Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Em declarações exclusivas ao Site oficial do Clube, o jogador do Benfica explica as razões que o levam a alinhar, aos 38 anos, pelo seu país de origem.
16 fevereiro 2023, 17h47
Betinho Gomes
Esteve ao serviço de Portugal durante 15 anos e fez parte dos elencos que obtiveram os melhores resultados de sempre da Seleção Nacional em provas da FIBA. Em 2019, apoquentado por pequenas lesões, Betinho Gomes sentiu-se forçado a terminar a relação com a turma das Quinas.
"Eu disse adeus à seleção portuguesa com a intenção de poder ter mais alguns anos como profissional", explicou Betinho em declarações exclusivas ao Site do Clube.
"Será um orgulho enorme, depois de 21 anos, voltar a representar o meu país de origem"
Betinho Gomes
Agora, aos 38 anos, Betinho Gomes foi convidado a ajudar a seleção nacional de Cabo Verde nos compromissos futuros, ele que vestira a camisola do seu país nos Sub-16.
"Surgiu esta oportunidade de ajudar Cabo Verde a qualificar-se para um Mundial, o maior palco do basquetebol, algo que pode mudar como a modalidade é vista", explicou o jogador do Benfica, que decidiu representar o seu país de origem.
Natural da Ilha do Fogo, o extremo não escondeu o orgulho por esta chamada, mas revelou que a missão é maior que um simples jogo pela seleção cabo-verdiana.
"Em primeiro lugar, escolhi fazer isto para ajudar o basquetebol cabo-verdiano. Como sabem, tenho o projeto AMINGA com a minha família, que visa mudar como se encara o desporto em Cabo Verde. Se nos qualificarmos para o Mundial, será uma motivação extra para os jovens cabo-verdianos. Em termos pessoais, será um orgulho enorme, depois de 21 anos, voltar a representar o meu país de origem", comentou.
"Aproveito também para agradecer à Federação Portuguesa de Basquetebol por permitir que este processo se tornasse possível"
Na antecâmara de um sonho perto de se tornar realidade, Betinho Gomes confessa-se grato a todos os que permitiram que a ida à seleção cabo-verdiana pudesse acontecer.
"Aproveito também para agradecer à Federação Portuguesa de Basquetebol, no nome do presidente Manuel Fernandes, por permitir que este processo se tornasse possível. Acredito que tiveram em conta os 15 anos em que representei Portugal, sempre com muita dedicação. Agradeço também à Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, no nome de Mário Correia."
Betinho Gomes (tal como o seu companheiro de equipa Ivan Almeida) vai agora representar Cabo Verde nos compromissos com a Guiné, Angola e a Costa do Marfim, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, em partidas que vão decorrer no Multiusos de Luanda e que determinam quais os participantes africanos no Mundial que acontece em agosto e setembro deste ano.
Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024