Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os encarnados visitam o Estádio do Bessa na jornada inaugural do Campeonato Nacional 2023/24.
12 agosto 2023, 15h10
Di María
Chidozie Awaziem
A última vez que as águias iniciaram o Campeonato fora de portas foi na temporada 2021/22, então frente ao Moreirense, em encontro no qual o Benfica saiu vencedor (1-2). Desta feita, o oponente é o Boavista, formação que terminou a edição 2022/23 na 9.ª posição.
O histórico de confrontos entre Benfica e Boavista é vasto, preparando-se as equipas para se enfrentarem pela 132.ª vez. As águias contabilizam 77 vitórias (59%) e 34 empates (26%) em todas as provas, um pecúlio semelhante ao que se verifica no Campeonato Nacional. Em 120 jogos, o Benfica venceu 70 (58%) e empatou 33 desafios (28%). Na condição de visitante, 26 triunfos (43%) e 21 empates (35%) nos 60 encontros disputados pelos encarnados. Na época 2022/23, o Benfica venceu no Estádio do Bessa por 0-3, golos de Morato e João Mário (2).
Benfica e Boavista apresentam-se no Estádio do Bessa com um encontro disputado na presente temporada. Os comandados de Roger Schmidt, focados na conquista do 39.º Campeonato Nacional, venceram a 9.ª Supertaça Cândido de Oliveira do seu palmarés, enquanto os axadrezados foram eliminados da Taça da Liga pela UD Leiria no desempate pela marcação de grandes penalidades (4-5), isto após um empate sem golos no tempo regulamentar.
Antes, no decurso da pré-temporada, o Boavista venceu o Leixões (3-1), Al-Hazem (4-3), Sub-19 do Boavista (3-0) e Penafiel (3-1), empatou com o Estoril (0-0) e foi derrotado frente ao Braga (0-2), Arouca (0-3) e Paços de Ferreira (2-3).
Olhando precisamente para o único encontro oficial disputado pelo Boavista na temporada 2023/24, frente à UD Leiria, o treinador Petit, no comando técnico dos axadrezados desde novembro de 2021, apresentou o seguinte onze, alinhado em 4x3x3: João Gonçalves, Pedro Malheiro, Chidozie Awaziem, Abascal, Filipe Ferreira, Sebastián Pérez, Makouta, Reisinho, Salvador Agra, Bruno Lourenço e Bozenik.
Quanto às movimentações de mercado, os boavisteiros asseguraram a continuidade de Onyemaechi, Masaki Watai e Bozenik, atletas que estavam cedidos por empréstimo até ao final da época 2022/23, incorporando jogadores que estiveram emprestados a outros emblemas, casos de Tiago Morais, Jeriel De Santis ou Chidozie Awaziem. Um reflexo do impedimento imposto pela FIFA para a inscrição de novos atletas.
Face a 2022/23, verificaram-se as saídas de Ricardo Mangas (Vitória SC), Yusupha Njé (Al-Markhiya), Gorré (Umm Salal), Peñaranda (FK Sarajevo), Reggie Cannon (rescisão de contrato) e Bracalli (final de carreira).
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica e redes sociais do Boavista
Última atualização: 22 de março de 2024