Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Bruno Lage quer um Benfica "com postura de campeão" no último desafio antes da paragem internacional, relativo à 4.ª jornada da Liga Betclic, frente a "uma equipa muito interessante", o Alverca.
30 agosto 2025, 16h25
Bruno Lage
O treinador enalteceu que a equipa encarnada enfrenta o desafio de "apresentar-se física e mentalmente com uma postura de campeão", uma vez que tem de "vencer este jogo para atingir o principal objetivo, que é ser campeão".
Adiantando que "a equipa está a recuperar bem" e que tem "a noção da importância deste jogo", o técnico assegurou que "o foco e a motivação estão no máximo", e que "os jogadores querem muito atingir os objetivos", sendo que – após a conquista da Supertaça, o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões e as vitórias nos dois primeiros compromissos na Liga – o triunfo ante os ribatejanos, no derradeiro embate antes da paragem internacional, é o último alvo desta primeira fase da temporada.
Na conferência de imprensa no Benfica Campus, Bruno Lage garantiu também que o facto de o encontro se realizar na véspera do fecho do mercado de transferências "não vai afetar, nem pode condicionar", as águias, revelando ainda que não há novas baixas no plantel – apenas Bah, Manu, Bruma e Nuno Félix continuam lesionados.
Qual é o perfil que consegue traçar desta equipa do Alverca? Por outro lado, como está a correr a recuperação da equipa, visto que há dois dias e algumas horas o Benfica estava a disputar um jogo muito físico para a Liga dos Campeões?
A equipa está a recuperar bem. Mas, mais importante do que recuperar bem fisicamente, é [recuperar] mentalmente e ter a noção da importância deste jogo. Porque, se há algo que nós aprendemos, e muito, no ano passado, é a importância dos jogos a seguir à Liga dos Campeões: a importância de vencer este tipo de jogos, a importância de jogar este tipo de jogos fora de casa a seguir à Liga dos Campeões, e o quanto é importante vencer os 3 pontos, porque é aquilo que nós queremos para o nosso objetivo maior, que é conquistar o Campeonato. Nós observámos os dois jogos que o Alverca realizou, quer com o Moreirense, quer com o SC Braga, e pareceu-me ser uma equipa muito interessante. Estamos à espera de uma linha de 5, com os laterais muito largos, 2 médios que vêm para construir o jogo e, depois, um ataque muito forte à profundidade. Vou ser honesto: até foi com alguma curiosidade que vi os movimentos do ponta de lança adversário, sempre no limite da linha, a puxar sempre a linha dos centrais para trás, a atacar muito forte – porque é muito rápido – a profundidade. As oportunidades que ele criou, em particular no jogo em casa, são realmente situações que nós temos de controlar. Por isso, fica o desafio de a equipa apresentar-se física e mentalmente com uma postura de campeão, porque nós temos de vencer este jogo para atingir o nosso principal objetivo, que é ser campeão.
"Tivemos a capacidade de manter toda a gente focada e empenhada para aquilo que é importante, que é vencer o próximo jogo"
Bruno Lage
Pergunto-lhe sobre a dupla de centrais. Vimos Tomás Araújo ser titular no Campeonato, António Silva ser titular na Liga dos Campeões. Que plano é que tem para estes dois jovens e como é que pensa gerir esta – presumo eu – boa dor de cabeça? Uma segunda questão: há uns dias falávamos aqui de um criativo. Bruno Lage questionava sobre o que é, afinal, um criativo, desvalorizando, de certa forma, a necessidade do plantel, acreditando que tem jogadores com esse perfil internamente. Ontem [sexta-feira] já todos vimos Sudakov chegar. O que é que ele pode acrescentar a este Benfica?
Olhe, eu gosto de incluir o Nico nos jovens porque, apesar dos seus 38 anos, a forma como ele recupera e treina... é realmente um jovem. E temos mais jovens que trabalham connosco. Ainda hoje tenho o compromisso, às 18h00, de ir ver o jogo da equipa B, porque temos também o Gonçalo Oliveira, o Rui Silva e o João [Fonseca], que estão a jogar e a trabalhar muito próximos de nós. O nosso compromisso com os atletas é ajudá-los a evoluir e, acima de tudo, incluí-los no onze quando acharmos essa necessidade. Satisfaz-me ter jogadores com características diferentes e, a cada momento, poder jogar com isso em função da estratégia para o jogo. Quando questionei a pergunta da criatividade foi no sentido de perceber de que tipo de criatividade é que se estava a falar. Se seriam características de jogadores, de driblar, de rematar fora da área, de fazer passes para assistir outros jogadores dentro da área. Eu acho que a nossa equipa tem um pouco disso tudo. O que falamos em termos de mercado é sempre para procurar fazer crescer a equipa, para realmente termos uma equipa muito competente e competitiva, quer internamente, assim como quando tivermos a oportunidade de jogar contra os nossos adversários. Ainda não é uma situação oficial. Há várias situações, como vocês sabem, que estão a acontecer a todo momento. Temos dois a três dias para fechar o mercado. Não é uma situação oficial. Antecipo já que não vou comentar nada que não seja oficial. Quando assim for, terei todo o prazer em falar.
É oficial, pelo menos, que o Benfica comunicou que existe um princípio de acordo em relação a Aktürkoğlu para sair do Benfica. O míster disse há poucos dias que via Aktürkoğlu feliz aqui no Benfica, mas que o futuro, a proposta, estava nas mãos do Presidente. Como é que olha para esta saída de um jogador que elogiou bastante, que era importante no plantel? Outra questão: a equipa mudou um bocadinho do ano passado para este. Entrou muita gente, saiu também muita gente. Era algo que o míster pretendia, quando começou a preparar esta época? A verdade é que o Benfica no ano passado esteve a disputar tudo, venceu a Taça da Liga. Era uma mudança assim tão grande que o míster pretendia? Era necessário?
Terei todo o gosto em responder à sua pergunta quando falarmos de mercado, mas repito aquilo que falámos já há algum tempo... Este mercado teve em consideração vários pontos: duas lesões graves, que passaram a quatro – Bah, Manu, Bruma e Nuno Félix. Tivemos de ter isso em consideração. Tivemos de ter em consideração alguns jogadores que terminaram contrato, como foi o caso do Di María. Tivemos de ter em consideração alguns jogadores em final de empréstimo que não continuaram no Clube e o reforço da equipa. Por isso, sobre o mercado, nós tivemos em consideração estes quatro pontos, e depois terei todo o gosto em aprofundar mais a minha resposta quando o mercado fechar. Sobre o Aktür [Aktürkoğlu], neste momento o ponto de situação e oficial é esse. Há uma proposta, quem de direito está a tratar do assunto. Aquilo que eu digo, e vou-me repetir, é que o Aktür esteve sempre muito feliz no Benfica e esteve sempre com um comportamento exemplar. Se assim não fosse, não nos teria ajudado a vencer o Fenerbahçe no nosso último jogo.
"Não tínhamos apenas um objetivo, temos vários objetivos ao longo da época, que é lutar por todos os títulos e vencer todos os títulos"
Já falou da importância deste jogo, e o Benfica encarou este início de época... sei que nos vai dizer que o Benfica entra em todos os jogos para ganhar, mas encarou este início de época com o objetivo muito claro de se apurar para a Liga dos Campeões. Tendo em conta que esse objetivo foi alcançado há dias, teme que possa haver algum tipo de relaxamento dos jogadores por terem conseguido esse objetivo, ainda para mais num jogo fora contra o Alverca, como referiu, e com o final do mercado também aqui a mexer com a cabeça dos jogadores? Há algum jogador lesionado que não possa participar neste jogo, além daqueles que já se conheciam?
São três perguntas, mas vou responder às três. Desde já, é uma pergunta muito interessante, vai-nos ajudar a responder sobre vários assuntos. Temos de ter essa capacidade – eu enquanto treinador, enquanto equipa técnica, enquanto estrutura – de que os jogadores se sintam sempre motivados para atingir os objetivos, porque, se assim não fosse, não teríamos conseguido, lá está, desde o momento em que foi público que havia uma proposta sobre o Aktür [Aktürkoğlu], manter o Aktür concentrado. Partiu também dele, porque foi sempre um excelente profissional, mas vocês sentiram que, independentemente de haver a proposta, ou não, ele sempre foi um excelente profissional, esteve sempre concentrado e ajudou-nos imenso no apuramento da Liga dos Campeões e na Supertaça. Não tínhamos apenas um objetivo, temos vários objetivos ao longo da época, que é lutar por todos os títulos e vencer todos os títulos, mas, numa primeira fase, tínhamos três objetivos: vencer a Supertaça – conseguimos; o apuramento para a Liga dos Campeões – conseguimos; e vencer todos os jogos de Campeonato até à paragem internacional. Por isso, o foco e a motivação estão no máximo, porque sentimos que os jogadores querem muito atingir os objetivos que temos propostos para esta época. Não temos lesionados, tirando aqueles quatro [Bah, Manu, Bruma e Nuno Félix].
Este jogo disputa-se na véspera do encerramento do mercado, e é natural que isso mexa um pouco com a cabeça dos jogadores. Isso condiciona, de alguma forma, as suas opções para este jogo? Pode afetar a prestação do Benfica?
Não vai afetar, nem pode condicionar. Uma vez mais, vou dar o exemplo do que foi com o Aktür [Aktürkoğlu]. Nós tivemos a capacidade de manter toda a gente focada e empenhada para aquilo que é importante, que é vencer o próximo jogo, os jogadores estarem todos alinhados e preparados, segundo uma determinada estratégia, para fazer sempre o melhor pelo Benfica. Por isso, acredito que, da forma como nós saímos de um jogo e até ao dia de hoje, estamos nesse caminho, de amanhã [domingo] a equipa apresentar-se na sua melhor versão, disponível para jogar e com o objetivo muito claro de vencer o jogo e conquistar os 3 pontos.
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 30 de agosto de 2025