Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No derradeiro duelo antes da paragem internacional, o Benfica, reduzido a 10 elementos a partir dos 70', superou o Alverca, por 1-2, na 4.ª jornada da Liga Betclic.
31 agosto 2025, 22h20
Festejos do Benfica
Face ao anterior encontro, ante o Fenerbahçe na 2.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões (1-0), Bruno Lage operou quatro alterações na equipa inicial, promovendo as entradas de Samuel Soares, Tomás Araújo, Schjelderup e Ivanovic para os lugares de Trubin, António Silva, Aktürkoğlu e Pavlidis.
Assim, o onze escalado pelo técnico das águias foi composto por Samuel Soares, Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Barreiro, Aursnes, Schjelderup e Ivanovic.
Com a mira na vitória – de modo cumprir o último dos três objetivos definidos para a primeira fase da época, tal como Bruno Lage explanou na antevisão do embate –, os encarnados adiantaram-se com um golo madrugador, aos 5'.
Na recarga de um ataque, Barrenechea, de fora da área, cabeceou para o centro da mesma, onde Sergi Gómez fez um corte incompleto, com a bola a sobrar para Schjelderup, que, de posição privilegiada, não perdoou (0-1).
Os visitados tentaram ripostar de bola parada, volvidos quatro minutos. Na cobrança de um livre em posição lateral, Chiquinho arriscou o remate direto, que embateu nas malhas exteriores da baliza benfiquista.
Mais atacante e com o domínio da posse de bola, o Benfica passou grande parte da 1.ª metade instalado no meio-campo adversário. Por sua vez, a equipa da casa apostava nas transições ofensivas, a partir das quais criou algumas ameaças, eliminadas pela defesa vermelha e branca.
Aos 23', no flanco esquerdo, Isaac James avançou e efetuou um cruzamento para desvio de Marezi ao primeiro poste, e Samuel Soares amarrou o esférico.
Dois minutos depois, lançado na profundidade, Nuozzi, na área, rematou cruzado e rasteiro para uma bela parada do guarda-redes benfiquista. Na recarga, Isaac James atirou para fora.
Já à passagem do 33.º minuto, Nuozzi ganhou a bola na frente e cruzou para Sabit, que, na área, viu o seu remate ser bloqueado por um corte preponderante de Tomás Araújo.
Fiel aos seus princípios, o Benfica criou perigo na sequência de um dinâmico tricotado coletivo, com Richard Ríos a receber a bola à entrada da área e a disparar potente ligeiramente ao lado do alvo. Decorria o minuto 36.
Recorrendo também ao talento individual, as águias duplicaram a sua vantagem, aos 44'. Servido por Barreiro, Dedic partiu do flanco direito rumo à área, driblou Isaac James com uma finta de corpo fenomenal e rematou cruzado e rasteiro junto ao poste mais afastado (0-2). Espetacular jogada do internacional bósnio!
Filme do jogo
A fechar o 1.º tempo (45'+1'), Alex Amorim conseguiu furar pela direita e, na grande área encarnada, disparou com o pé direito para nova nega impressionante de Samuel Soares.
O começo da 2.ª parte foi agitado. Aos 50', face a um disparo colocado de Chiquinho na cobrança de um livre direto perto da linha da área, Samuel Soares esticou-se para a sua terceira grande intervenção da tarde.
Do outro lado, três minutos depois, nas sobras de um cruzamento intercetado, Schjelderup recebeu a bola na área, descaído sobre a esquerda, ultrapassou dois oponentes e atirou em força ao poste.
No 65.º minuto, Bruno Lage realizou as primeiras substituições: Florentino, Prestianni e Pavlidis renderam Richard Ríos, Schjelderup e Ivanovic.
Com o ritmo de jogo mais reduzido, o Benfica conservava a liderança e controlava o rumo da contenda, até que, aos 70', José Bessa exibiu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho a Dedic, por falta sobre Chiquinho. O defesa já havia sido admoestado no minuto 18. "Vamos estar vigilantes para perceber se estes critérios de arbitragem se vão manter", comentaria Mário Branco, diretor-geral para o futebol profissional das águias, após a partida no Ribatejo, numa breve declaração à comunicação social.
Em virtude desta ocorrência, os ribatejanos assumiram maior iniciativa de jogo, enquanto os encarnados, solidários e combativos, recuaram as linhas e cerraram fileiras. Foi neste contexto que António Silva substituiu Barreiro, aos 79'.
Ainda assim, a cinco minutos do fim do tempo regulamentar (85'), nas sobras de um corte, Davy Gui, na área, à direita, reduziu a distância no marcador com um remate forte – a bola ainda embateu no poste mais próximo antes de entrar (1-2). Foi o primeiro golo sofrido pelo coletivo vermelho e branco na presente temporada, ao 8.º jogo.
O Alverca pressionou até ao apito final, principalmente através de cruzamentos, mas, fruto da solidez do compacto bloco defensivo benfiquista, não voltou a criar oportunidades. Deste modo, o placar não sofreu mais alterações e os 3 pontos não escaparam dos comandados de Bruno Lage.
Findada a primeira fase da época com todos os objetivos alcançados – Supertaça conquistada, fase de liga da Liga dos Campeões atingida e pleno de triunfos no Campeonato Nacional –, segue-se a interrupção para os compromissos das seleções.
No regresso à competição, o Benfica enfrenta o Santa Clara, no Estádio da Luz, num duelo ainda por calendarizar da 5.ª jornada da Liga Betclic.
Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 31 de agosto de 2025