Canoagem

26 março 2023, 17h35

Benfica

Fernando Pimenta conquistou o 15.º título consecutivo... Incrível!

Os canoístas do SL Benfica, Fernando Pimenta, Teresa Portela e João Duarte (Sub-23) sagraram-se, nesta tarde de domingo, 26 de março, Campeões Nacionais de Fundo em K1, nas respetivas categorias! João Ribeiro conquistou o bronze!

Numa prova histórica na modalidade de canoagem em Portugal, pois trata-se da competição lusa que conta com o maior número de participação de atletas entre todas as especialidades e ainda como os principais nomes da Canoagem Portuguesa, domínio encarnado nos pódios em Mirandela!

Em K1 5000 metros masculinos, Fernando Pimenta não deu hipóteses e conquistou o seu 15.º título consecutivo... imbatível desde 2009 e detentor do recorde desde então (18m23s73). Emanuel Silva ficou em 2.º lugar e João Ribeiro, também ele atleta do SL Benfica, fechou o pódio na 3.ª posição.

"É tentar dar o nosso melhor todos os dias. Estava um pouco em baixo de forma, mas tentei recuperar o melhor possível. Estou superfeliz por ter conseguido o meu 15.º título consecutivo de fundo. É muito especial, porque é um feito inédito, quer na canoagem, quer no desporto nacional. Hoje, quem ganha é a Canoagem. Este é um ano especial, gosto de ganhar em todas as competições, e o objetivo é conseguir de forma clara o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris", explicou Fernando Pimenta.

Numa das "provas-rainha da canoagem nacional", Fernando Pimenta completou a distância em 20m34s73 num "dia memorável", e mostrou-se satisfeito por brindar todos os adeptos com "uma grande regata". "Conseguimos cativar todos os presentes nas margens do Rio Tua e engrandecer o nível competitivo e do espetáculo desportivo", completou o canoísta aos meios do Clube, entre agradecimentos ao Benfica pelo apoio demonstrado.

Benfica

No feminino, Teresa Portela (SL Benfica), vencedora das últimas duas edições do Nacional de Fundo, que conta no seu medalheiro com cinco ouros desta prova, revalidou o título. Maria Rei (2.ª) e Ana Quintão de Brito (3.ª) completaram o pódio.

"É espetacular competir aqui. Tenho conseguido ganhar e ser campeã nacional. Apesar de não ser a minha especialidade, poder representar o Benfica e ser campeã nacional pelo Clube é sempre um orgulho", admitiu Teresa Portela, que concluiu a competição em 23m18s76.

"Tenho alguma dificuldade em fazer muitos sprints durante esta prova, mas tentei desfrutar ao máximo", destacou a canoísta do Benfica.

Benfica

Em Sub-23 masculinos, mais um Campeão Nacional do SL Benfica. João Duarte foi ouro, António Neves Ribeiro prata e Luís Pacheco bronze.

Texto: Redação
Fotos: FPC
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas