ponto de vista defensivo. Joga em casa, o que é um fator importante e que pesa", reconheceu o técnico encarnado.

Concluída uma dupla jornada vitoriosa na Madeira para o Campeonato Nacional, Eugénio Rodrigues espera "tentar otimizar os pontos fortes" do Benfica e contrariar os pontos fortes das suíças, continuando com elevados índices de concentração.

"Não há mudança de chip, porque a competição interna é nivelada, na maioria dos casos. Temos pela frente um embate difícil, mas contamos com uma ótima fisiologista, que trabalha 24 horas por dia. Este mesociclo está preparado até dezembro e vamos fazer a gestão dos nossos recursos", referiu.

Na Suíça, Eugénio Rodrigues conta com o apoio da "diáspora Benfiquista".

"Na Suíça, há muitos emigrantes portugueses e vamos ter oportunidade de estar com alguns deles. Nas redes sociais já noto uma grande atividade nesse sentido, e queremos contar com apoio deles, porque tem sido muito importante", ressaltou o treinador. Eugénio Rodrigues perspetiva uma "comunhão entre equipa e adeptos" neste "momento histórico".

Joana Soeiro 

Capitã de equipa, Joana Soeiro considera que a presença nas competições europeias é de uma "importância gigante para o projeto do Clube". "É uma honra poder representar o Clube na elite europeia, estamos muito motivadas e ansiosas", sublinhou a base do Benfica, garantindo "muita vontade" do coletivo.

"O Fribourg é experiente, tem atletas mais velhas e uma média de idades muito superior à nossa. Estamos a reunir estratégias para contrariá-las. Temos jogadoras muito novas e que trazem muita intensidade ao jogo, o que normalmente é o antídoto para equipas experientes que gostam jogar mais a meio-campo", apontou Joana Soeiro.

Com o grupo "motivado para trazer vitórias", a presença dos adeptos nos pavilhões será importante, como destaca a jogadora encarnada.

"Já recebi mensagens nas redes sociais por parte de muitos Benfiquistas que vão estar não só na Suíça como no Luxemburgo e na Bélgica, os outros países que iremos visitar. Dizem-me que já têm o dia marcado no calendário e que estarão lá a apoiarem-nos, e isso é essencial", revelou. "Lá fora, ter Benfiquistas nas bancadas e ouvir as suas vozes em arenas grandes tem um peso maior. Quero agradecer já a todos", completou.

As encarnadas integram o grupo G, juntamente com Basket Namur Capitale (Bélgica) e Basket T71 Diddeleng (Luxemburgo), além do Fribourg (Suíça).

Texto: Redação
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas