Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As duas equipas encontram-se pela 101.ª vez na história, no jogo da 24.ª jornada da Liga Bwin, que se realiza neste domingo, às 18h00, na Madeira.
11 março 2023, 13h25
Gonçalo Ramos e João Mário: os melhores marcadores da Liga Bwin
Equipa do Marítimo
Ao todo, Benfica e Marítimo defrontaram-se por 100 vezes, no somatório das competições nacionais. Os benfiquistas têm um registo claramente favorável, já que triunfaram por 70 vezes, empataram 18 e perderam apenas 12.
Nesta temporada, no único desafio disputado entre as duas equipas, à 5.ª jornada, as águias venceram por 5-0, em mais uma das boas exibições que têm patenteado ao longo da época. Dezanove jornadas depois, os dois emblemas encontram-se e a distância na tabela classificativa é acentuada.
O Benfica lidera a Liga Bwin com 62 pontos, fruto de 20 vitórias, dois empates e apenas um desaire. Quase no lugar oposto, na 16.ª posição, aparece o Marítimo, com 16 pontos, resultantes de quatro triunfos, quatros empates e 15 derrotas.
A equipa treinada por José Gomes luta para fugir aos lugares de descida, mas nos últimos seis desafios alcançou apenas uma vitória (na 22.ª jornada, com o Santa Clara). No sentido contrário estão os encarnados, que vão numa série de sete triunfos consecutivos na Liga (na ronda anterior bateram o Famalicão por 2-0).
Duas realidades bem distintas, e, analisando mais ao pormenor, percebe-se que os opostos se encaram quando os golos são o tema. Com o melhor ataque (58 golos marcados) e a melhor defesa (13 golos sofridos) à entrada da 24.ª jornada, os benfiquistas vão ter, neste domingo, pela frente o conjunto da Liga Bwin com o pior registo defensivo (42 golos consentidos). No âmbito ofensivo, os maritimistas apenas por 17 vezes colocaram a bola no fundo das redes adversárias. Um registo partilhado com Santa Clara e Paços de Ferreira (as únicas equipas abaixo da formação madeirense na classificação).
Se aprofundarmos um pouco mais, e consultando a plataforma Wyscout, percebe-se que o Benfica no capítulo ofensivo também lidera nos cruzamentos (520), toques na área (608) e cantos (183). No capítulo dos remates está na 2.ª posição com 371. Nestes aspetos do jogo, o Marítimo apenas aparece no top 5 no que diz respeito a cantos, sendo a 5.ª equipa neste ranking da Liga (132).
Os encarnados são também diferenciadores na construção de jogo, já que lideram em posse de bola, com 64,2% (o Marítimo é 8.º, com 48,9%), e em passes (14 326). Destaque ainda para a capacidade da equipa do Benfica nos passes decisivos (152), para o terço final (1709) e progressivos (1864), parâmetros onde também ocupa a 1.ª posição.
De referir ainda que, no capítulo defensivo, os encarnados são a equipa que menos remates consente (5,81 por jogo). Já o Marítimo é a 6.ª equipa que mais remates permite aos adversários (11,92 por partida).
Individualmente, destaque para Gonçalo Ramos e João Mário (com 15 e 14 golos faturados, respetivamente), que ocupam os primeiros dois lugares da lista dos melhores marcadores da Liga Bwin. O médio do Benfica está também no top 5 de assistências, com cinco, menos duas do que o líder Grimaldo, que já leva sete passes determinantes para golo.
Do lado insular, as referências estatísticas são as três assistências de Bruno Xadas e os quatro golos do defesa Cláudio Winck, melhor marcador da equipa do Marítimo. Os dois jogadores estiveram em campo na última partida dos madeirenses, com o Gil Vicente, que culminou numa derrota por 2-0. José Gomes jogou em 4x2x3x1, utilizando o seguinte onze inicial: Marcelo Carné, Cláudio Winck, Zainadine Júnior, Renê, Vítor Costa, Val (impedido de jogar na próxima partida por castigo), João Afonso, Riascos, Bruno Xadas, André Vidigal e Pablo Moreno.
Já Roger Schmidt, no mesmo sistema, fez alinhar de início, na terça-feira, diante do Club Brugge (triunfo por 5-1), os seguintes atletas: Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Aursnes, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.
Marítimo e Benfica defrontam-se neste domingo, às 18h00, no Funchal, em jogo da 24.ª jornada da Liga Bwin.
Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica / Arquivo e CS Marítimo
Última atualização: 21 de março de 2024