Futebol

05 janeiro 2023, 12h03

Equipa do Benfica

Jogadores do Portimonense

O Benfica está de regresso a casa! Há mais de um mês que as águias não atuam perante o seu público no Estádio da Luz, algo que acontecerá nesta sexta-feira, 6 de janeiro, às 19h00, frente ao Portimonense, em encontro referente à 15.ª jornada da Liga Bwin. Os líderes da competição fazem o primeiro de dois duelos seguidos na condição de visitados, isto sem contar com o compromisso fora de portas perante o Varzim para a Taça de Portugal.

No primeiro duelo do ano civil, o Benfica recebe um oponente que na derradeira jornada da competição também não conseguiu averbar os três pontos em disputa, derrotado pelo Casa Pia na condição de visitado por 1-2.

É o 49.º embate oficial entre os dois emblemas, com o Benfica a registar 37 triunfos (77%) contra dois (4%) dos algarvios. Olhando apenas para o histórico de desafios no Campeonato Nacional, constatamos que as águias saíram por cima em 30 dos 38 jogos, enquanto o Portimonense obteve duas vitórias. Globalmente, nos 48 desafios, o Benfica apontou 115 golos contra 29 do rival.

Gonçalo Ramos

O encontro entre os 1.º e 8.º classificados da Liga Bwin tem como lastro um conjunto de registos estatísticos que sustentam as caminhadas das equipas na prova. As águias são o melhor ataque da competição (37 golos) e apresentam a melhor defesa (10 golos), enquanto os algarvios acumulam um registo de 13 golos marcados e 16 sofridos.

Os dados recolhidos na plataforma Wyscout permitem verificar as diferenças entre as formações em vários parâmetros como a posse de bola (64,3% contra 48,9%), o número de remates (237 contra 171), cruzamentos (319 contra 241) ou os passes efetuados (8743 contra 5333), todos favoráveis ao Benfica, que nesta partida, recorde-se, não poderá contar com Rafa, a cumprir um jogo de castigo por acumulação de cinco cartões amarelos na prova.

Benfica-Gil Vicente

No capítulo defensivo, o Portimonense é a segunda equipa em prova que mais remates consente (215), enquanto o Benfica é a que menos disparos permite (86).

Os algarvios são a formação com mais duelos defensivos disputados na Liga (1115 contra 965 dos encarnados), a segunda com mais perdas de bola (1557 contra 1376) e a mais faltosa, com 216 faltas (as águias só cometeram 174 faltas).

No último jogo oficial, frente ao Casa Pia, o técnico Paulo Sérgio colocou o Portimonense a atuar em 4x3x3, com o seguinte onze: Nakamura, Moufi, Filipe Relvas, Pedrão, Seck, Diaby, Klismahn, Paulo Estrela, Zié Ouattara, Luquinha e Yago Cariello.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Portimonense SAD
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas