Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Num jogo muito tático, FC Porto e Benfica empataram a zero, no clássico da 8.ª jornada da Liga Betclic, que teve lugar no Estádio do Dragão.
06 outubro 2025, 02h58
Barrenechea desarma Samu
Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes, Sudakov, Lukebakio e Pavlidis. Eis o onze escalado por José Mourinho para o clássico na cidade Invicta, que contou ainda com o apoio de milhares de Benfiquistas nas bancadas.
Personalizados, não se deixando afetar pelo ambiente, os encarnados entraram subidos no terreno, a pressionar a saída de bola dos azuis e brancos.
Do outro lado, o FC Porto não conseguia arranjar forma de quebrar a boa organização encarnada – cobria toda a zona do campo –, mas também não arriscava muito.
Com as duas equipas encaixadas, os guarda-redes pouco ou nenhum trabalho tiveram nos primeiros minutos da partida.
Sempre muito em jogo, Lukebakio funcionava como o principal dínamo ofensivo das águias, usando a sua velocidade para esticar o jogo benfiquista.
E foi do Benfica o primeiro lance de frisson do desafio. Após uma interceção de Otamendi, a bola sobrou para Pavlidis, que tocou para Richard Ríos. O médio internacional colombiano deu para Lukebakio, com este a tocar de calcanhar para Dedic, que, após avançar uns metros, deixou em Pavlidis. O avançado grego, ainda antes do meio-campo, lançou a bola nas costas da defesa azul e branca, em busca de Sudakov, e apenas uma saída arrojada de Diogo Costa impediu que o médio ucraniano ficasse em excelente posição (30').
Foi dos pés do internacional pela Ucrânia que saiu uma das melhores oportunidades do 1.º tempo. Na cobrança de um livre frontal à entrada da área – castigando falta dura de Pepê sobre o próprio –, Sudakov rematou forte e colocado, para defesa atenta, mas a dois tempos, do guarda-redes portista (32').
Dois minutos volvidos, Pepê, no interior da área, visou as redes encarnadas, mas a bola saiu por cima, sem perigo (34').
Já dentro dos últimos 5 minutos do tempo regulamentar da 1.ª parte, foi a vez de Trubin – até aqui tinha resolvido de forma segura e sem problemas as poucas ameaças azuis e brancas – negar o golo a Gabri Veiga, com uma defesa com o joelho, a remate – à queima – do médio espanhol (42'). Antes de a bola chegar a Gabri Veiga, António Silva impôs-se a tiro potente de Francisco Moura.
Pouco depois, o árbitro deu por encerrada a 1.ª parte do clássico, e as duas equipas foram com o nulo para as cabinas.
Filme do jogo
Sem se registarem alterações nas duas formações, o 2.º tempo começou com o Benfica mais ofensivo. Aos 48', Dedic soltou Lukebakio no lado direito do ataque, o avançado belga fugiu a Bednarek, mas o central polaco fez uma falta em zona perigosa.
Na conversão do livre, o mesmo Lukebakio colocou a bola no coração da área, à procura do desvio de Pavlidis, mas Diogo Costa conseguiu socar o esférico (49').
O duelo voltou a ficar amarrado, e só aos 63' é que o golo voltou a rondar – e de que maneira... – uma das balizas.
Num livre cobrado no lado esquerdo do ataque, Sudakov endossou para o interior da área, onde Kiwior, na busca de aliviar, desviou a bola para a barra da própria baliza. O Benfica muito perto de alcançar a vantagem no marcador.
Muito tático o jogo, não havia maneira de nenhuma das equipas conseguir desenvencilhar-se das teias montadas, com a bola a rondar as duas áreas, mas sem real perigo.
Aos 80', José Mourinho fez a primeira alteração na equipa, com a entrada de Barreiro para o lugar de Lukebakio.
Aos 87', mais uma investida de Dedic deixou a defesa azul e branca em calafrios. Beneficiando de uma excelente variação de jogo de Barrenechea, o defesa bósnio fletiu da direita para a esquerda, passou por dois adversários, serviu Sudakov, que, na esquerda, tentou devolver a Dedic, mas a bola foi intercetada.
Ao 90', nova alteração nas águias: Tomás Araújo tomou a vez de Sudakov.
Rodrigo Mora, ao 90'+2', ameaçou o Benfica. Num lance de contra-ataque conduzido por Deniz Gül, o jovem português enviou uma bola ao ferro horizontal da baliza de Trubin.
Até ao final, nota para a entrada de João Rego para o lugar de Dahl (90'+4').
Dois minutos depois, o árbitro Miguel Nogueira deu por terminado o desafio (0-0), cada equipa levou 1 ponto, com Dedic a levar para Lisboa o prémio de Man of the Match.
Antes de recolherem ao balneário, os jogadores encarnados dirigiram-se para junto da zona onde estavam os Benfiquistas e agradeceram um apoio que foi audível durante todo o desafio.
Do primeiro ao último minuto, os adeptos das águias puxaram, incentivaram e fizeram-se ouvir, numa clara demonstração da força do lema: Seja onde for!
Chegada a janela FIFA – pausa para os compromissos das seleções nacionais –, o Benfica volta a entrar em campo no dia 17 de outubro, às 19h30. Novamente no Norte do país, a equipa encarnada joga em Chaves, em partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Texto: João André Silva
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 6 de outubro de 2025