Reportagem

19 maio 2023, 12h03

Casa Benfica Moura

Os participantes à partida do Trail

REPORTAGEM BTV

O III Trail Cidade de Moura foi um evento que deixou de sorriso no rosto todos os 830 participantes, bem como os elementos da Casa Benfica Moura, responsáveis por uma iniciativa marcante, como mostra o programa "Pelas Casas do Benfica", da BTV.

Provindas de todo o país, as pessoas que se inscreveram aproveitaram o momento para a prática desportiva e para o convívio, que acaba por ser o mais importante.

Entre o Trail curto, longo ou simplesmente a caminhada, a escolha é diversificada. "Cada vez temos mais gente. Gostamos de receber as pessoas condignamente. Com o apoio de todas as entidades de Moura, procuramos trazer mais gente para este evento", diz José Barradas, presidente da Casa Benfica Moura – hoje, já com nova imagem.

Casa Benfica Moura

À frente da embaixada há 17 anos, o sonho do dirigente passa pela criação de mais modalidades desportivas. Na calha podem estar as escolas de andebol e de futebol. "Com o tempo, a força e o benfiquismo, vamos tentar", diz.

Para que nada falhe, o Trail começou a ser preparado com seis meses de antecedência. "No último mês, vamos para o terreno. Marcamos os trilhos e limpamos, até ao culminar de tudo com o grande dia", refere o responsável da secção de atletismo da Casa Benfica Moura, Francisco Botelho.

Casa Benfica Moura

Mais devagar, ou num ritmo acelerado, cada participante chega ao final do percurso satisfeito. A organização merece elogios. "Os participantes dizem que os trilhos estão bem marcados. Temos paisagens fantásticas, e, para uma terra do interior como a nossa, este é um projeto em franco crescimento. Tem corrido bastante bem", completa o Francisco Botelho.

Emocionada, Marisa Machado corta a meta na primeira posição. Mesmo com o calor que se faz sentir, a vencedora do Trail curto não desarma. "Um senhor acompanhou-me nos últimos quilómetros. Agradeço-lhe o apoio. Estou muito contente! Que a Casa Benfica continue a organizar esta prova. Apoiaram-nos muito, dão-nos muita força", constata.

Com a filha por perto, Nelson Bartolo, outro dos responsáveis da secção de atletismo da embaixada n.º 78, explica que este é um momento diferente e agregador. "Queremos sempre satisfazer os nossos atletas. Moura tem alegria e cor. É assim que gostamos da nossa cidade", sublinha.

Casa Benfica Moura

Atleta da Casa Benfica Moura, desta vez Inês Pereira não compete. É necessário estar entre os cerca de 70 elementos que compõem o staff da organização. "Está a ser giro! Costumo correr em Moura, a nossa terra. É especial", diz, convicta.

"O convívio é das melhores partes. Aprender com estas pessoas da Casa e poder ensinar é espetacular", salienta, vincando os conceitos de "união, família, trabalho e persistência" como chave da sua aprendizagem no trabalho da Casa. Num grande dia de convívio, não falta o Cante alentejano, nem o porco no espeto, ou um prato vegetariano para quem for adepto de outras opções.

Com o indispensável trabalho das ajudantes de cozinha, que começaram a trabalhar às 7h00, à mesa, ultrapassado o cansaço, multiplicam-se as conversas e a partilha de histórias sempre com boa-disposição.

Casa Benfica Moura

Também Benfiquista, o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, congratula o trabalho da Casa. "Esta iniciativa marca-me em particular. Não há nada melhor do que ver centenas de pessoas muito felizes no final de uma iniciativa como esta. A Casa está de parabéns. A Casa conseguiu mobilizar e unir toda a gente com as iniciativas realizadas ao longo do ano. Criam-se laços de amizade muito grandes. É bonito ver como conseguem unir toda a gente", diz o edil da cidade do interior alentejano.

Entusiasmados, os participantes já apontam à presença na próxima edição, sinal de que a iniciativa foi um êxito!

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas