Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol Feminino
O Benfica estreia-se nesta quinta-feira na EuroCup, na Suíça, frente ao Fribourg. Eugénio Rodrigues e Joana Soeiro reconhecem valia ao adversário.
26 outubro 2022, 11h28
Equipa feminina de basquetebol
Em antevisão ao duelo com as helvéticas, o treinador Eugénio Rodrigues destaca o "momento histórico para o Clube".
"É o primeiro jogo europeu de uma equipa de basquetebol feminino a este nível, e apesar de ser a segunda competição europeia, é uma prova duríssima. Tem algumas das melhores jogadoras do mundo e temos noção que este marco histórico é um processo. É uma estação de partida, um primeiro momento de aprendizagem para perceber a que distância estamos das nossas congéneres europeias", disse o treinador do Benfica, à BTV.
Independentemente da ausência de experiência a este nível, o ADN mantém-se.
"O sentimento é de continuar a ter ganas de vencer, aliado ao mindset de perceber que é um processo longo", completou o técnico.
"O sentimento é de continuar a ter ganas de vencer, sabendo que este é um processo longo"
Eugénio Rodrigues
Eugénio Rodrigues preparou a equipa do Benfica para um rival "muito físico com jogadoras de várias nacionalidades de muita valia".
"O nosso adversário é uma equipa muitíssimo polivalente, fortíssima do ponto de vista defensivo. Joga em casa, o que é um fator importante e que pesa", reconheceu o técnico encarnado.
Concluída uma dupla jornada vitoriosa na Madeira para o Campeonato Nacional, Eugénio Rodrigues espera "tentar otimizar os pontos fortes" do Benfica e contrariar os pontos fortes das suíças, continuando com elevados índices de concentração.
"Não há mudança de chip, porque a competição interna é nivelada, na maioria dos casos. Temos pela frente um embate difícil, mas contamos com uma ótima fisiologista, que trabalha 24 horas por dia. Este mesociclo está preparado até dezembro e vamos fazer a gestão dos nossos recursos", referiu.
Na Suíça, Eugénio Rodrigues conta com o apoio da "diáspora Benfiquista".
"Na Suíça, há muitos emigrantes portugueses e vamos ter oportunidade de estar com alguns deles. Nas redes sociais já noto uma grande atividade nesse sentido, e queremos contar com apoio deles, porque tem sido muito importante", ressaltou o treinador. Eugénio Rodrigues perspetiva uma "comunhão entre equipa e adeptos" neste "momento histórico".
Capitã de equipa, Joana Soeiro considera que a presença nas competições europeias é de uma "importância gigante para o projeto do Clube". "É uma honra poder representar o Clube na elite europeia, estamos muito motivadas e ansiosas", sublinhou a base do Benfica, garantindo "muita vontade" do coletivo.
"O Fribourg é experiente, tem atletas mais velhas e uma média de idades muito superior à nossa. Estamos a reunir estratégias para contrariá-las. Temos jogadoras muito novas e que trazem muita intensidade ao jogo, o que normalmente é o antídoto para equipas experientes que gostam jogar mais a meio-campo", apontou Joana Soeiro.
Com o grupo "motivado para trazer vitórias", a presença dos adeptos nos pavilhões será importante, como destaca a jogadora encarnada.
"Já recebi mensagens nas redes sociais por parte de muitos Benfiquistas que vão estar não só na Suíça como no Luxemburgo e na Bélgica, os outros países que iremos visitar. Dizem-me que já têm o dia marcado no calendário e que estarão lá a apoiarem-nos, e isso é essencial", revelou. "Lá fora, ter Benfiquistas nas bancadas e ouvir as suas vozes em arenas grandes tem um peso maior. Quero agradecer já a todos", completou.
As encarnadas integram o grupo G, juntamente com Basket Namur Capitale (Bélgica) e Basket T71 Diddeleng (Luxemburgo), além do Fribourg (Suíça).
Texto: Redação
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024