Futebol feminino

31 agosto 2023, 17h09

Sílvia Rebelo e Filipa Patão

Sílvia Rebelo e Filipa Patão

Em conferência de Imprensa, Filipa Patão, treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica, e Sílvia Rebelo, capitã do coletivo, perspetivaram o primeiro encontro oficial da época 2023/24, referente às meias-finais da Supertaça Feminina, frente ao SC Braga. O duelo realiza-se neste sábado, 2 de setembro, às 15h00, no Campo n.º 1 do Benfica Campus.

"O SC Braga vai ser uma surpresa para nós, porque a realidade é que, neste momento, tem um novo treinador, tem um plantel que teve muitas mexidas. Sabemos como é que, maioritariamente, este treinador tem montado as equipas nos sítios onde esteve, mas não sabemos ao certo, até porque os jogos-treino femininos não são televisionados, portanto, a informação acaba por ser um pouco vaga", reconheceu a treinadora encarnada, no Benfica Campus.

Assim, a técnica admitiu que o foco das águias incidiu sobre o seu próprio modelo de jogo: "Preparámos este jogo muito a pensar em nós. No nosso processo, naquilo que temos de fazer em cada momento do jogo e como fazê-lo da melhor forma, todas juntas."

Deste modo, Filipa Patão apresentará uma equipa fiel à sua identidade, "acutilante ofensivamente", que "gosta de ter a bola, ser pressionante, assumir os jogos" e com uma atitude "sempre lutadora, agressiva e intensa". "A nossa identidade é, acima de tudo, sermos estratégicas para alcançar a vitória em cada encontro", completou.

Filipa Patão

Ouça Filipa Patão

A timoneira do Benfica expôs também que a pré-época foi "muito bem conseguida", pese embora a ausência das jogadoras que representaram as suas seleções ao longo do Campeonato do Mundo.

"As novas jogadoras entrosaram-se muito rapidamente naquilo que são os processos da equipa. As jovens atletas que tivemos da formação a fazer as primeiras semanas de pré-época também nos dão indicações ótimas quanto ao futuro que temos aqui no Clube. E, com a chegada das internacionais, o grupo foi ficando completo e demonstrou-nos que continuamos fortes", revelou a treinadora.

Relativamente às entradas e saídas do plantel benfiquista, Filipa Patão mostrou-se tranquila com o novo grupo ao seu dispor: "Não ficámos surpresos com as saídas. Um clube como o Benfica tem bem preparado aquilo que vai acontecer e as ideias de como combater essas ausências, de como se reforçar nas posições certas e da maneira certa, para continuarmos competitivos, com um projeto ganhador e, acima de tudo, evolutivo."

Sílvia Rebelo e Filipa Patão

Por sua vez, Sílvia Rebelo vincou que "o SC Braga é sempre uma equipa forte" e reforçou que as atletas encarnadas estão concentradas no seu processo: "Estamos à espera de uma equipa que também vai querer ganhar esta taça, tal como nós. Sabemos que é uma equipa muito ofensiva e também estamos a contar com isso. Mas estamos, principalmente, focadas em nós, porque, se fizermos o nosso trabalho, o SC Braga vai, certamente, ter muitas dificuldades em conseguir levar a vitória."

"Apesar de ser uma meia-final, acaba por ser uma final, porque vai ter de haver um vencedor. Se nós queremos estar na final, sabemos que temos de entrar a todo o gás neste jogo, por isso o importante para nós é chegar a sábado, dar mais uma alegria aos nossos adeptos e conseguir estar na final para voltar a ganhar este troféu", almejou a defesa.

Porta-voz do coletivo, a capitã anunciou que "o grupo está bem, contente e feliz por estar quase a competir", uma vez que "é disso que as jogadoras gostam". "Temos estado a treinar bem e, certamente, vamo-nos apresentar da melhor maneira no sábado", assegurou.

Sílvia Rebelo

Ouça Sílvia Rebelo

Internacional portuguesa presente no Mundial, Sílvia Rebelo descartou qualquer dificuldade em transitar novamente para o Clube: "Estamos no Benfica, queremos ganhar mais troféus e queremos dar mais alegrias aos nossos adeptos, por isso mudar o chip é sempre fácil."

A atleta negou também que o grupo sinta maior pressão por ser o vencedor da última edição da Supertaça, dado que "jogar no Benfica já é uma pressão" e "quem quer andar neste patamar, a vestir a camisola do Benfica, tem de estar habituada a esta pressão".

A experiente futebolista considera ainda que os reforços das águias "vieram acrescentar bastante, tanto a nível desportivo como pessoal", e realçou que as novas caras "estão bem entrosadas no grupo, e isso é importante", visto que "o Benfica sempre valeu pelo seu todo".

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 31 de agosto de 2023

Patrocinadores Futebol Feminino