Andebol Feminino

20 abril 2023, 18h45

João Alexandre Florêncio

João Alexandre Florêncio

A equipa de andebol feminino do Benfica recebe às 17h00 deste sábado, 22 de abril, o Madeira SAD, grande concorrente na luta pelo título. Vencendo a partida do Pavilhão n.º 2 da Luz, a equipa de João Alexandre Florêncio ficará a apenas três pontos de sagrar-se bicampeã. 

Vincando os cinco pontos de vantagem sobre o adversário deste sábado no topo da tabela do Campeonato Nacional, o treinador das encarnadas revelou que a equipa já deixou para trás a derrota frente às madeirenses na final da Taça da Liga (29-27) e assegurou que, no conforto do lar, a história tem tudo para ser diferente.   

João Alexandre Florêncio 

Ouça João Alexandre Florêncio

"A expectativa é boa. Desde o início da época que sabíamos que este Campeonato ia ser difícil e acabou por se confirmar. Há dois candidatos ao título. Duas equipas que estão num patamar muito superior ao das outras equipas, que são aquelas que se vão enfrentar. Diria, claramente, que é o jogo do ano para nós e pode ser o jogo do título. A semana desta vez está a correr bem. O último jogo que jogámos com o Madeira SAD deu-nos tanto trabalho que acabaram por vencer-nos. Tivemos o jogo todo a ganhar, mas, no final, deixámos fugir a vitória por algumas incidências que não nos podem preocupar, porque este jogo vai ser diferente. Em casa, com os nossos adeptos, temos tudo para ganhar, sabendo que, vencendo, ficaremos a uma vitória de sermos campeões", frisou.

João Alexandre Florêncio também garantiu esperar um "grande jogo" entre duas equipas que têm contribuído decisivamente para a evolução do andebol feminino, em Portugal.

"A participação europeia das duas equipas mostra a qualidade de cada uma delas. Fomos eliminados pelas equipas que estão na final da Taça EHF, ambas por um golo de diferença, o que reflete bem a evolução do andebol português e aquilo que o andebol feminino pode fazer a níveis internacionais. É uma evolução muito grande, porque, antigamente, não passávamos da primeira eliminatória e agora fomos bem longe. O Benfica tem uma grande responsabilidade no desenvolvimento da modalidade e vai continuar assim", disse.

João Alexandre Florêncio 

Bilhetes para o jogo

Ver mais

Num toque a reunir para um encontro que encara como uma "final", o treinador das águias desvalorizou as ausências por lesão, mostrando total confiança nas "guerreiras" que tem à sua disposição.

"Não gosto de falar disso, mas tivemos quatro jogadoras operadas e, com as cinco jogadoras que foram às seleções, acabámos por ser condicionados. Mas isso não é para valorizar, porque as que estão são guerreiras e são jogadoras à Benfica, que lutam até ao final das suas forças. Da última vez faltou-nos a força, mas tenho a certeza que neste jogo tudo será diferente. No último fim de semana disputámos duas partidas e tivemos uma quebra física a meio da segunda parte da final. Em 60 minutos vamos conseguir dar uma boa resposta e ganhar", salientou.

Ouça João Alexandre Florêncio

Por fim, João Alexandre Florêncio desafiou os Benfiquistas a encherem o Pavilhão n.º 2: "Neste caso, o andebol não tem play-off, mas, na prática, isto é uma negra. As pessoas têm de perceber que com o apoio dos Benfiquistas ficamos mais perto da vitória. Com o apoio deles vamos ganhar."

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Andebol Feminino