Futebol feminino

10 agosto 2023, 15h37

Lúcia Alves

Sílvia Rebelo

Francisca Nazareth

Após a participação no Campeonato do Mundo 2023, ao serviço da Seleção Nacional, as nove internacionais portuguesas que estiveram no certame já se juntaram ao grupo de trabalho da equipa feminina de futebol do Benfica.

Na quarta-feira, 9 de agosto, Rute Costa, Catarina Amado, Ana Seiça, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Lúcia Alves, Andreia Norton, Francisca Nazareth e Jéssica Silva realizaram os habituais testes físicos no Benfica Campus, e estão prontas para atacar a nova época.

A ambição passa pela conquista do tetracampeonato, dando sequência ao trajeto de êxito alcançado nos últimos anos. Vindas da Nova Zelândia, as nove Inspiradoras contribuíram para a conquista de quatro pontos num grupo com os Estados Unidos, os Países Baixos e o Vietname. Foi por pouco que a passagem aos oitavos de final não foi alcançada, e agora o foco no Benfica é total, como referiu a capitã Sílvia Rebelo, à BTV.

"Sinto-me bem. Sentimo-nos aptas para começar a época. É um orgulho vestir esta camisola, estar de volta, conhecer as novas atletas e prepararmo-nos para o que aí vem", disse a experiente central, que prolongou a sua ligação ao Clube até 2024.

Benfica

"As expectativas são sempre tentar ganhar o maior número de competições possível. É para isso que estamos cá, e trabalhamos para dar vitórias ao Clube e aos nossos adeptos"

Sílvia Rebelo, capitã do Benfica

Numa época que prevê "bastante difícil e exigente", Sílvia Rebelo tem expectativas altas. A primeira meta passa por erguer a Supertaça, sendo que as encarnadas defrontam o Braga, no Benfica Campus, a 2 de setembro, na meia-final do troféu. "As expectativas são sempre tentar ganhar o maior número de competições possível. É para isso que estamos cá, e trabalhamos para dar vitórias ao Clube e aos nossos adeptos", destacou.

Também Lúcia Alves está entusiasmada e "preparada para iniciar a época". "Foram meses desgastantes, mas com certeza já tenho frescura suficiente para iniciar a época. É sempre especial! Estou cá há quatro anos, mas é como se fosse o primeiro dia. Vou desfrutar desta época como se fosse a primeira", vincou a defesa.

No horizonte está ainda a Liga dos Campeões, prova na qual as tricampeãs nacionais procuram a qualificação para a fase de grupos. Para tal, no Benfica Campus, há que superar o Cliftonville Ladies e o vencedor do BIIK Shymkent (Cazaquistão)-SFK Riga (Letónia), antes do derradeiro rival no acesso à fase seguinte.

"O objetivo é sempre o mesmo. Vamos encarar os desafios como se fossem únicos e desfrutar ao máximo em campo para sermos felizes e trazermos o máximo de troféus que conseguirmos", enfatizou Lúcia Alves.

Benfica

"O objetivo é sempre o mesmo. Vamos encarar os desafios como se fossem únicos e desfrutar ao máximo em campo para sermos felizes e trazermos o máximo de troféus que conseguirmos"

Lúcia Alves, defesa do Benfica

Francisca Nazareth é a mais nova deste trio, o que não diminui o querer. Pelo contrário, a nova camisola 10 diz-se de volta a casa, "o melhor sítio". De "sorriso na cara" pelo que o coletivo fez no Mundial, a criativa do Benfica foca-se na continuação de novos capítulos de glória.

"No Benfica, o objetivo é ganhar. O pensamento tem de ser esse, sempre, com noção e responsabilidade", afirmou. Francisca salientou a importância de respeitar os adversários, embora a ambição não tenha limites: "O objetivo é ganhar tudo o que houver para ganhar."

Benfica

"O Benfica está muito bem. Tem feito a aposta da melhor maneira e tem-nos ajudado da melhor maneira possível"

Francisca Nazareth, avançada do Benfica

"Referência" para muitas meninas, Francisca elogiou a qualidade das encarnadas. "O Benfica está muito bem. Tem feito a aposta da melhor maneira e tem-nos ajudado da melhor maneira possível, daí termos conquistado muitos títulos", vincou.

Texto: Paulo Nunes Teixeira
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 2 de abril de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino