Futebol

25 novembro 2025, 22h30

Ajax-Benfica-60

Festejos do Benfica em Amesterdão

Numa exibição com "cérebro" e "coração", tal como José Mourinho havia solicitado na antevisão do embate, o Benfica bateu o Ajax, por 0-2, nesta terça-feira, 25 de novembro, na Johan Cruijff Arena, numa partida da 5.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

O treinador benfiquista apresentou Trubin, Dahl, Richard Ríos, Barreiro e Sudakov como novidades no onze inicial, comparativamente ao eleito para o embate da Taça de Portugal com o Atlético CP (0-2). Em sentido inverso, Samuel Soares, Tomás Araújo, Rodrigo Rêgo, João Rego e Ivanovic transitaram para o banco de suplentes.

Assim, os titulares encarnados em Amesterdão foram os seguintes: Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Barreiro, Aursnes, Sudakov e Pavlidis.

As águias entraram a todo o gás na contenda, assumindo a dianteira logo aos 6'. Num canto à direita, Sudakov levantou a bola para a área, Richard Ríos cabeceou para uma defesa difícil do guarda-redes Jaros, e o esférico sobrou para o espaço ocupado por Dahl na zona de rigor, com o lateral a aplicar um violento remate de pé esquerdo ao ângulo superior direito (0-1). Espetacular pontapé do internacional sueco, eleito o Player of the Match!

Ajax-Benfica-7

Menos de 10 minutos volvidos (15'), Dahl recuperou a bola à esquerda do meio-campo oponente, adiantou para Barreiro, e este colocou em Pavlidis na área, tendo o avançado disparado potente muito próximo da baliza.

Contudo, com o desenrolar da 1.ª parte, o Ajax, em desvantagem, foi assumindo maior iniciativa de jogo. Com menos bola para atacar, o Benfica cerrou fileiras e, cerebralmente organizado, concedeu pouco espaço aos oponentes.

Deste modo, o duelo afastou-se das balizas no remanescente da metade inaugural, com exceção para um lance aos 33', no qual, à direita, Bounida picou para Klaassen, que, na área, sem deixar a bola cair, atirou forte e à queima-roupa para uma enorme parada de Trubin.

Ajax-Benfica-40

Regressados dos balneários, os neerlandeses criaram duas ocasiões de perigo no arranque da etapa complementar: Bounida cortou da direita para dentro e rematou forte para defesa atenta de Trubin (50'); e Taylor descobriu Weghorst na área, o qual tocou para Klaassen, que, isolado em posição privilegiada, errou o alvo (52').

Apesar da reação da equipa da casa, os benfiquistas, sempre solidários e compactos, sustiveram o ímpeto adversário e, a tempos, também ameaçaram as redes contrárias, nomeadamente com tiros de meia distância transviados de Barrenechea (53') e de Pavlidis (61').

Já à passagem dos 72', Jaros teve mesmo de se aplicar para evitar um tento vermelho e branco. Richard Ríos lançou Sudakov no contra-ataque, o qual conduziu até às imediações da área antes de entregar a Aursnes no interior da mesma, à direita. O médio atrasou ligeiramente para Dedic, e este fuzilou o guarda-redes, que defendeu instintivamente.

Ajax-Benfica-36

A única outra oportunidade dos visitados surgiu no 77.º minuto, quando, lançado à esquerda da área, Gloukh rematou de ângulo reduzido para bloqueio seguro de Trubin.

Pouco depois (81'), na primeira substituição encarnada, Tomás Araújo entrou para o lugar de Sudakov.

No último minuto do tempo regulamentar (90'), num lance repleto de coração, crença e garra, Barreiro, no meio-campo, amorteceu um alívio de Tomás Araújo e entregou a Aursnes, que esperou a subida do internacional luxemburguês e executou um preciso passe a rasgar. Numa impressionante arrancada – especialmente tendo em conta a fase avançada do jogo –, o médio ganhou na velocidade a Itakura e, já na área, finalizou de forma feroz com o pé esquerdo para o segundo golo benfiquista (0-2), que sentenciou o triunfo.

Ajax-Benfica-67

Até ao apito final, houve ainda tempo para dois momentos especiais: aos 90'+2', Manu rendeu Pavlidis e voltou à competição após a grave lesão contraída em 8 de fevereiro de 2025; e, substituindo Barreiro, Rodrigo Rêgo debutou na Liga dos Campeões – Dahl e Barreiro também se estrearam a marcar na liga milionária.

Com os primeiros 3 pontos na presente fase de liga da Liga dos Campeões no bolso, o Benfica compete no Estádio da Madeira às 18h00 deste sábado, 29 de novembro, ante o Nacional, num desafio da 12.ª jornada da Liga Betclic.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas