Futebol feminino

13 março 2023, 11h20

Jessica Silva

Jéssica Silva

HIGHLIGHTS

A época que Jéssica Silva tem vindo a realizar, a segunda de águia ao peito, não tem deixado indiferentes os Benfiquistas. Não são só os 21 golos marcados pelo Benfica, é sobretudo um repertório técnico fora do comum, cheio daquela irreverência do futebol de rua, que tem conseguido exibir mais nesta temporada, depois de um período de adaptação que, confessa, custou a quem veio de sete anos fora de Portugal, com passagens por Suécia, Espanha, França e Estados Unidos.

Com a autoridade conferida por essa longa experiência no Primeiro Mundo do futebol feminino, a avançada sente que o Benfica tem condições para, dentro de pouco tempo, chegar ao top 10 da modalidade. Disso e de muito mais deu conta na entrevista que concedeu ao programa da BTV que fez de Jéssica Silva a protagonista da sua última edição e que também pode ser lida nas páginas do jornal O Benfica (edição de 10 de março).

Jéssica Silva

UMA DAS MAIS ENTUSIASMANTES JOGADORAS

"Como jogadora de futebol, sou uma apaixonada por aquilo que faço, e tento transmitir isso no meu jogo. Talvez seja por isso que me tratam dessa forma. Sou uma jogadora muito intensa, nota-se quando estou triste e quando estou feliz. Tem sido uma época positiva, e é natural que as pessoas sintam essa minha alegria, porque, para mim, é importante passar, para as pessoas que nos estão a ver, a felicidade por estar a fazer aquilo de que tanto gosto."

Jéssica Silva

"Como jogadora de futebol, sou uma apaixonada por aquilo que faço, e tento transmitir isso no meu jogo"

Jéssica Silva

UMA BENFIQUISTA

"Só voltei a Portugal porque era para jogar pelo meu clube. É especial, pela conotação que o Benfica tem para mim e para a minha família: para a minha avó, para o meu avô, para o meu pai. As coisas correrem-me bem, eu sentir-me bem no meu clube, porque já estou adaptada, é especial, é muito bom para mim, deixa-me contente estar a passar uma das melhores fases da minha vida representando o meu clube."

APREENSÕES NO REGRESSO A PORTUGAL

"Era uma realidade que me assustava um bocadinho, mais pela parte competitiva, por eu saber que o Campeonato não era forte, que havia poucas equipas a investir de forma séria como faz o Benfica, e isso, naturalmente, causava-me alguma ansiedade e muitas noites sem dormir, porque tinha de tomar uma decisão sobre vir ou não vir, mas já estou completamente adaptada, ainda que às vezes me custe esta falta de competitividade no Campeonato português, mas é um caminho que estamos todas a percorrer, e eu estou feliz por ajudar no processo de crescimento quer da Liga, quer do Benfica. Muito honestamente, custou-me a adaptação não só à competitividade da Liga, mas também à realidade, à dinâmica de treino aqui no Benfica, mas acho que é normal, é sempre uma mudança."

Jéssica Silva

"Só voltei a Portugal porque era para jogar pelo meu clube. É especial, pela conotação que o Benfica tem para mim e para a minha família"

O PROFISSIONALISMO DO FUTEBOL FEMININO

"Ainda não temos um Campeonato profissional, ou todo ele profissional. Há equipas profissionais, duas ou três, e provavelmente nem todas as jogadoras têm as mesmas condições ou nem todas estarão satisfeitas, portanto, há aqui um processo por concluir. Continua a haver sintéticos impraticáveis – eu joguei na Suécia, e aí também havia sintéticos, mas eram incríveis. Acredito que em poucos anos isso seja mudado. Sinto-me desprotegida quando vou jogar a alguns campos, e acho que devemos pensar na proteção das jogadoras. São sintéticos de cimento. Mas acredito que já se estará a trabalhar para que as condições sejam melhoradas quer a nível de campos, quer a nível de infraestruturas para todo um futebol. É pensar nisso como uma etapa para a profissionalização da jogadora portuguesa."

Jéssica Silva

AMBIÇÃO EUROPEIA

"Muita gente ficou surpreendida com as nossas prestações na Champions, mas eu continuo a acreditar que nós podemos fazer mais e melhor. Tivemos coisas positivas, sim, mas sinto que este grupo de trabalho tem capacidade para fazer muito melhor, e isso é bom, é fantástico. Posso dizer que o Benfica, se quiser, em poucos anos poderá estar entre as 10 melhores equipas da Europa. Digo isto pela dimensão do projeto, pela qualidade das jogadoras. Isto é um processo, nós temos de continuar a lutar, a trabalhar, a crescer, temos de aprender a olhar também para os outros. Acho, sem dúvida, que somos uma equipa que pode ir muito longe, e em muito pouco tempo."

AQUELE JOGO COM O BAYERN...

"É daqueles jogos que ficam marcados para o resto das nossas vidas. Foi um jogo que nós sentimos que esteve mesmo na palma da nossa mão – por isso é que doeu tanto –, e nós deixámos escapar. Mas a verdade é que também faz parte. Custa – e nós temos um plantel muito jovem, e às vezes pode ser mais difícil assimilar derrotas como aprendizagens –, mas o grupo, a posteriori, conseguiu perceber que foi um momento que nos fez crescer como equipa e que já nos está a dar vantagens no momento presente. Custou na altura, mas também nos trouxe alguns frutos."

A QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL

"Ainda estou a responder a mensagens de parabéns, ainda estou a digerir, a assentar as coisas na cabeça, porque, sem dúvida, é um sonho tornado realidade para mim e para muitas jogadoras, jogadoras que já não estão na Seleção, mas que a representaram ou viram a evolução do futebol feminino. É algo muito especial. Até chegarmos lá, é tentar desfrutar deste sentimento, porque é mesmo muito especial."

Jéssica Silva

"Ir jogar ao Norte ou a qualquer sítio e ter sempre adeptos lá é algo que me deixa de olhos a brilhar, muito feliz"

O POUCO DESTAQUE MEDIÁTICO

"Realmente, é uma pena. Fiquei surpreendida pela negativa. Perceber que os nossos jornais desportivos não estão capazes de pôr mulheres na primeira página sem ser em quadradinhos invisíveis, eu acho que é um caminho que tem de ser percorrido, e o que sinto é que não está a ser. Temos de dar mesmo esse passo. Tenho a certeza de que não sou a única que ficou desgostosa com as capas que vi naquele dia [de apuramento inédito de Portugal para o Mundial feminino de futebol], mas haja mudança, porque precisamos que essa mudança aconteça."

UMA MENSAGEM AOS ADEPTOS

"Em primeiro lugar, desde já, uma mensagem de agradecimento, porque, depois de sete anos fora de Portugal, chegar ao meu clube e ver que a malta vem ver-nos jogar é mesmo especial. Ir jogar ao Norte ou a qualquer sítio e ter sempre adeptos lá é algo que me deixa de olhos a brilhar, muito feliz. Portanto, primeiro uma mensagem de agradecimento e fazer-vos sentir que nós precisamos mesmo de vocês para que continuemos a crescer, precisamos mesmo da vossa atenção, porque só assim é que podemos mostrar que somos uma equipa diferente, uma equipa diferenciada, uma equipa que quer fazer as coisas da forma certa para chegar às melhores da Europa."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas