Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Reportagem
O 19.º aniversário da embaixada n.º 170 do Benfica teve direito a um jantar que contou a presença de mais de 100 pessoas.
28 julho 2023, 18h16
Casa Benfica Vila Real de Santo António
O presidente Rui Jorge Nogueira foi o cicerone na hora de mostrar a embaixada – a n.º 170 do Clube – e falar sobre a mesma, que abriu portas no dia 29 de maio de 2004.
Nestes 19 anos, nem tudo foram rosas na vida desta Casa, que, durante a pandemia, esteve encerrada, só tendo reaberto em 2022. Nada que tenha retirado o ânimo a Rui Jorge Nogueira. "Vale sempre a pena por um grande símbolo, um grande nome, pelo nosso querido Sport Lisboa e Benfica vale tudo", afirmou.
Com 300 sócios, a Casa está "de boa saúde", como confirma Maria João Oliveira, presidente da Assembleia Geral, que confessou ainda que todos estão "muito satisfeitos" com a "aposta" que foi feita nas novas instalações. Até porque, segundo a interlocutora, "era impensável não existir" uma Casa Benfica em Vila Real de Santo António, uma terra que "ama o Benfica".
Entre essas três centenas de associados está o senhor António, alguém que podia ter, também ele, uma Casa Benfica própria, ou não tivesse "um museu com 5000 peças" alusivas ao Clube.
Festa que é festa tem sempre uma glória do Clube. Na celebração do 19.º aniversário da Casa Benfica Vila Real de Santo António esteve presente o lendário José Henrique, o mítico Zé Gato, guarda-redes nas épocas 1960 e 1970. "Não tenho raízes aqui, mas tenho amizade com as pessoas, devido ao carinho que me têm. Têm sempre o prazer de me convidar", explicou.
Mas esta é, como tantas outras, uma Casa Benfica multifacetada, ou seja, não é apenas um local de encontro para se assistir aos jogos do Clube. Sara Romão, responsável pela cozinha, detalha várias das atividades que têm lugar nesta embaixada, sem contar com as de lazer: "Temos eventos, almoços e jantares de solidariedade, casamentos e batizados."
Na zona exterior do espaço estava, vestido a rigor, Albino Guerreiro, sócio-fundador da Casa Benfica Vila Real de Santo António, o qual recordou o momento em que foi convidado para fazer parte do projeto.
"Fiz quatro sócios para uma Casa que ainda não existia, o presidente convidou-me para a comissão instaladora e, depois, para a direção. Ainda fui vice-presidente, agora sou apenas sócio e esta é a minha segunda casa", revelou.
Algemir é dono de uma bicicleta "mais velha" do que a CB Vila Real de Santo António, com 29 anos. "Corre o país inteiro, de Norte a Sul. Já esteve no Estádio da Luz, fosse como ponto de partida, ou como ponto de chegada", contou outro dos frequentadores do espaço.
Quem não podia deixar de estar presente era Domingos Almeida Lima, vice-presidente do Benfica, que expressou um desejo: "Esperemos que os próximos 19 anos sejam aqui. Desejo a melhor sorte a esta direção, para continuar a desenvolver o trabalho que já começou."
No meio de mais de 100 pessoas encontrava-se outro presidente. Tratava-se de Joaquim Soares, presidente da Casa Benfica Tavira, que, de forma bem-humorada, confessou ter "ciúmes" da CB Vila Real de Santo António: "Gostava de ter uma Casa como esta."
Pacheco, antigo jogador do Clube, foi outro dos presentes. "É sempre bom fazer parte da Família Benfiquista", considerou.
Texto: João André Silva
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024