Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu (0-3) o Marítimo, neste domingo, 12 de março, em encontro da 24.ª jornada da Liga Bwin.
12 março 2023, 22h39
Neres e João Mário apontaram os golos do Benfica
A procura dos momentos de pressão por parte da equipa da casa nos primeiros minutos do encontro não foi condicionante para que o Benfica, com naturalidade, assumisse o controlo o jogo e criasse, aos 6', a primeira de várias excelentes oportunidades para marcar na etapa inicial do desafio.
João Mário, a cruzamento atrasado de Aursnes na sequência de um lançamento de linha lateral, atirou de pé esquerdo, no coração da grande área, por cima da barra. Estava dado o aviso e novas ameaças chegaram: aos 10' foi Bah a cruzar da direita com perigo, e aos 16', não fosse a ação de Cláudio Winck a tirar a bola da frente de Grimaldo, quando este estava prestes a rematar em posição frontal, o primeiro golo das águias teria surgido. Bah ainda arriscou de longe na sequência do lance de Grimaldo, mas sem sucesso.
Bah surgiu de novo em ação no minuto seguinte, carregando o ataque pelo corredor e assistindo João Mário para novo episódio de "quase golo". A bola tensa foi desviada de pé esquerdo pelo internacional português, na pequena área, por cima da barra.
Chiquinho, aos 18', e Otamendi, aos 19', também surgiram em posição de finalizar, no entanto, sem o perigo desejado.
Mas a melhor oportunidade de golo dos comandados de Roger Schmidt para chegarem à vantagem surgiu aos 28'. Aursnes foi derrubado por René Santos dentro da grande área quando se preparava para efetuar a recarga a um primeiro remate feito pelo internacional norueguês e o árbitro Fábio Veríssimo não teve dúvidas em assinalar a respetiva grande penalidade.
João Mário, na cobrança do penálti, aos 31', bateu a bola por cima da trave.
O Benfica não esmoreceu, insistiu na pressão e na procura do golo. Aos 34' valeu ao Marítimo a excelente defesa de Marcelo Carné a evitar que a bola desviada na pequena área por Neres fosse para dentro da sua baliza.
Aos 39' foi Otamendi a cabecear à figura do guardião dos insulares, que sofreram o primeiro golo no terceiro minuto dos cinco de descontos que a primeira parte teve.
João Mário insistiu na grande área, sobre a direita, e cruzou para Neres, que, desta feita, à entrada da pequena área, de pé esquerdo, bateu Marcelo Carné, apontando o seu 5.º golo nesta edição da Liga Bwin (0-1).
A primeira parte não terminou sem que o Benfica criasse mais uma oportunidade de golo, desta feita por Grimaldo. O lateral-esquerdo espanhol combinou bem no corredor com Aursnes e, já na área, disparou para excelente defesa do guardião contrário, isto aos 45'+5'.
Filme do jogo
O Benfica entrou forte no início da segunda parte e, aos 47', Aursnes surgiu em boa posição, em zona frontal, mas a bola desviou num defensor do Marítimo, saindo pela linha de fundo.
Três minutos depois viu-se a redenção de João Mário! Grimaldo cruzou da esquerda, a bola atravessou a grande área sem que Gonçalo Ramos e um defesa contrário tocassem na mesma, e João Mário, ao segundo poste, atirou para a baliza deserta, estabelecendo o 0-2.
E se a classe do futebol encarnado já se tinha visto até então, ao minuto 57 viu-se em todo o seu esplendor. Ataque rápido do Benfica pela esquerda, Neres abriu para Aursnes, que desmarcou Grimaldo na área. Este, de calcanhar, assistiu Neres, que, na passada, de pé direito, atirou para o 0-3! Que golo! Os Benfiquistas, fervorosos durante todo o encontro, ficaram eufóricos com este momento.
O Benfica manteve o controlo das operações, deu primazia à gestão da posse de bola sem perder o sentido da baliza maritimista. Um exemplo disso viu-se aos 82' quando João Neves, recém-entrado em campo tal como Musa, surgiu na cara de Marcelo Carné. O jovem formado no Benfica Campus, porém, viu o guarda-redes contrário sair rápido aos seus pés, anulando a excelente oportunidade para ampliar o marcador.
Aos 84' foi o maritimista Félix que rematou por cima, e aos 90' viram-se as estreias oficiais dos reforços Schjelderup e Tengstedt pela equipa principal das águias. Musa, aos 90'+2', assistido precisamente por Schjelderup, ainda finalizou rasteiro e em força para defesa de Marcelo Carné.
O Benfica sai da Madeira com mais três pontos, a 6.ª vitória consecutiva no Campeonato, onde atingiu a marca de 61 golos (melhor ataque, além da melhor defesa com 13 golos sofridos), mantendo a vantagem de oito pontos sobre o segundo classificado da prova, a qual lidera com 65 pontos.
Na próxima jornada, a 25.ª, o Benfica recebe o Vitória SC, encontro agendado para sábado, 18 de março, às 18h00, no Estádio da Luz.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024