Futebol

06 dezembro 2022, 20h53

Gonçalo Ramos

Gonçalo Ramos

RESUMO BTV

Mundial
Oitavos de final
RESULTADO FINAL
Portugal 6
Suíça 1
Marcadores
Gonçalo Ramos 17'
Pepe 33' 
Gonçalo Ramos 51'
Raphael Guerreiro 55'
Gonçalo Ramos 67'
Rafael Leão (90'+2')
Akanji 58' 

Com o benfiquista Gonçalo Ramos a rubricar um hat-trick (e uma assistência) na estreia a titular, Portugal venceu a Suíça, nos oitavos de final do Campeonato do Mundo 2022, por 6-1. Marrocos é o adversário nos "quartos", já no dia 10 de dezembro, sábado (15h00).

A equipa das Quinas chegou a esta fase da competição após vencer o grupo H, enquanto os helvéticos terminaram na 2.ª posição do grupo G, logo atrás do Brasil. Este foi o 26.º jogo entre as duas seleções, o primeiro num Mundial, e deu logo goleada.

Jogo equilibrado nos primeiros minutos do Estádio Lusail, com a Suíça a aplicar pressão alta sobre a defesa de Portugal, que sentia dificuldades em ligar a linha média com o ataque. Ainda assim, não havia oportunidades de golo.

Gonçalo Ramos

Gonçalo Ramos é o primeiro jogador a fazer três golos num jogo no Mundial do Catar. Desde 1990, em Itália, que não havia um futebolista a anotar um hat-trick na fase a eliminar de um Campeonato do Mundo

O safanão no jogo aconteceu por intermédio do homem da partida, aos 17'. João Félix serviu Gonçalo Ramos na área, o avançado do Benfica rodou para a baliza e, de pé esquerdo, fez sair um míssil que entrou entre o poste da baliza e Sommer. Era o 1-0 no Catar. A Suíça tentou responder aos 30' num livre direto de Shaqiri, mas Diogo Costa desviou ao de leve pela linha final.

Portugal estava melhor na partida e, aos 32', Schär, ao cortar a bola, quase fez autogolo. Na sequência do pontapé de canto apontado por Bruno Fernandes, Pepe cabeceou para o 2-0 (33'). Os helvéticos queriam reduzir e Freuler, de cabeça, ainda assustou, mas a defesa lusa afastou.

Antes do intervalo, aos 43', num contra-ataque, Gonçalo Ramos, em boa posição, permitiu a defesa a Sommer. Aos fim dos primeiros 45 minutos, o resultado era de 2-0 para a Seleção Nacional.

Gonçalo Ramos

Para o reatamento, Murat Yakin lançou Comert, mas foi Portugal a fazer mais um golo no encontro. Aos 51', Diogo Dalot cruzou da direita e Gonçalo Ramos, ao primeiro poste, desviou para o 3-0. A equipa das Quinas estava com o turbo ligado e, aos 55', novo tento luso. João Félix deu início à jogada, deixou em Gonçalo Ramos, o avançado do Benfica serviu Raphael Guerreiro na esquerda e o lateral rematou para o 4-0.

Poucos minutos volvidos, aos 58', Shaqiri marcou um pontapé de canto e Akanji, ao segundo poste, encostou para o 4-1. O avançado do Benfica, Gonçalo Ramos, já estava a fazer uma estreia de sonho a titular, mas queria mais e... conseguiu-o! Transição rápida, com Bernardo Silva a servir João Félix no corredor central, assistência para Gonçalo Ramos e o camisola 26, isolado, picou sobre Sommer e festejou o hat-trick e o 5-1.

Gonçalo Ramos é o primeiro jogador a rubricar um hat-trick no Mundial do Catar! Mais: desde 1990 que não havia um futebolista a fazer um hat-trick na fase a eliminar de um Campeonato do Mundo. O último fora o checo Skuhravy no Mundial realizado em Itália.

Gonçalo Ramos

"Num Mundial é tudo muito rápido, temos de nos focar já no próximo jogo (...) Tenho de trabalhar no máximo, e logo se vê"

Gonçalo Ramos

O jogo estava decidido. O selecionador suíço, Murat Yakin, ainda lançou Zakaria, Seferovic, Okafor e Jashari, mas o rumo já não se alterou; por outro lado, Fernando Santos deu minutos a Rúben Neves, Vitinha, Cristiano Ronaldo, Ricardo Horta e Rafael Leão, sendo que este último fez o 6-1, aos 90'+2', num remate em arco que não deu hipóteses a Sommer, após bom trabalho no corredor esquerdo.

Referir que as outras duas águias presentes na ficha de jogo, António Silva e João Mário, foram suplentes não utilizados.

A Seleção de Portugal mede forças com a congénere de Marrocos no dia 10 de dezembro (sábado), às 15h00, no Estádio Al Thumama.

Gonçalo Ramos

DECLARAÇÕES

Gonçalo Ramos (avançado do Benfica): "Num Mundial é tudo muito rápido, temos de nos focar já no próximo jogo. Titular frente a Marrocos? Esse assunto não é para mim... Tenho de trabalhar no máximo, e logo se vê. Nem nos meus melhores sonhos esperava estrear-me a titular e logo com um hat-trick. As expectativas neste Mundial são jogo a jogo e vamos encarar o jogo com Marrocos a 100 por cento."

Portugal-Suíça
6-1
Estádio Lusail
Onze de Portugal
Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Pepe, Raphael Guerreiro, William, Bernardo Silva (Rúben Neves, 81'), Otávio (Vitinha, 73'), Bruno Fernandes (Rafael Leão, 87'), João Félix (Ricardo Horta, 74') e Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo, 73')
Suplentes
Rui Patrício, José Sá, António Silva, João Cancelo, André Silva, Ricardo Horta (74'), João Mário, Rafael Leão (87'), Matheus Nunes, Rúben Neves (81'), João Palhinha, Cristiano Ronaldo (73') e Vitinha (73')
Onze da Suíça
Sommer, Fernandes, Akanji, Schär (Comert, 46'), Rodríguez, Freuler (Seferovic, 54'), Granit Xhaka, Sow (Zakaria, 54'), Shaqiri, Vargas (Okafor, 66') e Breel Embolo (Jashari, 89')
Suplentes
Kobel, Kohn, Aebischer, Comert (46'), Elvedi, Fassnacht, Frei, Jashari (89'), Okafor (66'), Omlin, Roeder, Seferovic (54'), Steffen e Zakaria (54')
Ao intervalo 2-0
Golos
Portugal: Gonçalo Ramos (17', 51' e 67'), Pepe (33'), Raphael Guerreiro (55') e Rafael Leão (90'+2'); Suíça: Akanji (58')

Gonçalo Ramos

LANCES-CHAVE

90'+2' 6-1. Rafael Leão trabalha da esquerda para dentro e remata em arco sem hipóteses para Sommer. 

67' 5-1. Transição rápida de Portugal. Bernardo Silva para João Félix, que assiste Gonçalo Ramos. Este, frente a Sommer, pica e... festeja o hat-trick!

58' 4-1. Pontapé de canto de Shaqiri para a Suíça e Akanji a desviar no segundo poste para o golo.

55' 4-0. João Félix dá início à jogada, deixa em Gonçalo Ramos, o avançado do Benfica serve Raphael Guerreiro na esquerda e o lateral remata para o golo.

51' 3-0. Cruzamento de Diogo Dalot na direita e Gonçalo Ramos, ao primeiro poste, a desviar para as redes.

33' 2-0. Pontapé de canto para Portugal cobrado por Bruno Fernandes e Pepe, de cabeça, a aumentar a diferença.

17' 1-0. Que bomba! João Félix serve Gonçalo Ramos na área, o benfiquista roda para a baliza e, de pé esquerdo, faz a bola entrar ao ângulo entre o poste e Sommer, guarda-redes suíço.

Texto: Redação
Fotos: UEFA.com e FPF
Última atualização: 6 de dezembro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas