Fundação Benfica

15 março 2023, 19h47

Benfica Faz Bem

"Benfica Faz Bem" na EB1 n.º 1 do Lavradio

A Fundação Benfica, no âmbito do projeto "Benfica Faz Bem", esteve nesta quarta-feira, 15 de março, na Escola EB1 n.º 1 do Lavradio. Uma ação que criou uma tarde bem especial para mais de 180 crianças que tiveram a possibilidade de interagir com os futebolistas Martim Neto e Gerson Sousa e com os andebolistas Gustavo Capdeville e Alexis Borges.

No imaginário de cada criança existe um herói, uma referência ou até um ídolo. De jogos de futebol feitos em campos improvisados, com balizas desenhadas na parede, aos desfiles de moda ensaiados num corredor da escola, em cada ser de tenra idade há um sonho, uma ingénua ambição de ser como alguém.

O desporto, aglutinador e mediático, ocupa uma parte considerável no imaginário infantil e, talvez por isso, as mais de 180 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos) da EB1 n.º1 do Lavradio tenham vivido uma experiência que vão recordar por muito tempo.

"O Benfica faz bem", projeto da Fundação Benfica, levou até este estabelecimento de ensino quatro atletas do Clube. Martim Neto e Gerson Sousa, da equipa B de futebol, e os andebolistas, Gustavo Capdeville e Alexis Borges.

Benfica Faz Bem

"Temos uma missão de as [crianças] motivar, não só para o desporto, mas também para a escola"

Gerson Sousa

Bem comportados, organizados (escondendo algum nervosismo e ansiedade) os meninos e as meninas tomaram o seu lugar e esperaram pelo tão ambicionado momento. O entusiasmo refreado acabou por inevitavelmente "explodir" quando os atletas benfiquistas entraram em cena.

Os pequeninos fizeram muitas perguntas aos craques, que não se furtaram a responder às dúvidas colocadas.

"É uma ação que deixa as crianças felizes. Muitas delas têm o sonho de se tornarem desportistas. Temos uma missão de as motivar, não só para o desporto, mas também para a escola", explicou Gerson Sousa, em declarações ao Site Oficial do Clube.

Benfica Faz Bem

"É importante para elas [crianças] ouvirem um pouco do que é a nossa vida e o que fizemos para chegar onde chegámos"

Martim Neto

Visivelmente satisfeitos por estarem a viver um momento de partilha de conhecimento com os mais novos, os atletas benfiquistas sentiram o compromisso de tentarem educar quem tanto os imita.

"As crianças gostam muito destas ações e de estarem connosco. É importante para elas ouvirem um pouco do que é a nossa vida e o que fizemos para chegar onde chegámos. É sempre importante para nós ajudá-las no que é preciso", referiu Martim Neto.

Para além dos atletas do Benfica, também António Franco, coordenador da Escola de Futebol Benfica do Barreiro, marcou presença e respondeu às dúvidas dos petizes.

"Queremos enraizar uma nova dinâmica à Escola de Futebol, tentando aproximar-nos da população escolar. Esta escola recebeu-nos e pudemos dar a conhecer o nosso trabalho e as atividades do nosso Clube, neste caso em parceria com a Fundação Benfica", revelou António Franco.

Benfica Faz Bem

"Fico feliz por poder transmitir uma mensagem"

Gustavo Capdeville

A ação teve ainda uma participação especial e surpreendente. A águia Vitória, acompanhada do treinador André Rodrigues, foi recebida com a ovação da tarde (e que momento!). Uma plateia que correspondeu à surpresa com um conhecimento ímpar sobre as águias do Benfica.

Depois das perguntas, os autógrafos. Momentos de partilha com muitas assinaturas e abraços. E, perante a inocência da juventude, a nostalgia também toma o seu lugar, afinal já todos fomos crianças.

"Eu era como elas, sonhador. Nunca pensei chegar a este nível, mas sonhava com isso. Quando era criança via os craques na televisão, nunca tive a felicidade de interagir com atletas de referência. Fico feliz por poder transmitir uma mensagem, de haver a possibilidade destas crianças falarem connosco. Para eles significa muito", contou Gustavo Capdeville.

Benfica Faz Bem

"É importante para elas perceberem que o desporto é algo que podem ter na vida"

Alexis Borges

"É algo especial. É bom porque todos nós passámos por esta idade, e eu, quando era criança, nunca tive uma oportunidade destas. Para elas foi emocionante, e é importante  perceberem que o desporto é algo que podem ter na vida", partilhou Alexis Borges.

A EB1 n.º 1 do Lavradio está incluída no projeto da Fundação "Kid Fun - Educação Valores" desde 2015, e esta iniciativa do "Benfica faz bem" foi mais um passo dado para passar a mensagem positiva que pode vir do desporto, como explicou Ângela Farinha, coordenadora do estabelecimento de ensino.

Benfica Faz Bem

"Acho que é muito importante os nossos pequeninos, que começam a dar os primeiros passos, terem referências para poderem seguir os passos. A nossa sociedade está muito carregada de tecnologias e de computadores, de crianças muito fechadas socialmente. O desporto, o poderem ver ao vivo as suas referências, é fundamental", salientou.

Se dúvidas houvesse, o sorriso das crianças revela tudo. A importância da atividade física, de hábitos de vida saudáveis e do bom aproveitamento escolar, é uma missão que diz respeito a todos nós, adultos, e, neste caso preciso, uma vez mais, foi momento para poder dizer que realmente "O Benfica faz bem".

 

Texto: Nuno Miguel Machado
Fotos: Tania Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Andebol