Basquetebol

02 novembro 2022, 23h05

Equipa

Equipa do Benfica

RESUMO DO JOGO

O Benfica levou de vencida a Oliveirense (69-73), na noite desta quarta-feira, 2 de novembro, e manteve um trajeto cem por cento vitorioso na Liga Betclic.

Em Oliveira de Azeméis, perante 987 espectadores, os encarnados ultrapassaram um adversário que criou dificuldades e só a segundos do final é que o triunfo pôde ser saboreado.

Na antevisão à partida da 8.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato, o base José Barbosa alertara para a necessidade de "impor ritmo" e o Benfica teve uma entrada demolidora.

No 1.º quarto, um triplo de Toney Douglas e mais dois pontos do mesmo atleta a dois minutos do final deram uma vantagem de nove pontos (9-18), a maior alcançada nesta fase.

Ao aproveitar erros do rival e com superiores índices de concentração, o Benfica cavou ainda maiores diferenças no 2.º quarto, e aos 18' vencia por 23-38.

Aguerrida, a equipa da casa não se deixou abater, reagiu e ao intervalo só perdia por sete pontos.

No 3.º quarto, o equilíbrio manteve-se e, nos derradeiros 10 minutos, embalada por Julien Ducree (19 pontos), a Oliveirense colocou-se a quatro pontos do Benfica, com um triplo de Darius Carter a 37 segundos do final (65-69).

Com frieza e clarividência, os campeões nacionais não cederam à aproximação (69-71) e Terrell Carter, com dois lances livres, terminou com as aspirações da Oliveirense.

Toney Douglas foi o melhor pontuador do Benfica (18 pontos), com 75 por cento de eficácia nos lançamentos de dois pontos e 33 por cento nos triplos.

Betinho

Betinho Gomes destacou-se no tiro exterior (metade das oito tentativas convertidas) e Ivan Almeida cotou-se como o elemento do Benfica mais valioso (MVP), com 15 pontos, 7 ressaltos, 1 roubo de bola e 1 assistência.

Com este resultado, os encarnados seguem no 2.º lugar, a um ponto da Oliveirense, que lidera. Porém, o Benfica tem duas rondas para cumprir, ao contrário da turma de Oliveira de Azeméis.

No fim de semana, o Benfica volta a entrar em ação longe da Luz. A equipa treinada por Norberto Alves desloca-se ao Dragão Arena para medir forças com o FC Porto. O clássico, relativo à 3.ª jornada, está agendado para as 15h00 de sábado, 5 de novembro.

Homenagem

À margem da partida com a Oliveirense, refira-se que, ao intervalo, Henrique Vieira foi homenageado a título póstumo. Figura marcante de Benfica e Oliveirense, o antigo jogador e treinador faleceu em julho, e a sua família pisou o recinto para uma sentida homenagem por parte do clube anfitrião.

Oliveirense-Benfica
69-73
Pavilhão Dr. Salvador Machado
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial da Oliveirense
Malcom Richardson, Elijah Wilson, Darius Carter, Henrique Barros e Julien Ducree
Suplentes
Guilherme Almeida, Frederico Rodrigues, André Amado, Arnette Hallman, João Balseiro, Max Kouguere e Kevin Silva
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
11-20 22-20 17-17 19-16
Pontuadores do Benfica
Toney Douglas (18), Betinho Gomes (17), Ivan Almeida (15), Terrell Carter (9), Aaron Broussard (7), Makram Ben Romdhane (5) e José Barbosa (2)

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica e redes sociais
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol