Futebol

25 novembro 2022, 11h06

Chiquinho

Chiquinho marcou um dos golos do Benfica frente ao Estrela da Amadora

O Benfica entrou a ganhar nesta edição da Taça da Liga – 2-3 ante o Estrela da Amadora – e na 2.ª jornada do grupo C recebe, no Estádio da Luz, a visita do Penafiel, sábado (26 de novembro), às 20h45.

Sem conhecerem o sabor da derrota em 2022/23 – só o Paris Saint-Germain sabe também o que isso é –, as águias entram no 27.º jogo oficial em todas as competições, o segundo em altura de Mundial 2022, que afasta seis jogadores deste encontro: António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos (Portugal), Otamendi e Enzo (Argentina) e Bah (Dinamarca).

Nos anteriores 26 encontros, o Benfica conta com 23 vitórias e três empates, o que permite apresentar uma média de 2,77 pontos por jogo, algo que não encontra paralelismo no top-10 do futebol europeu.

Neres

Só Benfica e PSG não perderam nas maiores ligas da Europa, mas as águias têm a melhor média de pontos: 2,77 por jogo

Para estes números em muito alavanca a prestação numa fortaleza chamada Estádio da Luz. Em 12 jogos disputados perante o seu público, o Benfica só não derrotou o Paris Saint-Germain (empate 1-1). De resto, 11 triunfos, cinco deles de goleada, ligação com o golo que só se encontra na Alemanha. O FC Bayern é o único emblema das principais ligas do velho continente a lograr as mesmas cinco goleadas em casa. Os comandados por Roger Schmidt superam, assim, formações como Nápoles, Barcelona, Arsenal ou PSG.

Com 40 remates certeiros na Luz, os encarnados apresentam uma média de 3,33 golos por desafio, apenas superada pelos 3,5 tentos a cada 90 minutos dos bávaros no Allianz Arena. Na Catedral, o artilheiro de serviço tem sido Gonçalo Ramos, melhor marcador da Liga Bwin – nove golos – e recém-convocado para o Campeonato do Mundo 2022, com 11 tentos obtidos em 12 jogos (média de 0,92 por desafio). Só Lewandowski (Barcelona) fatura mais: 12 disparos para o fundo das redes em Camp Nou.

Benfica

Dos vencedores da Taça da Liga, o Benfica é o único que nunca perdeu em casa e tem a melhor sequência: 20 jogos seguidos a ganhar na condição de visitado

Referir que o Benfica, na Luz, bate toda a concorrência na média de pontos obtida em casa: 2,83 por partida e alcançou cinco jogos sem sofrer nenhum golo (clean sheet).

O próximo passo é na Taça da Liga, competição em que as águias voam mais alto com sete conquistas em oito finais, e com o Penafiel. O Estádio da Luz é o palco escolhido, recinto que se tem revelado uma autêntica fortaleza na prova.

Na condição de visitado, o Glorioso soma 28 jogos, com o registo de 23 vitórias e cinco empates, sendo que é o único vencedor da Taça da Liga – V. Setúbal, Benfica, SC Braga, Moreirense e Sporting – que nunca perdeu no próprio reduto. O Benfica tem, ainda, a melhor sequência da competição em casa: 20 jogos seguidos a ganhar. Referir que os da Luz, em casa, apontaram 57 golos (2,04 por duelo) e cederam 16 (0,57).

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas