Futebol

11 março 2023, 13h25

Gonçalo Ramos e João Mário: os melhores marcadores da Liga Bwin

Equipa do Marítimo

O líder Benfica retorna à Liga Bwin, após o triunfo europeu, com jogo na Madeira, neste domingo, às 18h00, diante do Marítimo. Este vai ser o 101.º embate entre as duas equipas, num histórico de confrontos liderado com larga vantagem pelos encarnados.

Ao todo, Benfica e Marítimo defrontaram-se por 100 vezes, no somatório das competições nacionais. Os benfiquistas têm um registo claramente favorável, já que triunfaram por 70 vezes, empataram 18 e perderam apenas 12.

Nesta temporada, no único desafio disputado entre as duas equipas, à 5.ª jornada, as águias venceram por 5-0, em mais uma das boas exibições que têm patenteado ao longo da época. Dezanove jornadas depois, os dois emblemas encontram-se e a distância na tabela classificativa é acentuada.

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

O Benfica lidera a Liga Bwin com 62 pontos, fruto de 20 vitórias, dois empates e apenas um desaire. Quase no lugar oposto, na 16.ª posição, aparece o Marítimo, com 16 pontos, resultantes de quatro triunfos, quatros empates e 15 derrotas.

A equipa treinada por José Gomes luta para fugir aos lugares de descida, mas nos últimos seis desafios alcançou apenas uma vitória (na 22.ª jornada, com o Santa Clara). No sentido contrário estão os encarnados, que vão numa série de sete triunfos consecutivos na Liga (na ronda anterior bateram o Famalicão por 2-0).

Duas realidades bem distintas, e, analisando mais ao pormenor, percebe-se que os opostos se encaram quando os golos são o tema. Com o melhor ataque (58 golos marcados) e a melhor defesa (13 golos sofridos) à entrada da 24.ª jornada, os benfiquistas vão ter, neste domingo, pela frente o conjunto da Liga Bwin com o pior registo defensivo (42 golos consentidos). No âmbito ofensivo, os maritimistas apenas por 17 vezes colocaram a bola no fundo das redes adversárias. Um registo partilhado com Santa Clara e Paços de Ferreira (as únicas equipas abaixo da formação madeirense na classificação).

Zainadine Júnior

Se aprofundarmos um pouco mais, e consultando a plataforma Wyscout, percebe-se que o Benfica no capítulo ofensivo também lidera nos cruzamentos (520), toques na área (608) e cantos (183). No capítulo dos remates está na 2.ª posição com 371. Nestes aspetos do jogo, o Marítimo apenas aparece no top 5 no que diz respeito a cantos, sendo a 5.ª equipa neste ranking da Liga (132).

Os encarnados são também diferenciadores na construção de jogo, já que lideram em posse de bola, com 64,2% (o Marítimo é 8.º, com 48,9%), e em passes (14 326). Destaque ainda para a capacidade da equipa do Benfica nos passes decisivos (152), para o terço final (1709) e progressivos (1864), parâmetros onde também ocupa a 1.ª posição.

De referir ainda que, no capítulo defensivo, os encarnados são a equipa que menos remates consente (5,81 por jogo). Já o Marítimo é a 6.ª equipa que mais remates permite aos adversários (11,92 por partida).

Benfica-Famalicão

Individualmente, destaque para Gonçalo Ramos e João Mário (com 15 e 14 golos faturados, respetivamente), que ocupam os primeiros dois lugares da lista dos melhores marcadores da Liga Bwin. O médio do Benfica está também no top 5 de assistências, com cinco, menos duas do que o líder Grimaldo, que já leva sete passes determinantes para golo.

Do lado insular, as referências estatísticas são as três assistências de Bruno Xadas e os quatro golos do defesa Cláudio Winck, melhor marcador da equipa do Marítimo. Os dois jogadores estiveram em campo na última partida dos madeirenses, com o Gil Vicente, que culminou numa derrota por 2-0. José Gomes jogou em 4x2x3x1, utilizando o seguinte onze inicial: Marcelo Carné, Cláudio Winck, Zainadine Júnior, Renê, Vítor Costa, Val (impedido de jogar na próxima partida por castigo), João Afonso, Riascos, Bruno Xadas, André Vidigal e Pablo Moreno.

Pablo Moreno

Já Roger Schmidt, no mesmo sistema, fez alinhar de início, na terça-feira, diante do Club Brugge (triunfo por 5-1), os seguintes atletas: Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Aursnes, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.

Marítimo e Benfica defrontam-se neste domingo, às 18h00, no Funchal, em jogo da 24.ª jornada da Liga Bwin.

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: SL Benfica / Arquivo e CS Marítimo
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas